Clermont empata, mas é líder isolado do Top 14

Nesse fim de semana, o Top 14 francês fez sua última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo e retornará somente no dia 17 de outubro.

 

O Clermont (1º) continua invicto, mas não tem mais uma temporada perfeita, empatando em casa com o Bordeaux (10º), melhor que o Toulouse (2º) que conheceu, fora de casa, a primeira derrota nas mãos do Section Paloise (9º). O Toulon (6º) superou todas as adversidades extracampo e bateu em casa o La Rochelle (12º). Os parisienses tiveram uma rodada de opostos enquanto o Racing (4º) venceu em casa o Grenoble (5º) o decepcionante Stade Français (14º) foi derrotado na estrada pelo Montpellier (2º).   Castres (7º) e Brive (8º) reencontraram o caminho da vitória ao baterem em casa Oyonnax (11º) e Agen (13º) respectivamente.

 

Bordeaux põe fim à temporada perfeita do Clermont, mas amarelos são líderes

Um empate em 26 a 26 diante de sua torcida, foi assim que o Clermont terminou sua temporada perfeita, melhor para o Bordeaux que conquista pontos importantes na estrada. A partida foi a primeira realmente ruim dos amarelos na competição, fazendo apenas dois tries, com o segundo centro Aurelien Rougerie e o fullback Nick Abendanon, ficando atrás dos visitantes nesse quesito, que anotaram com o oitavo Marco Tauleigne, o abertura Baptiste Serin e o ponta Nans Ducuing.

 

Toulon dribla adversidade e volta a encantar

O Toulon bateu, em casa, o La Rochelle por 45 a 24 , mostrando que o extracampo ainda não afetou a equipe. Depois das trocas na comissão técnica, o time agora lida com acusações de doping contra diversos atletas, amplamente negadas pelo sempre polêmico presidente Mourad Boudjellal. Em campo o domínio dos donos da casa foi amplo, entrado no in-goal cinco vezes, mais um penal try, com o ponta Josua Tuisova (duas vezes), os asas Juan Smith e Gerhard Vosloo e o segundo centro Theo Belan. O La Rochelle continua com muitas dificuldades para jogar em Toulon anotando um penal try e pondo a bola no chão com o pilar Lekso Kaulashvili e o ponta Francois Herry. O Toulon tem a parada para organizar a casa e volta a campo em seus domínios contra o Brive, o La Rochelle continua na estrada e enfrenta o Toulouse.

 

Pau joga feio para acabar com a invencibilidade do Toulouse

Os maiores campeões franceses, ainda invictos, viajaram até a pequena Pau em busca de mais uma vitória e foram surpreendidos por uma equipe batalhadora do Section Paloise, que abandonou a técnica e o jogo bonito para vencer uma partida com o coração, por 9 a 6. Os donos da casa, que fazem sua primeira temporada no Top 14, terminam essa etapa fora da zona de rebaixamento, apresentando muito potencial, a equipe pega na próxima rodada, fora de casa, o ultimo invicto, o Clermont. O Toulouse não esperava esse resultado e na volta do descanso pega o La Rochelle, em casa.

Racing conquista vitória tranquila em Paris

O Grenoble viajou até Paris e mais uma vez não jogou bem longe de casa, sendo derrotado pelo Racing por 23 a 14. Em um jogo tranquilo os donos da casa venceram com dois tries, do ponta Joe Rokocoko e o centro reserva Xavier Chauveau, contra apenas um dos visitantes, do ponta Armand Batlle. O Racing agora viaja para enfrentar o Oyonnax enquanto o Grenoble recebe o Montpellier.

 

Castres conquista segunda vitória em festival de tries

Depois de duas derrotas seguidas, apesar de apresentar um bom rugby, o Castres reencontrou o caminho da vitória, ao bater em casa o Oyonnax por 35 a 26. O jogo foi bem aberto com as equipes privilegiando a ataque e presenteando a torcida com sete tries. Os donos da casa entraram o in-goal quatro vezes, com o scrum-half Julien Seron, o ponta Remy Grosso, o abertura Antoine Dupont e para finalizar um penal try nos minutos finais, os visitantes contribuíram com três tries, com o ponta Uwanakoro Tawalo (duas vezes) e o hooker reserva Jeremie Maurouard.

O Castres mostra uma grande evolução em relação a temporada passada e começa a sonhar com voos mais altos. O time tem a chance na próxima rodada de se colocar como uma das surpresas do campeonato quando enfrenta o Stade Français em Paris. O Oyonnax volta para casa enfrentar o Racing.

 

Stade Français não mostra a que veio

Os atuais campeões franceses ainda não conseguiram encontrar o rugby do ano passado, com a equipe sendo derrota, fora de casa, pelo Montpellier por 44 a 20, acumulando 3 derrotas em quatro rodadas. Do lado dos donos da casa a equipe azul e branca inicia a parada da copa do mundo com uma boa vitória, brindando sua fanática torcida com seis tries, com os pontas Marvin O’connor e Timoci Nagusa e o segunda linha Paul Willemse anotando dois tries cada. O ataque dos parisienses, que vem sendo muito criticado, pôs a bola no chão uma vez, com o srcum-half reserva Meyer Bosman, e anotando um penal try quando o jogo já estava perdido.

O descanso vem em boa hora para o time da cidade luz, que precisa repensar sua forma de jogar, na volta a equipe recebe o Castres. O Montpellier termina essa etapa em segundo lugar, apesar do desempenho irregular, e já viaja para enfrentar o Grenoble.

 

Brive supera Agen

O pequeno time de Brive retomou o caminho das vitórias, ao bater em casa o Agen, por 18 a 12, em uma partida muito equilibrada. Apenas os donos da casa entraram no in-goal, com o segunda linha Arnaud Mignardi e o centro reserva Matthieu Ugalde. O Brive continua sua caminhada contra o rebaixamento fora de casa contra o Toulon. O Agen ainda tem dificuldades na sua temporada de estreia no Top 14 e recebe o Bordeaux.

 

Biarritz é lanterna na Pro D2

Na segunda divisão francesa, as coisas vão de mal a pior para o gigante Biarritz. Nova derrota para o time basco, dessa vez para o Provence, e lanterna isolada na mão do ex vice campeão europeu. 22 x 11.

 

A ponta segue nas mãos do Lyon, que atropelou o Montauban por 44 x 14.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Castres 35 x 26 Oyonnax

Toulon 45 x 24 La Rochelle

Racing 23 x 14 Grenoble

Montpellier 44 x 20 Stade Français

Clermont 26 x 26 Bordeaux

Brive 18 x 12 Agen

Pau 9 x 6 Toulouse

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Clermont Clermont-Ferrand 26 88
Toulon Toulon 26 82
Montpellier Montpellier 26 81
Racing Paris 26 81
Toulouse Toulouse 26 79
Castres Castres 26 71
Union Bordeaux-Bègles Bordeaux 26 67
Brive Brive 26 62
La Rochelle La Rochelle 26 54
Grenoble Grenoble 26 47
Pau Pau 26 46
Stade Français Paris 26 41
Agen Agen 26 26
Oyonnax Oyonnax 26 24

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

– 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
– 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
– 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Albi 23 x 19 Perpignan

Provence 22 x 11 Biarritz

Carcassonne 30 x 20 Dax

Aurillac 39 x 14 Tarbes

Bèziers 18 x 13 Narbonne

Lyon 44 x 14 Montauban

Bayonne 36 x 14 Bourgoin

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


Comentários