Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A pausa da Copa do Mundo começa ficar para trás e finalmente as equipes do Top 14 estão atingindo o seu potencial. O Clermont (1º) continua na liderança batendo, fora de casa, o Brive (5º) em um clássico regional muito quente. De perto os amarelos são seguidos por Toulon (2º) e Toulouse (3º) que em casa deram show, atropelando Agen (13º) e Oyonnax (14º) respectivamente enquanto o Racing (4º) deixou escapar uma importante chance de se aproximar dos líderes, cedendo um empate, fora de casa, para o Section Paloise (12º). No meio da tabela o Bordeaux (6º) conquistou uma importante vitória em Paris diante de um Stade Français (11º) que ainda não se encontrou no campeonato. E na parte de baixo Castres (8º) e La Rochelle (9º) fizeram a lição de casa batendo Montpellier (7º) e Grenoble (10º) respectivamente.

 

Clermont vence o grande clássico e se mantém na liderança

- Continua depois da publicidade -

O clássico do Maciço Central, entre Brive e Clermont terminou com os amarelos vencendo por 26 a 21 no terreno do adversário. Como todos os clássicos franceses o jogo foi tenso e muito disputado, com direito a três amarelos, mas no geral bem jogado sem violência, ao contrário do que geralmente acontece nessas situações. A partida foi decidida na incapacidade do Brive de entrar no in-goal adversário, convertendo, por outro lado, sete penais. O Clermont foi mais incisivo pondo a bola no chão com segundo centro Aurelien Rougerie e com o centro reserva Albert Vulivuli.

 

A derrota freia a ascensão do Brive, que, depois de uma série impressionante de vitórias, volta para a realidade e agora viaja para enfrentar o Castres na próxima rodada. O Clermont conquista uma importante vitória, depois de ser derrotado rodada passada pelo Toulon em casa e tenta manter o bom momento diante de sua torcida contra o Racing.

 

Toulon atropela na estreia de suas estrelas

A equipe mais rica da Europa finalmente conseguiu colocar todas as suas estrelas em campo, e o começo não poderia ser melhor, atropelando o frágil Agen, em casa por 53 a 23, com tries do segunda linha Romain Taofifenua, do asa Juan Martin Fernandez Lobbe, do oitavo reserva Steffon Armitage, do fullback Delon Armitage, dos pontas Drew Mitchell (duas vezes) e Bryan Habana e para finalizar um penal try. O Agen tentou mas se viu diante de um time muito superior, mesmo assim conseguiu por a bola no chão duas vezes, com o segundo centro Johann Sadie e com o fullback Mathieu Lamoulie. Apesar do resultado ficou muito claro para quem compareceu ao estádio que o Toulon é uma equipe em construção, principalmente nos backs, ainda muito desentrosados, sendo esse o primeiro jogo da badalada dupla Bastareaud\Ma’a Nonu, que precisa trabalhar para mostrar que podem somar talentos.

 

O Toulon pega a estrada para enfrentar o Toulouse, num dos jogos mais esperados da temporada, sendo o primeiro grande desafio desse aglomerado de estrelas. O Agen segue sua luta contra o rebaixamento fora de casa contra o Montpellier.

 

Racing deixa escapar vitória importante

A equipe do Racing deixou a cidade luz para viajar até Pau para enfrentar o Section Paloise, voltando para casa com um decepcionante empate por 15 a 15. O jogo não teve tries e depois de um bom primeiro tempo os torcedores presenciaram uma segunda etapa tecnicamente muito ruim, mas emocionante no final, com o Section Paloise igualando o placar no ultimo minuto. Um empate com sabor de derrota para os parisienses que deixam escapar uma vitória relativamente fácil, diante de um time recém promovido e que ainda não conseguiu jogar no ritmo do Top 14. O Pau continua sua luta contra o rebaixamento, tendo na próxima rodada, ainda em casa, um confronto importante contra o La Rochelle, o Racing continua no interior e enfrenta agora o Clermont.

