Canterbury x Auckland e Lions x WP: eis as finais no Hemisfério Sul

ARTIGO COM VÍDEOS – O fim de semana foi decisivo no Hemisfério Sul, com a Currie Cup sul-africana e a ITM Cup neozelandesa definindo seus finalistas, enquanto o NRC australiano conheceu seus semifinalistas, estando uma rodada “atrás” de Currie Cup e ITM Cup.

 

Western Province e Golden Lions farão a decisão na África do Sul

A Currie Cup será decidida entre as duas maiores cidades da África do Sul. A Cidade do Cabo festejou a passagem à final do Western Province, campeão do ano passado, que chegou à grande final ao vencer fora de casa seu maior rival, o Blue Bulls, de Pretória, no superclássico do país. Após um 9 x 9 na primeira etapa, o WP emergiu vitorioso na volta do intervalo fazendo os dois únicos tries da partida, com o ponta Cheslin Kolbe e o scrum-half Jano Vermaak. O WP cometeu muitos penais, que permitiram aos Bulls seguir no páreo até o fim, pelos pés de Tian Schoeman. No fim, vitória do time do Cabo, 23 x 18.

 

Já em Joanesburgo o Golden Lions seguiu com sua invencibilidade. O time que não perdeu nenhum atleta para a Copa do Mundo garantiu sua 11ª vitória seguida, superando o Free State Cheetahs no Ellis Park. O jogo, no entanto, foi mais difícil que o esperado e se converteu em um thriller de muitos tries. François Venter, Boom Prinsloo, Gerhard Olivier, Niel Marais e Sias Ebersohn fizerma os cinco tries dos Cheetahs, ao passo que os Lions cruzaram o in-goal somente quatro vezes, com um penal try, dois tries de Jaco Kriel e um de Lourens Erasmus, mas os pés de Marnitz Boshoff garantiram a diferença. 43 x 33, Lions na decisão, e em casa.

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup 2015 – Campeonato Sul-Africano

Semifinais

Blue Bulls 18 x 23 Western Province

Golden Lions 43 x 33 Free State Cheetahs

 

Final – dia 24/10

Golden Lions x Western Province

 

O grande clássico neozelandês decidirá a ITM Cup

Na Nova Zelândia, a jornada foi de semifinais, tanto da Premiership como do Championship, as duas divisões da ITM Cup. Na elite, Auckland e Canterbury, os dois maiores campeões do país, garantiram suas vagas na finalíssima. Canterbury despachou o atual campeão Taranaki com contundentes 46 x 20, com dois tries do centro Rob Thompson. Tom Taylor foi preciso nos chutes e guardou outros 18 pontos em penais para a equipe de Christchurch.

 

Já Auckland passou por Tasman por outro placar elástico: 44 x 24. O jovem Akira Ioane, Ben Lam, Bryce Heem, Maleni Nanai e George Moala guardaram os cinco tries dos Seagulls.

 

No Championship, Wellington e Otago fizeram um clássico nacional em plena segundona e quem falou mais alto mantendo suas esperanças de voltar ao lugar que merece foi Wellington. 31 x 14, com tries de Frae Wilson, Marvin Karawana, Ardie Savea e Jiohn Bentley. Os Lions enfrentarão na final do Championship Hawke’s Bay, valendo a promoção à Premiership. Os Magpies bateram os Steamers de Bay of Plenty, 33 x 26, em jogo emocionante, com os Steamers reagindo no fim.

 

ITM Cup

ITM Cup 2015 – Campeonato Neozelandês

Premiership

Semifinais

Auckland 44 x 24 Tasman

Canterbury 46 x 20 Taranaki

 

Final – dai 24/10

Canterbury x Auckland

 

Championship

Semifinais

Hawke’s Bay 33 x 26 Bay of Plenty

Wellington 34 x 14 Otago

 

Final – dia 23/10

Hawke’s Bay x Wellington

 



 

NRC conhece suas semifinais

Nesse fim de semana também se encerrou a primeira fase do NRC, o Campeonato Australiano, com a definição dos confrontos das semifinais. Quem encerrou no topo a temporada foi o Brisbane City, que atropelou o Greater Sydney Rams por 71 x 24. Brisbane enfrentará o Sydney Stars, que foi derrotado pelo Melbourne Rising na rodada final. Melbourne também se garantiu nas finais e pegará o Canberra Vikings, que não tomou conhecimento do Queensland Country, 42 x 8, fora de casa.

 

nrc logo

NRC – National Rugby Championship 2015 – Campeonato Australiano

Queensland Country 8 x 42 University of Canberra Vikings

NSW Country Eagles 54 x 24 North Harbour Rays

Brisbane City 71 x 24 Greater Sydney Rams

Melbourne Rising 18 x 10 Sydney Stars

 

Equipe Cidade ou Região Jogos Pontos
Brisbane City Brisbane 8 38
University of Canberra Vikings Canberra 8 35
Melbourne Rising Melbourne 8 20
Sydney Stars Sydney 8 20
NSW Country Eagles Interior de Nova Gales do Sul 8 19
Perth Spirit Perth 8 16
North Harbour Rays Sydney 8 11
Queensland Country Interior de Queensland 8 09
Greater Sydney Rams Sydney 8 07

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º ao 4º lugares = classificação às Semifinais

 

Semifinais

Brisbane City x Sydney Stars

University of Canberra Vikings x Melbourne Rising

 

Comentários