Tempo de leitura: 1 minuto

A Celtic Rugby, entidade responsável pelo PRO12 (a liga que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália), confirmou que as negociações de adesão dos dois times sul-africanos excluídos do Super Rugby, Cheetahs e Kings, estão avançadas. A BBC, por sua vez, já deu como confirmada a entrada das duas equipes, revelando que todos os pontos do contrato de adesão foram acertados, restando somente a definição do formato de disputa da liga que, com 14 participantes, deverá ser dividida em duas conferências com 7 times cada.

A preocupação do lado sul-africano agora é o tempo de descanso dos atletas, já que o PRO14 deverá começar no primeiro fim de semana de setembro. Como tanto Kings como Cheetahs acabaram de ser eliminados do Super Rugby, haveria 1 mês e meio de intervalo entre uma competição e outra. Os elencos que  Cheetahs e Kings usarão na Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, deverá ser o dos times de desenvolvimento das duas equipes.

É estimado que a entrada dos sul-africanos aporte algo como 6 milhões de libras (25 milhões de reias) extras nos contratos de TV.

- Continua depois da publicidade -