Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – No ano passado, Oxford havia conquistado pela primeira vez na história seis títulos consecutivos do Varsity Match, maior marca já obtida por qualquer uma das equipes no duelo, derrotando uma equipe de Cambridge que colocara em campo o galês Jamie Roberts. Mas o domínio dos Oxford Blues chegou ao fim em 2016. Em um jogo de arrepiar, Cambridge voltou a levantar a taça com uma vitória por 23 x 18, decida com muita emoção no fim.

 

Com a partida em 13 x 13 com 15 minutos para o fim, Cambridge se pôs na frente com penal, que foi seguido por um penal desperdiçado por Oxford. O golpe de Cambridge veio em linda jogada pela ponta, após chute cruzado, com Triniman fizalizando com uma aula de controle de bola.

- Continua depois da publicidade -

 

Oxford respondeu rápido com try na ponta, a 4 minutos do fim, mas sem a conversão a diferença ficou em 5 pontos e Cambridge segurou a vantagem para festejar seu primeiro título desde 2009, mantendo sua superioridade histórica, com 62 títulos, contra 59 de Oxford.

 

Oxford deu a volta por cima no feminino

Antes da partida masculina, Twickenham recebeu o Varsity Match feminino, que apenas pela segunda vez em sua história foi disputado no grande palco do rugby inglês. No ano passado, o título havia ficado com Cambridge com uma vitória de 52 x 00, porém Oxford se reergueu e em um jogo completamente diferente hoje venceu pela contagem mínima: 03 x 00, graças a um penal no primeiro tempo de Catherine Wilcock.

 

varsity 2016

The Varsity Match

Oxford 18 x 23 Cambridge

Histórico: 62 vitórias de Cambridge, 59 vitórias de Oxford e 14 empates.

Women’s Varsity Match

Oxford 03 x 00 Cambridge

Histórico: 19 vitórias de Oxford e 11 vitórias de Cambridge.

História do Varsity Match

O Varsity Match é jogado anualmente quase ininterruptamente desde 1872, tendo sido interrompido somente com as duas Grandes Guerras Mundiais. A primeira partida entre as duas universidades se deu apenas um ano depois da primeira partida internacional de rugby da história, entre Inglaterra e Escócia. A história do Varsity Match acompanha a própria história do rugby. Ao longo das suas 132 partidas já disputadas, entraram em campo por Oxford ou Cambridge nessa partida dezenas de grandes lendas do rugby mundial, sobretudo na era amadora (até 1995), quando as duas universidades eram capazes de colocar em campo algumas das mais fortes equipes do mundo.

 

São no total 20 times de rugby em Cambridge e 29 em Oxford, representando seus respectivos colleges, dos quais os atletas são selecionados. Oxford atua com suas tradicionais camisas na cor azul marinho, ao passo que Cambridge veste suas camisas listradas na cor azul claro e branco, e ambos são apelidados de Blues (azuis, em inglês). Por isso, os Varsity Matches também são chamados de “Clash of the Blues”, o “Choque dos Azuis”.

 

O Brasil já foi representado no Varsity Match principal. Em 1961, atuou por Cambridge Collin Allan, nascido em Barretos, considerado à época um dos grandes jogadores do time azul celeste. Já em 2007, foi a vez de Juliano Fiori – da seleção brasileira de sevens – vestir a camisa de Cambridge. Seu primo, Robert Malengreau, do Niterói e fundador do projeto social UmRio, também jogou o Varsity Match, mas o jogo entre os times B, pelo lado de Oxford.

 

Tradicionalmente, a partida ocorre sempre na segunda quinta-feira de dezembro.

 

Foto: Varsity Match Facebook

1 COMENTÁRIO