Calvisano e Yenisey se garantem na Challenge Cup

Enquanto Toulon e Gloucester comemoravam os títulos das máximas competições europeias, italianos e russos festejavam em um escalão menor.  Nesse sábado, foram jogadas as partidas de volta das finais do Torneio Qualificatório para a temporada 2015-16 da Challenge Cup, a segunda copa europeia. Calvisano, da Itália, e Yenisey, da Rússia, venceram e garantiram suas vagas no torneio da próxima temporada.

 

Na Itália, o Calvisano adquiriu o direito de participar da Challenge Cup ao vencer por 35 x 7 no estádio San Michele o Rovigo, em confronto de italianos, após a partida de ida, no estadio “Battaglini”, em Rovigo, ter terminado empatada em 17 x 17. O primeiro tempo foi feio, com as duas equipes muito alteradas (sem vários jogadores titulares), terminando em 6×0 para o time da casa, com dois penais do Seymour.

Os Bresciani decolaram imediatamente após o reinício do jogo, com um try de Buscema. Mas, aos 50’, o Rovigo descontou com try de Pavanello e onversão de Farolini, 11×7. Com muitas lesões, a partida ficou sem pilares o suficiente, deixando os scrums sem disputa. Assim, o restante da partida foi todo do Calvisano, que, com tries de Violi, Susio e Di Giulio, fechou o placar em 35 x 7 e garantiu sua classificação.

 

Já na Rússia, o time siberiano do Yenisey, de Krasnoyarsk, se tornou o primeiro clube russo a se classificar a uma competição profissional europeia, superando o campeão romeno Baia Mare. O primeiro jogo, na Romênia, já havia terminado com vitória russa e, na volta, o Yenisey não teve problemas para fazer 33 x 12 e garantir sua vaga inédita.  O jogo acabou sendo em Sochi, no porção europeia da Rússia, a 5mil km de Krasnoyarsk, por determinação da organização. Resta saber se na Challenge Cup o Yenisey voltará a ser privado de jogar em seu estádio.

 

Calvisano x Rovigo, escrito por Giorgio Vuerich

 

Bristol e Worcester largam na frente nas semifinais da segunda divisão inglesa

Na Inglaterra, teve início a fase semifinal do GKIPA Championship, a segunda divisão profissional do país, valendo a promoção à Premiership. Os confrontos semifinais são disputados em jogos de ida e volta e, nas partidas de ida, os favoritos Bristol e Worcester já levaram a melhor. O Bristol venceu em casa o Rotherham e abriu 12 pontos para segurar na casa do oponente, enquanto o Worcester venceu fora de casa o London Scottish por 27 x 22, levando 5 pontos de frente para decidir em casa.

 

Enquanto isso, pela terceira divisão inglesa, a National League 1, o Ealing Trailfinders, de Londres, se sagrou campeão e garantiu seu retorno às divisões profissionais, ganhando o direito de jogar o Championship na próxima temporada.

 

Albi frustra Perpignan e coloca catalães no limbo da segundona francesa

A segunda divisão profissional da França chegou à sua penúltima rodada com a briga esquentando pelas quatro vagas no mata-mata final, isto é, pelas posições de segundo a quinto lugares (valendo a segunda vaga de promoção ao Top 14, já que o campeão tem a promoção assegura sem precisar do mata-mata).

 

A única equipe que já garantiu vaga no mata-mata foi o Mont-de-Marsan, que assumiu o segundo lugar com grande vitória sobre o Aurillac, 27 x 3, em confronto direto, abrindo 6 pontos sobre o sexto colocado Albi. Mas, foi justamente o Albi o outro grande vencedor da jornada. O time aurinegro foi à Catalunha e derrotou o gigante e favorito Perpignan, 22 x 21, impedindo que o campeão francês de 2009 assegurasse sua vaga. O Perpignan está em quarto lugar e tem agora apenas dois pontos acima do Albi, sendo que na última rodada o Perpignan visita o terceiro colocado Agen, em jogo dificílimo, ao passo que o Albi pega em casa o campeão (mas desinteressado) Pau.

 

O Agen foi outro que deixou a vaga antecipada escapar, perdendo para o Colomiers, que não briga por mais nada. Já o quinto colocado Biarritz venceu o Montauban, mas soma o mesmo número de pontos que o Albi. Contudo, na última rodada, a vida do gigante basco é tranquila, visitando o rebaixado Dax. O Aurillac, quatro pontos abaixo do Biarritz, ainda sonha com um milagre e recebe o Bourgoin.

 

Por fim, Dax e Massy conheceram matematicamente nesta jornada seus rebaixamentos à terceira divisão. O Massy precisava de uma combinação improvável de resultados para se manter no páreo, venceu o Tarbes, mas não evitou o destino. Já o Dax teve o confronto direto com o Narbonne, do ex-Wallaby Rocky Elsom, e foi atropelado, 47 x 20.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Torneio Qualificatório – Finais – jogos de volta

Calvisano (Itália) 35 x 7 Rovigo (Itália), em Calvisano

Yenisey (Rússia) 33 x 12 Baia Mare (Romênia), em Sochi

Classificados: Calvisano e Yenisey

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Semifinais – jogos de ida

Bristol 32 x 20 Rotherham Titans, em Bristol

London Scottish 22 x 27 Worcester Warriors, em Londres

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Biarritz 26 x 17 Montauban, em Biarritz

Bourgoin 49 x 7 Béziers, em Bourgin-Jallieu

Massy 23 x 18 Tarbes, em Massy

Mont-de-Marsan 27 x 3 Aurillac, em Mont-de-Marsan

Colomiers 26 x 21 Agen, em Colomiers

Narbonne 47 x 20 Dax, em Narbonne

Perpignan 21 x 22 Albi, em Perpignan

Pau 23 x 24 Carcassonne, em Pau

 

Clube Jogos Pontos
Pau 30 94
Mont-de-Marsan 30 83
Perpignan 30 82
Agen 30 81
Albi 30 80
Aurillac 30 77
Biarritz 30 77
Colomiers 30 69
Carcassonne 30 66
Montauban 30 64
Béziers 30 63
Tarbes 30 62
Bourgoin 30 52
Narbonne 30 50
Dax 30 47
Massy 30 41

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento

Comentários