Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 continua superando as expectativas e teve uma rodada digna de Super Rugby com todos os jogos superando os 45 pontos no placar. A surpresa da competição o La Rochelle (1º) continua imparável, atropelando em casa o Lyon (11º) contando  com o tropeço nos Alpes do não menos surpreendente   Brive (6º) diante do Grenoble (14º) para assumir a liderança isolada da competição, entre as duas equipes agora estão os milionários da rugby francês que fizeram sua parte  com Clermont (2º) e Montpellier (5º) batendo sem dificuldades em casa Racing (8º) e Pau (12º), enquanto o Stade Français (3º) precisou suar muito para bater o Castres (10º) em Paris, ao passo que o Toulon (4º)  viajou para atropelar o Toulouse (9º), que teve seu pior jogo da temporada. Por fim o Bordeaux (7º) não teve dificuldades para bater o Bayonne (13º) no clássico do sudoeste.

 

La Rochelle a sensação do campeonato

- Continua depois da publicidade -

Ainda invicto o pequeno La Rochelle assumiu nessa rodada a liderança isolada da competição, deixando para trás os milionários do rugby francês, ao atropelar em casa o Lyon por 43 a 18. O jogo foi dominado em todos os setores pelos atlânticos, que foram os únicos a entrar no in-goal com o segundo centro Paul Jordan, o fullback   Kini Murimurivalu (duas vezes) e o ponta Gabriel Lacroix.

 

O La Rochelle continua a empolgar a torcida deixando a costa atlântica ainda invicto e com um ponto bônus na bagagem  o time agora viaja para enfrentar o Brive, que também vem surpreendendo. O Lyon segue a luta contra o rebaixamento recebendo o Toulouse.

 

Montpellier consolida boa fase

Depois da excelente vitória em Bordeaux o Montpellier voltou para casa e não deu chances o Pau, vencendo por 43 a 13, destaque para o scrum fixo do time azul e branco, que anotou dois penal-tries, acompanhados pelo scrum-half  Benoît Paillaugue, o centro Vincent Martin e o super ponta  Nemani Nadolo. A Section respondeu com o ponta Mosese Ratuvou e o hooker reserva Mehdi Boundjema.  O Montpellier segue empolgado e viaja para enfrentar o Bayonne enquanto a Section volta para casa medir forças com o Stade Français.

 

Toulouse levanta Toulon

O milionário Toulon viajou a Occitana em má fase precisando de um resultado positivo, e se beneficiou de uma atuação decepcionante do Toulouse, que jogou muito mal, sendo derrotado por 15 a 32.  O fato mais positivo do jogo foi a defesa dos visitantes quase perfeita que manteve os donos da casa longe do in-goal, enquanto o ataque se aproveitou das múltiplas falhas dos maiores campeões franceses para entra no in-goal três vezes com o hooker Guilhem Guirado, o ponta Axel Müller e o oitavo Charles Ollivon para conquistar um importante ponto bônus ofensivo.

 

A derrota quebra a crescente do Toulouse que agora tem a chance de se redimir, fora de casa, diante do frágil Lyon. O Toulon mostra que nunca pode ser subestimado e continua na estrada para enfrentar o Racing.

 

Clermont não decepciona em casa

Depois de três jogos na estrada o time amarelo foi o último a estreiar em casa, e a espera valeu a pena, com o time atropelando o campeão europeu Racing, no jogo mais aguardado da rodada, por 43 a 18. Os donos da casa não tomaram conhecimento da poderosa máquina parisiense, dominando todos os setores do jogo e entrando no in-goal cinco vezes com o ponta Noa Nakaitaci, o abertura Camiller Lopez e o pilar Davit Zirakashvili. O try de honra dos visitantes foi marcado pelo ponta Sean Robinson. O Racing não contou com Dan Carter na partida, mas teve vários de seus nomes importantes na viagem ao témivel Marcel-Michelin.

