Tempo de leitura: 2 minutos

O rugby chileno deu um passo adiante em sua estruturação nacional. A fim de promover maior integração entre as uniões regionais do país e dar espaço a atletas de fora de Santiago, a FERUCHI (federação chilena) anunciou a criação do Campeonato Nacional de Associações, com quatro seleções regionais se enfrentando: Norte (Arica, Iquique e Antofagasta), Centro Costa (Valparaíso e La Serena), Centro Cordillera (Santiago) e Sur (Maule, Araucanía, Concepción, Sur e Magallanes).

 

As seleções não são novas, pois o Chile já possuía tais equipes, mas o campeonato de regiões não vinha sendo disputado. No Nacional de Associações, as quatro equipes se enfrentarão em apenas um turno, totalizando 3 partidas para cada time.

- Continua depois da publicidade -

 

13 de Agosto – Norte x Centro Cordillera, em Antofagasta / Sur x Centro Costa, em Concepción
31 de Outubro – Norte x Centro Costa, em Antofagasta / Sur x Centro Cordillera, em Concepción
05 de Novembro – Centro Cordillera x Centro Costa, em Santiago / Norte x Sur, em Santiago (neutro)

 

Uruguai deverá receber o novo Americas Pacific Challenge

A União de Rugby do Uruguai (URU) está em fase avançada de negociações com o World Rugby para receber o inaugural Americas Pacific Challenge, uma nova competição de desenvolvimento, a ser disputada entre os dias 7 e 16 de outubro de 2016. O torneio seria jogado no Estádio Charrua, em Montevidéu, e envolveria seis seleções, provavelmente seleções de desenvolvimento de Uruguai, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Fiji e Samoa.

 

Por essa razão, a URU antecipou a final do Campeonato Uruguaio para o dia 1º de outubro.

 

Paysandu ganha academia de alto rendimento

A cidade de Paysandu, caso do forte Trébol, conta agora com a segunda academia de alto rendimento da URU uruguaia. O objetivo da nova academia é permitir que atletas de fora de Montevidéu tenham a oportunidade de também treinar em alto rendimento, buscando elevar o nível do rugby fora da capital. Para atletas de fora de Paysandu, a academia estará aberta aos finais de semana.

 

Nesta semana, a seleção M18 do Interior do Uruguai encarou a seleção M18 da província argentina de Entre Ríos em Paysandu e os uruguaios venceram por 15 x 12.

 

Canadá já começou seu campeonato de seleções regionais

Quem também conta um campeonato de seleções regionais é o Canadá, que já vive as emoções do Canadian Championship, cujo pontapé inicial foi dado no dia 2 de julho, envolvendo quatro times representando todo o país: Atlantic Rock (Quebec, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Nova Brunswick e Ilha Príncipe Eduardo), Ontario Blues (Ontário), Praire Wolf Pack (Alberta, Saskatchewan e Manitoba) e BC Bears (Colúmbia Britânica). Até aqui tivemos:

 

Bears 21 x 27 Wolf Pack

Blues 24 x 13 Rock

Wolf Pack 25 x 17 Bears