Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 francês contou com uma rodada menor nesse fim de semana, pois o jogo entre Pau e Lyon foi cancelado devido ao frio nos Pirinéus, que congelou o gramado do estádio de Pau, enquanto o Racing teve seu duelo contra o Bayonne adiado para o dia 11 de fevereiro para poder enfrentar o Munster pela Copa Europeia (em partida que havia sido adiada da primeira rodada da competição).

 

Mesmo assim, a rodada foi uma das melhores da temporada. Os líderes fizeram a lição de casa, com Clermont (1º), La Rochelle (2º) e Montpellier (3º) se impondo sobre Toulon (5º), Castres (6º) e Bordeaux (7º), enquanto o Toulouse (4º) viajou até Paris para vencer o  Stade Français (10º) em dos clássicos mais importantes do rugby francês. Na parte de baixo da tabela, o Brive (8º) teve muita dificuldade mas bateu em casa o Grenoble (13º), afundando ainda mais o time alpino.

- Continua depois da publicidade -

 

Terremoto amarelo

O Clermont não tomou conhecimento do Toulon vencendo a equipe mais rica da Europa em casa por 30 a 6. O elenco estrelado dos visitantes não foi suficiente para segurar os amarelos. Os donos da casa se aproveitaram do domínio completo no scrum para controlar a partida do início ao fim, conquistando o ponto bônus ofensivo graças aos tries do abertura Camille Lopez, do centro Wesley Fofana (em lance polêmico)  e do centro Remi Lamerat, além de um penal try.

 

A vitória mantém o Clermont na liderança isolada da competição, além do melhor ataque, o time agora viaja para a terra dos vinhos medir forças com um combalido Bordeaux.  A derrota, apesar de esperada, traz sinais preocupantes para o Toulon, principalmente relativos ao scrum-fixo que precisa urgentemente melhorar voltando para casa enfrentar o La Rochelle.

 

La Rochelle no embalo

O pequeno La Rochelle continua embalado  e, jogando na costa atlântica, não deu chance para o Castres vencendo por 22 a 8. Jogando em casa o La Rochelle é quase impossível de ser batido mesmo assim os visitantes deram muito trabalho chegando próximo da vitória, porém a equipe foi traída pela própria indisciplina recebendo dois amarelos e um vermelho e cedendo muitos penais em um jogo que as equipes empataram em tries com o oitavo Victor Vito anotando para os donos da casa e o  hooker Jody Jenneker para os visitantes.

 

A vitória mantém o La Rochelle no encalço do Clermont. A equipe parte em direção ao mediterrâneo medir foças com Toulon enquanto o Castres, que precisa resolver seus problemas de disciplina recebe o Montpellier.

 

Toulouse vence “Le Clasico” em Paris

Paris recebeu um dos maiores clássicos franceses, entre Toulouse e Stade Français, o chamado “Le Clasico”, com os visitantes levando a melhor, 18 a 15, entrando no Top 5. A partida foi digna da grandeza das duas equipes, os parisienses apostaram na eficiência de seu chutador, o abertura Jules Plisson, que anotou os todos os pontas da equipe, estratégia que funcionou até os 10 minutos finais. O que os donos da casa não contavam eram com a disposição dos occitanos que lutaram até o fim e foram recompensados com dois tries do ponta Yoann Hugte, aos 32’ e 34’, para virar a partida.

 

A derrota é a primeira virada em casa do Stade Français, que continua a decepcionar e viaja para enfrentar o Grenoble.  A vitória no clássico consolida o bom momento do Toulouse, que continua a evoluir e recebe a Section Paloise.

 

Montpellier usa força para vencer

O Montpellier precisou usar todas as suas ferramentas para bater o Bordeaux em casa por 31 a 26. Apesar da vitória a equipe não jogou bem, se aproveitando dos erros do Bordeaux e da indisciplina dos adversários para sair de campo com a vitória. Os donos da casa anotaram com o ponta Nemani Nadolo, o segundo centro Vincent Martins e o centro Joe Tomane. O time da terra dos vinhos marcou com o ponta Jean Dubie e o scrum-half Baptiste Serin.

 

A vitória mantém o Montpellier no encalço dos líderes e mostra que a equipe sabe vencer mesmo nos dias ruins o próximo compromisso é fora de casa contra o Castres. O Bordeaux amarga a quarta derrota seguida, mais uma vez devido a erros próprios, e mergulha na crise. Ele enfrenta muito pressionado o Clermont na terra dos vinhos.

 

Vitória mínima em Brive

O Brive precisou de sorte para bater em casa o penúltimo colocado, o Grenoble, por 23 a 22.  Apesar do resultado os donos da casa jogaram pior anotando apenas um try, com o asa reserva Fabien Sanconnie,  os alpinos por outro lado procuraram mais o jogo pondo a bola no chão três vezes, com o ponta Xavier Mignot, o hooker Arnald Heguy e o scrum-half reserva Charl Mcleod, deixando a vitória escapar em um penal no ultimo minuto.

 

O Brive segue com uma temporada decepcionante, adversário da próxima rodada será o Bayonne no Páis Basco. O ponto bônus ajuda pouco o Grenoble, que vê o rebaixamento cada vez mais próximo  o time recebe o Stade Français.

 

Montauban volta ao topo na Pro D2

Na segunda divisão francesa, a liderança voltou às mãos dos verdes de Montauban, que despacharam os bretões do Vannes nessa rodada de volta das disputas, após a pausa da virada de ano. O Montauban ainda contou com as derrotas de Oyonnax e Agen para Carcassonne e Aurillac, respectivamente, para voltar ao primeiro lugar geral.

 

O Biarritz também comemorou boa vitória sobre o Dax, mas o Perpignan decepcionou e parece mesmo que amargará nova temporada na segundona, caindo contra o Mont de Marsan. Na parte de baixo, o Béziers conseguiu vitória essencial sobre o Angoulême na luta contra o rebaixamento, ao passo que o Bourgoin se afundou na lanterna, caindo contra o Colomiers, em jogo de briga generalizada, logo após receber pena de dedução de 8 pontos na tabela por questões financeiras.





 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Montpellier 31 x 26 Bordeaux

Brive 23 x 22 Grenoble

La Rochelle 22 x 08 Castres

Stade Français 15 x 18 Toulouse

Clermont 30 x 06 Toulon

Pau x Lyon – adiado

Racing x Bayonne – remarcado para 11/02

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês 2016-17

Aurillac 19 x 16 Agen

Carcassonne 34 x 19 Oyonnax

Montauban 36 x 13 Vannes

Colomiers 42 x 05 Bourgoin

Albi 13 x 13 Narbonne

Béziers 41 x 09 Angoulême

Biarritz 30 x 18 Dax

Mont de Marsan 21 x 10 Perpignan

 

ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: LNR.fr