 

O Clermont continua em casa e recebe o Bordeaux enquanto o Racing lida com a humilhante derrota recebendo o Toulon.

 

Grenoble vence com o coração

Em uma partida de extremos e muita violência o Grenoble conquistou sua primeira vitória, em casa, sobre o até então invicto Brive. A partida teve como grande evento uma briga generalizada iniciada após um scrum no final da primeira etapa, que terminou com dois vermelhos para os donos da casa e um para os visitantes. A partir da segunda etapa, com um a menos, surgiu a grande força do Grenoble, a vontade de seus jogadores, que conseguiram dominar uma partida que parecia perdida. Os alpinos entraram no in-goal com o pilar Sona Taumalolo, o scrum-half Charl Mcleod e o ponta Armand Batlle enquanto os visitantes anotaram com o ponta Benjamin Lapeyere e o pilar reserva Karlen Asieshvili.

 

A vitória trás um alivio apenas momentâneo para o Grenoble, que continua em ultimo e viaja para enfrentar o Castres. O Brive deixa escapar uma vitória possível, que custou a liderança da competição, e recebe o invicto La Rochelle.

 

Bordeaux leva a melhor no clássico do sudoeste

O time da terra dos vinhos, depois de derrota em casa diante o Montpellier, presentou sua torcida com uma boa vitória sobre os rivais regionais do Bayonne por 40 a 20, mas que ficou curta para um ponto bônus ofensivo. Em uma partida bem jogada o Bordeaux anotou quatro vezes, com o centro Julien Rey (duas vezes), o ponta Adam-Ashley Cooper e o abertura Ian Madigan, o Bayonne respondeu com ponta Romain Martial e o hooker reserva Gregtory Arganase.

 

O resultado é um pouco decepcionante para o Bordeaux, que deixa escapar o ponto bônus, o time viaja para enfrentar o empolgado Clermont. O resultado já era esperado por parte do Bayonne, que entra na zona de rebaixamento e tem a dura missão de bater o Montpellier em casa.

 

Stade Français vence jogo polêmico

Em um momento atípico do rugby o tema em Paris não foi a boa vitória dos donos da casa sobre o Castres por 29 a 25, mas a atuação polêmica do juiz, que dificultou muito o jogo para os parisienses com uma expulsão duvidosa e um try ainda mais polêmico para os visitantes. A arbitragem porem não desconcentrou o time da cidade luz que, despois da boa atuação contra o Clermont, fez mais um excelente jogo, apesar do placar apertado, entrando no in-goal com o abertura Jules Plisson e o segundo centro Geoffrey Doumayrou, contra apenas um do time azul ponta David Smith.

 

O Stade Français mostra a cada rodada que a temporada passada ficou para trás, e que nesse campeonato tem todas as condições de brigar por uma vaga nas finais, o time deixa Paris e viaja para enfrentar o Section Paloise. O Castres deixa a capital francesa dom um bom ponto bônus defensivo e recebe o fraco Grenoble.

 

Grandes seguem mal na Pro D2 francês

A segunda divisão francesa alcançou nesse fim de semana sua terceira rodada, com Peprignan e Biarritz perdendo e olhando a tabela de classificação da parte de baixo. A liderança isolada está nas mãos do Aurillac, que derrotou o Montauban e chegou a 10 pontos.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Stade Français 29 x 25 Castres

Montpellier 41 x 13 Pau

La Rochelle 43 x 18 Lyon

Bordeaux 40 x 20 Bayonne

Clermont 47 x 10 Racing

Grenoble 36 x 23 Brive

Toulouse 15 x 32 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Oyonnax 19 x 21 Agen

Narbonne 28 x 34 Albi

Mont de Marsan 12 x 06 Bourgoin

Biarritz 20 x 21 Angoulême

Carcassonne 17 x 09 Béziers

Vannes 19 x 19 Agen

Perpignan 14 x 16 Dax

Aurillac 20 x 12 Montauban

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: Clermont