Top 14: Clermont bate Brive e Toulon vê estrelas estrearem com gala

ARTIGO COM VÍDEOS – A pausa da Copa do Mundo começa ficar para trás e finalmente as equipes do Top 14 estão atingindo o seu potencial. O Clermont (1º) continua na liderança batendo, fora de casa, o Brive (5º) em um clássico regional muito quente. De perto os amarelos são seguidos por Toulon (2º) e Toulouse (3º) que em casa deram show, atropelando Agen (13º) e Oyonnax (14º) respectivamente enquanto o Racing (4º) deixou escapar uma importante chance de se aproximar dos líderes, cedendo um empate, fora de casa, para o Section Paloise (12º). No meio da tabela o Bordeaux (6º) conquistou uma importante vitória em Paris diante de um Stade Français (11º) que ainda não se encontrou no campeonato. E na parte de baixo Castres (8º) e La Rochelle (9º) fizeram a lição de casa batendo Montpellier (7º) e Grenoble (10º) respectivamente.

 

Clermont vence o grande clássico e se mantém na liderança

O clássico do Maciço Central, entre Brive e Clermont terminou com os amarelos vencendo por 26 a 21 no terreno do adversário. Como todos os clássicos franceses o jogo foi tenso e muito disputado, com direito a três amarelos, mas no geral bem jogado sem violência, ao contrário do que geralmente acontece nessas situações. A partida foi decidida na incapacidade do Brive de entrar no in-goal adversário, convertendo, por outro lado, sete penais. O Clermont foi mais incisivo pondo a bola no chão com segundo centro Aurelien Rougerie e com o centro reserva Albert Vulivuli.

 

A derrota freia a ascensão do Brive, que, depois de uma série impressionante de vitórias, volta para a realidade e agora viaja para enfrentar o Castres na próxima rodada. O Clermont conquista uma importante vitória, depois de ser derrotado rodada passada pelo Toulon em casa e tenta manter o bom momento diante de sua torcida contra o Racing.

 

Toulon atropela na estreia de suas estrelas

A equipe mais rica da Europa finalmente conseguiu colocar todas as suas estrelas em campo, e o começo não poderia ser melhor, atropelando o frágil Agen, em casa por 53 a 23, com tries do segunda linha Romain Taofifenua, do asa Juan Martin Fernandez Lobbe, do oitavo reserva Steffon Armitage, do fullback Delon Armitage, dos pontas Drew Mitchell (duas vezes) e Bryan Habana e para finalizar um penal try. O Agen tentou mas se viu diante de um time muito superior, mesmo assim conseguiu por a bola no chão duas vezes, com o segundo centro Johann Sadie e com o fullback Mathieu Lamoulie. Apesar do resultado ficou muito claro para quem compareceu ao estádio que o Toulon é uma equipe em construção, principalmente nos backs, ainda muito desentrosados, sendo esse o primeiro jogo da badalada dupla Bastareaud\Ma’a Nonu, que precisa trabalhar para mostrar que podem somar talentos.

 

O Toulon pega a estrada para enfrentar o Toulouse, num dos jogos mais esperados da temporada, sendo o primeiro grande desafio desse aglomerado de estrelas. O Agen segue sua luta contra o rebaixamento fora de casa contra o Montpellier.

 

Racing deixa escapar vitória importante

A equipe do Racing deixou a cidade luz para viajar até Pau para enfrentar o Section Paloise, voltando para casa com um decepcionante empate por 15 a 15. O jogo não teve tries e depois de um bom primeiro tempo os torcedores presenciaram uma segunda etapa tecnicamente muito ruim, mas emocionante no final, com o Section Paloise igualando o placar no ultimo minuto. Um empate com sabor de derrota para os parisienses que deixam escapar uma vitória relativamente fácil, diante de um time recém promovido e que ainda não conseguiu jogar no ritmo do Top 14. O Pau continua sua luta contra o rebaixamento, tendo na próxima rodada, ainda em casa, um confronto importante contra o La Rochelle, o Racing continua no interior e enfrenta agora o Clermont.