 

Toulouse vence fácil o lanterna Oyonnax

O Toulouse mais uma vez bateu, em casa, facilmente o Oyonnax, dessa vez por 27 a 3, depois de vencer o time pela Champions Cup há duas semanas. O jogo não teve grandes emoções, com os occitanos dominando em todos os aspectos do jogo, entrando no in-goal três vezes, com o asa Talalelei Gray (duas vezes) e com o abertura Luke McAlister. O Toulouse se prepara para receber o poderoso Toulon, num jogo que deve ser eletrizando. O Oyonnax segue afundando no campeonato, ficando mais um rodada na lanterna da competição a equipe volta para casa enfrentar o combalido Stade Français.

 

Bordeaux triunfa em Paris

A vitória do Bordeaux-Bègles, por 24 a 21, sobre o Stade Français, foi o melhor jogo da rodada, com duas equipes buscando o resultado e decidido apenas no minuto final, melhor para o time do interior, que anotou três tries, com o centro Julien Rey, o asa Loann Goujon e o scrum half reserva Heini Adams fazendo o try da vitória aos 39’ do segundo tempo. O Stade Français anotou com ponta Djibril Camara e um penal try, mas entregou o jogo em um descuido nos minutos finais. A derrota freia a ascensão dos parisienses, que continuam na parte de baixo da tabela, o time agora se prepara para enfrentar, fora de casa, o desesperado Oyonnax. O Bordeaux conquista uma grande vitória, e volta para casa enfrentar o Grenoble.

 

Castres domina Montpellier

O Castres, depois de uma temporada passada para se esquecer, começa novamente a seduzir seus torcedores, vencendo, dentro de casa, o Montpellier por 34 a 19. O jogo foi do oitavo Alex Tulou que anotou três tries, o abertura Julien Caminati também anotou o seu, garantindo o ponto bônus da equipe. O Montpellier, jogando um rugby muito ruim, entrou no in-goal com o hooker Bismarck Du Plessis, que antou seu primeiro try na nova equipe. O Castres recebe agora o Brive, enquanto o Montpellier volta para casa enfrentar o Agen, precisando desesperadamente de uma vitória, sendo que nos últimos quatro jogos a equipe conquistou quatro pontos.

 

La Rochelle volta a vencer

O time do Atlântico não vencia desde o dia 7 de novembro, mas nesse fim de semana brindou sua torcida com uma grande atuação, batendo o Grenoble por 33 a 16. O jogo foi dos donos da casa, que entraram no in-goal com o centro Levani Botia, o oitavo Kevin Gourdon e o ponta Gabriel Lacroix. O pilar dos visitantes Pieter De Klerk anotou o seu privando os atlânticos de um importante ponto bônus ofensivo. O La Rochelle viaja para enfrentar o Section Paloise enquanto o Grenoble tenta voltar ao caminho das vitórias diante do Bordeaux, fora de casa.

 

Lyon imparável na segundona, Perpignan em crise

Na segunda divisão, a Pro D2, o Lyon segue disparando na liderança da competição. Nesta semana, foi a vez dos Lobos venceram os bascos do Bayonne, rivais diretos pela promoção, por sofridos 29 x 27 em casa. O pesadelo da rodada ficou por conta dos catalães do Perpignan, que despencaram na tabela sendo atropelado por 41 x 8 no clássico regional contra o Narbonne. O Biarritz, por sua vez, está reencontrando seu rumo e não deu chances para o Mont de Marsan, 44 x 8, deixando para trás a zona de rebaixamento.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Pau 15 x 15 Racing

Toulon 53 x 23 Agen

Castres 34 x 19 Montpellier

La Rochelle 33 x 16 Grenoble

Stade Français 21 x 24 Bordeaux

Toulouse 27 x 3 Oyonnax

Brive 21 x 26 Clermont

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Lyon 29 x 27 Bayonne

Biarritz 44 x 8 Mont de Marsan

Montauban 20 x 26 Dax

Provence 15 x 22 Colomiers

Béziers 46 x 0 Bourgoin

Carcassonne 24 x 3 Aurillac

Tarbes 12 x 16 Albi

Narbonne 41 x 8 Perpignan

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Foto: Clermont – www.asm.rugby.com