Tempo de leitura: 22 minutos

Nalaga rdax 80

A Champions Cup voltou! E quente, com as disputas da penúltima e decisiva rodada da fase de grupos. Os clubes franceses têm vantagem por liderarem três dos cinco grupos, mas muitas mudanças ainda podem ocorrer nos dois próximos finais de semana. Na Champions Cup, apenas os campeões de cada grupo e os três melhores segundo colocados avançam às quartas-de-final.

 

- Continua depois da publicidade -

Toulon e Toulouse a um passo do paraíso

O Toulouse pode ser o primeiro time a garantir classificação. Apesar da péssima campanha no Top 14 francês, os rubronegros somam 6 pontos a mais que Glasgow Warriors e Bath e precisam de uma simples vitória em casa sobre o Bath. Contudo, a boa forma do time inglês deixa o jogo completamente em aberto. Enquanto isso, o Glasgow Warriors recebe o lanterna Montpellier, que já não sonha mais no torneio. Mesmo que os escoceses garantam uma vitória bonificada, a desvantagem no confronto direto com o Toulouse – o primeiro critério de desempate – faz com que os franceses já se classifiquem com qualquer triunfo. De qualquer maneira, os Warriors seguem pesando ao menos na classificação como um dos melhores vices. Na última rodada, os Warriors visitam o Bath, em jogo decisivo.

O Grupo 3 também poderá ser resolvido nesta rodada. O Toulon lidera a chave com 5 pontos a mais que o Scarlets e Leicester. O Toulon recebe o lanterna Ulster e se vencer com ponto-bônus precisará apenas que o vencedor so duelo entre Scarlets e Leicester não some ponto-bônus. O duelo entre galeses e ingleses é crucial também para a definição do segundo colocado, que poderá ainda lutar por uma vaga na última rodada.

Os amarelos do Clermont lideram o Grupo 1, o chamado “grupo da morte”, e podem dar um passo decisivo rumo à classificação caso vençam fora de casa o lanterna Sale Sharks. Enquanto isso, Saracens e Munster fazem um jogão em Londres, no qual um dos dois gigantes poderá dar adeus às suas aspirações de título europeu.

 

Ingleses na ponta nos Grupos 2 e 5

No Grupo 2, a disputa pela ponta está emocionante entre Harlequins e Leinster. Os londrinos têm a vantagem no confronto direto e fazem o clássico inglês com o terceiro colocado Wasps, que ainda sonha com o vice. Enquanto isso, o segundo colocado Leinster recebe o Castres, lanterna. Vitórias bonificadas serão essenciais para Quins e Leinster, que jogam fora na última rodada – o Quins vai à França pegar o Castres e o Leinster visita o Wasps. Todo ponto é essencial.

Por fim, no Grupo 5, o Northampton Saints soma 1 ponto a mais que o Racing Métro e nada está definido. O Racing tem tudo para somar uma vitória bonificada ao receber o fraco Treviso, ao passo que o Saints tem um grande desafio visitante o Ospreys, que ainda sonha ao menos com o segundo lugar. Na rodada final, o Saints recebe o Racing, em batalha épica pela primeira colocação, tornando ainda mais importantes quaisquer pontos somados nesse fim de semana.

 

Challenge Cup pode ter primeiros classificados

Seguindo a mesma fórmula da Champions Cup, com os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançando às quartas-de-final, a Challenge Cup já tem alguns grupos próximos da definição dos primeiros classificados. No Grupo 4, Edinburgh soma 5 pontos a mais que o segundo colocado Bordeaux. O time escocês vai à França pegar o Lyon, que ainda nutre chances de classificação, com apenas 1 ponto abaixo do Bordeaux. Já o Bordeaux recebe o lanterna London Welsh. Edinburgh garante a classificação antecipada caso vença com bônus o Lyon e o Bordeaux não garanta uma vitória bonificada sobre o London Welsh. O mais provável é que essa combinação não ocorra e que a decisão fique para o confronto direto na última rodada.

No Grupo 5, a situação está mais resolvida, com o Gloucester precisando de uma simples vitória em casa sobre o vice-líder Oyonnax. No Grupo 2, o Exeter Chiefs tem 2 pontos a mais que o Connacht. Os dois times se enfentam na casa do Connacht e uma vitória simples dos Chiefs, negando aos irlandeses o bônus defensivo, assegura a classificação antecipada aos ingleses.

