Tempo de leitura: 4 minutos

Após a rodada decisiva de sábado, com o título do Saracens na Premiership inglesa e as classificações de Stade Français (na sexta) e Toulouse às semifinais do Top 14 francês, as atenções do rugby europeu no domingo se voltaram para a definição do último classificado à próxima temporada da Champions Cup, a Copa Europeia de Rugby. Jogando na Inglaterra, os franceses do Bordeaux frustraram o Gloucester e arrancaram uma vitória nos instantes finais, 23 x 22, para carimbarem seu passaporte à mais importante competição do Velho Continente.

 

E foi uma virada histórica para o Bordeaux, que garantiu pela primeira vez na história sua classificação à Copa Europeia, depois da frustração da semana passada, quando deixou escapar a classificação ao mata-mata do Top 14 e vaga direta à Champions Cup com um penal chutado para fora por Beauxis no fim de seu duelo com o Toulouse. Atuando na cidade vizinha de Worcester, o Gloucester começou a partida dominante, abrindo 16 x 0 em 24 minutos de jogo, graças a 3 penais de Laidlaw e ao try do ponta Henry Purdy. Apenas aos 28′ o Bordeaux tirou o zero do placar com penal chutado pelo abertura Pierre Bernard, que assumiu a missão dos chutes no lugar de Beauxis. A resposta inglesa foi rápida e o 19 x 3 veio com novo penal do escocês Laidlaw, aos 32′. Bernard deu o troco 3 minutos depois na mesma moeda, com Bernard, e a partida já estava equilibrada, com os franceses buscando a reação. Antes do intervalo, Talebula explodiu pela ponta e cravou o primeiro try francês no jogo, levando a peleja ao intervalo em Gloucester 19 x 13 Bordeaux.

- Continua depois da publicidade -

 

Entrando no páreo, o Union cresceu na partida, com as duas equipes sendo reduzidas a 14 homens aos 45′, pelos amarelos de Afoa, do Gloucester, e Poirot, do Bordeaux. Aos 56′, veio a virada, novamente com try do fijiano Talebula, depois de grande troca de passes dos girondinos. 20 x 19, franceses em vantagem. O golpe fez o Gloucester acordar e partir para cima e, aos 63′, Laidlaw tomou uma decisão infeliz, tendo um penal que poderia chutar aos postes, mas optou por sair jogando e a bola foi logo perdida. O escocês aprendeu a lição e, aos 70′, não titubeou ao arrematar com precisão nova chance de penal para os Cherry and Whites, que voltaram a frente no placar, 22 x 20. O Union voltou a cometer erros capitais nos minutos finais e o desfecho do confronto parecia ser favorável ao time do West Country, que controlou a bola no campo ofensivo nos instantes finais, mas a segundos do final a posse foi recuperada pelos franceses. E o fim do embate foi épico. O Bordeaux manteve a bola viva e, aos 81′, com o tempo regulamentar esgotado, Bernard foi gelado e desferiu um drop goal em posição difícil, mas com precisão para dar uma incrível vitória ao Bordeaux. 23 x 22!

 

Aix-en-Provence e Lille promovidos ao rugby profissional francês

O domingo também foi também de decisão na terceira divisão francesa, a Fédérale 1, com os jogos de volta das partidas que valiam a promoção de duas equipes à Pro D2, a segunda divisão profissional da França. E foram dois grandes jogos, que resultaram na promoção do Lille e do Aix-en-Provence no detalhe, despachante de forma épica Nevers e Chambéry, respectivamente. Com isso, Lille, a quarta maior cidade da França e principal região metropolitana a norte de Paris, passa a contar com um clube no rugby profissional, enquanto Aix-en-Provence, localizada na região metropolitana de Marselha, a terceira maior do país. Dessa forma, a Pro D2 gerará ainda mais interesse na próxima temporada, pois também conta com o Lyon, equipe da segunda maior região metropolitana da França.

 

champions cup

Rugby Champions Cup 2015-16 – Fase Qualificatória – Copa Europeia de Rugby

Gloucester 22 x 23 Bordeaux, em Worcester

Bordeaux classificado à Champions Cup 2015-16

 

Classificados à Champions Cup

França: Toulon, Clermont, Toulouse, Stade Français, Racing Métro, Oyonnax e Bordeaux

Inglaterra: Northampton Saints, Bath, Leicester Tigers, Saracens, Exeter Chiefs e Wasps;

Irlanda: Munster, Ulster e Leinster;

Gales: Ospreys e Scarlets;

Escócia: Glasgow Warriors ;

Itália: Benetton Treviso.

 

Classificados à Challenge Cup

França: Montpellier, La Rochelle, Castres, Grenoble, Brive, Pau e Agen;

Inglaterra: Gloucester, Sale Sharks, Harlequins, London Irish, Newcastle Falcons e Worcester Warriors;

Gales: Dragons e Cardiff Blues;

Itália: Zebre e Calvisano;

Escócia: Edinburgh;

Irlanda: Connacht;

Rússia: Yenisey Krasnoyarsk.

 

frança logo copy copy

Fédérale 1 – 3ª divisão do Campeonato Francês

Aix-en-Provence 27 x 12 Chambéry, em Aix-en-Provence (agregado, Aix-en-Provence 37 x 36 Chambéry)

Nevers 24 x 13 Lille, em Nevers (agregado, Lille 36 x 34 Nevers)

 

Promovidos à Pro D2 (2ª Divisão): Aix-en-Provence e Lille

1 COMENTÁRIO