 

Toulouse vence fácil o lanterna Oyonnax

O Toulouse mais uma vez bateu, em casa, facilmente o Oyonnax, dessa vez por 27 a 3, depois de vencer o time pela Champions Cup há duas semanas. O jogo não teve grandes emoções, com os occitanos dominando em todos os aspectos do jogo, entrando no in-goal três vezes, com o asa Talalelei Gray (duas vezes) e com o abertura Luke McAlister. O Toulouse se prepara para receber o poderoso Toulon, num jogo que deve ser eletrizando. O Oyonnax segue afundando no campeonato, ficando mais um rodada na lanterna da competição a equipe volta para casa enfrentar o combalido Stade Français.

 

Bordeaux triunfa em Paris

A vitória do Bordeaux-Bègles, por 24 a 21, sobre o Stade Français, foi o melhor jogo da rodada, com duas equipes buscando o resultado e decidido apenas no minuto final, melhor para o time do interior, que anotou três tries, com o centro Julien Rey, o asa Loann Goujon e o scrum half reserva Heini Adams fazendo o try da vitória aos 39’ do segundo tempo. O Stade Français anotou com ponta Djibril Camara e um penal try, mas entregou o jogo em um descuido nos minutos finais. A derrota freia a ascensão dos parisienses, que continuam na parte de baixo da tabela, o time agora se prepara para enfrentar, fora de casa, o desesperado Oyonnax. O Bordeaux conquista uma grande vitória, e volta para casa enfrentar o Grenoble.

 

Castres domina Montpellier

O Castres, depois de uma temporada passada para se esquecer, começa novamente a seduzir seus torcedores, vencendo, dentro de casa, o Montpellier por 34 a 19. O jogo foi do oitavo Alex Tulou que anotou três tries, o abertura Julien Caminati também anotou o seu, garantindo o ponto bônus da equipe. O Montpellier, jogando um rugby muito ruim, entrou no in-goal com o hooker Bismarck Du Plessis, que antou seu primeiro try na nova equipe. O Castres recebe agora o Brive, enquanto o Montpellier volta para casa enfrentar o Agen, precisando desesperadamente de uma vitória, sendo que nos últimos quatro jogos a equipe conquistou quatro pontos.

 

La Rochelle volta a vencer

O time do Atlântico não vencia desde o dia 7 de novembro, mas nesse fim de semana brindou sua torcida com uma grande atuação, batendo o Grenoble por 33 a 16. O jogo foi dos donos da casa, que entraram no in-goal com o centro Levani Botia, o oitavo Kevin Gourdon e o ponta Gabriel Lacroix. O pilar dos visitantes Pieter De Klerk anotou o seu privando os atlânticos de um importante ponto bônus ofensivo. O La Rochelle viaja para enfrentar o Section Paloise enquanto o Grenoble tenta voltar ao caminho das vitórias diante do Bordeaux, fora de casa.

 

Lyon imparável na segundona, Perpignan em crise

Na segunda divisão, a Pro D2, o Lyon segue disparando na liderança da competição. Nesta semana, foi a vez dos Lobos venceram os bascos do Bayonne, rivais diretos pela promoção, por sofridos 29 x 27 em casa. O pesadelo da rodada ficou por conta dos catalães do Perpignan, que despencaram na tabela sendo atropelado por 41 x 8 no clássico regional contra o Narbonne. O Biarritz, por sua vez, está reencontrando seu rumo e não deu chances para o Mont de Marsan, 44 x 8, deixando para trás a zona de rebaixamento.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Pau 15 x 15 Racing

Toulon 53 x 23 Agen

Castres 34 x 19 Montpellier

La Rochelle 33 x 16 Grenoble

Stade Français 21 x 24 Bordeaux

Toulouse 27 x 3 Oyonnax

Brive 21 x 26 Clermont

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Lyon 29 x 27 Bayonne

Biarritz 44 x 8 Mont de Marsan

Montauban 20 x 26 Dax

Provence 15 x 22 Colomiers

Béziers 46 x 0 Bourgoin

Carcassonne 24 x 3 Aurillac

Tarbes 12 x 16 Albi

Narbonne 41 x 8 Perpignan

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


 

Foto: Clermont – www.asm.rugby.com

Comentários