No Grupo 3, apenas 1 ponto separa o líde Falcons do vice-líder Dragons. Os dois times se enfrentam na Inglaterra e uma improvável vitória bonificada dos Dragons, negando aos Falcons o bônus defensivo, dá a classificação aos galeses. Caso Newcastle vença, a última rodada será emocionante, já que o Stade Français ainda poderá estar no páreo pelo primeiro lugar caso vença na penúltima rodada em casa o Bucareste. Porém, Newcastle tem a vantagem de pegar os romenos na rodada final.

O Grupo 1 é o mais equilibrado, com London Irish e Cardiff Blues empatados em primeiro lugar. Os Blues tem vida fácil na sexta, quando recebem o fraco Rovigo. Para não perder a ponta a uma rodada do fim, o London Irish precisa vencer bem em casa o Grenoble. Na última rodada, o London Irish volta a ter vantagem, por receber o Rovigo, enquanto Cardiff visita o Grenoble.

 

Italianos, espanhois, portugueses e russos já pensam em 2015-16

Nesse sábado também terá início o novo Torneio Quaificatório Europeu, torneio que vale duas vagas na Challenge Cup de 2015-16. Três clubes italianos, um clube espanhol, um clube português e um clube russo disputam a primeira fase do torneio, sendo divididos em dois grupos com três equipes cada. O Grupo A terá largada com o clássico italiano entre Calvisano e Viadana, com os espanhóis do El Salvador folgando na abertura. Pelo Grupo B, o CDUL, de Portugal, viaja à Itália para pegar o Mogliano, enquanto os russos do Enissei estão ainda de férias.

 

champions cup

Rugby Champions Cup 2014-15 – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília, sujeitos a alterações

Sexta-feira, dia 16 de janeiro

17h45 – Leicester Tigers (Inglaterra) x Scarlets (Gales), em Leicester – Grupo 3

 

Sábado, dia 17 de janeiro

11h00 – Saracens (Inglaterra) x Munster (Irlanda), em Londres – Grupo 1 – ESPN

13h15 – Toulon (França) x Ulster (Irlanda), em Toulon – Grupo 3 – ESPN

15h30 – Sale Sharks (Inglaterra) x Clermont (França), em Salford – Grupo 1

15h30 – Leinster (Irlanda) x Castres (França), em Dublin – Grupo 2

17h45 – Harlequins (Inglaterra) x Wasps (Inglaterra), em Londres – Grupo 2

 

Domingo, dia 18 de janeiro

11h00 – Glasgow Warriors (Escócia) x Montpellier (França), em Glasgow – Grupo 4

13h15 – Toulouse (França) x Bath (Inglaterra), em Toulouse – Grupo 4

15h30 – Ospreys (Gales) x Northampton Saints (Inglaterra), em Swansea – Grupo 5

15h30 – Racing Métro (França) x Benetton Treviso (Itália), em Paris – Grupo 5

 ChampionsCup table 2014 15 rond4

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

*Horários de Brasília, sujeitos a alterações

Sexta-feira, dia 16 de janeiro

17h30 – Cardiff Blues (Gales) x Rovigo (itália), em Cardiff – Grupo 1

17h55 – Bordeaux (França) x London Welsh (Inglaterra), em Bègles – Grupo 4

 

Sábado, dia 17 de janeiro

12h00 – Stade Français (França) x Bucaresti Lupii (Romênia), em Paris – Grupo 3

13h00 – London Irish (Inglaterra) x Grenoble (França), em Reading – Grupo 1

13h00 – Gloucester (Inglaterra) x Oyonnax (França), em Gloucester – Grupo 5

13h15 – Newcastle Falcons (Inglaterra) x Dragons (Gales), em Newcastle – Grupo 3

13h00 – Zebre (Itália) x Brive (França), em Parma – Grupo 5

14h30 – Bayonne (França) x La Rochelle (França), em Bayonne – Grupo 2

17h45 – Lyon (França) x Edinburgh (Escócia), em Lyon – Grupo 4 

 

Domingo, dia 18 de janeiro

13h15 – Connacht (Irlanda) x Exeter Chiefs (Inglaterra), em Galway – Grupo 2

 

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu – Torneio Qualificatório para a Challenge Cup 2015-16

*Horários de Brasília, sujeitos a alterações

Sábado, dia 17 de janeiro

11h30 – Calvisano (Itália) x Viadana (Itália), em Calvisano – Grupo A

11h30 – Mogliano (Itália) x CDUL (Portugal), em Mogliano – Grupo B