Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse fim de semana, o Top 14 francês fez sua última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo e retornará somente no dia 17 de outubro.

 

O Clermont (1º) continua invicto, mas não tem mais uma temporada perfeita, empatando em casa com o Bordeaux (10º), melhor que o Toulouse (2º) que conheceu, fora de casa, a primeira derrota nas mãos do Section Paloise (9º). O Toulon (6º) superou todas as adversidades extracampo e bateu em casa o La Rochelle (12º). Os parisienses tiveram uma rodada de opostos enquanto o Racing (4º) venceu em casa o Grenoble (5º) o decepcionante Stade Français (14º) foi derrotado na estrada pelo Montpellier (2º).   Castres (7º) e Brive (8º) reencontraram o caminho da vitória ao baterem em casa Oyonnax (11º) e Agen (13º) respectivamente.

- Continua depois da publicidade -

 

Bordeaux põe fim à temporada perfeita do Clermont, mas amarelos são líderes

Um empate em 26 a 26 diante de sua torcida, foi assim que o Clermont terminou sua temporada perfeita, melhor para o Bordeaux que conquista pontos importantes na estrada. A partida foi a primeira realmente ruim dos amarelos na competição, fazendo apenas dois tries, com o segundo centro Aurelien Rougerie e o fullback Nick Abendanon, ficando atrás dos visitantes nesse quesito, que anotaram com o oitavo Marco Tauleigne, o abertura Baptiste Serin e o ponta Nans Ducuing.

 

Toulon dribla adversidade e volta a encantar

O Toulon bateu, em casa, o La Rochelle por 45 a 24 , mostrando que o extracampo ainda não afetou a equipe. Depois das trocas na comissão técnica, o time agora lida com acusações de doping contra diversos atletas, amplamente negadas pelo sempre polêmico presidente Mourad Boudjellal. Em campo o domínio dos donos da casa foi amplo, entrado no in-goal cinco vezes, mais um penal try, com o ponta Josua Tuisova (duas vezes), os asas Juan Smith e Gerhard Vosloo e o segundo centro Theo Belan. O La Rochelle continua com muitas dificuldades para jogar em Toulon anotando um penal try e pondo a bola no chão com o pilar Lekso Kaulashvili e o ponta Francois Herry. O Toulon tem a parada para organizar a casa e volta a campo em seus domínios contra o Brive, o La Rochelle continua na estrada e enfrenta o Toulouse.

 

Pau joga feio para acabar com a invencibilidade do Toulouse

Os maiores campeões franceses, ainda invictos, viajaram até a pequena Pau em busca de mais uma vitória e foram surpreendidos por uma equipe batalhadora do Section Paloise, que abandonou a técnica e o jogo bonito para vencer uma partida com o coração, por 9 a 6. Os donos da casa, que fazem sua primeira temporada no Top 14, terminam essa etapa fora da zona de rebaixamento, apresentando muito potencial, a equipe pega na próxima rodada, fora de casa, o ultimo invicto, o Clermont. O Toulouse não esperava esse resultado e na volta do descanso pega o La Rochelle, em casa.

Racing conquista vitória tranquila em Paris

O Grenoble viajou até Paris e mais uma vez não jogou bem longe de casa, sendo derrotado pelo Racing por 23 a 14. Em um jogo tranquilo os donos da casa venceram com dois tries, do ponta Joe Rokocoko e o centro reserva Xavier Chauveau, contra apenas um dos visitantes, do ponta Armand Batlle. O Racing agora viaja para enfrentar o Oyonnax enquanto o Grenoble recebe o Montpellier.

 

Castres conquista segunda vitória em festival de tries

Depois de duas derrotas seguidas, apesar de apresentar um bom rugby, o Castres reencontrou o caminho da vitória, ao bater em casa o Oyonnax por 35 a 26. O jogo foi bem aberto com as equipes privilegiando a ataque e presenteando a torcida com sete tries. Os donos da casa entraram o in-goal quatro vezes, com o scrum-half Julien Seron, o ponta Remy Grosso, o abertura Antoine Dupont e para finalizar um penal try nos minutos finais, os visitantes contribuíram com três tries, com o ponta Uwanakoro Tawalo (duas vezes) e o hooker reserva Jeremie Maurouard.

O Castres mostra uma grande evolução em relação a temporada passada e começa a sonhar com voos mais altos. O time tem a chance na próxima rodada de se colocar como uma das surpresas do campeonato quando enfrenta o Stade Français em Paris. O Oyonnax volta para casa enfrentar o Racing.

 

Stade Français não mostra a que veio

Os atuais campeões franceses ainda não conseguiram encontrar o rugby do ano passado, com a equipe sendo derrota, fora de casa, pelo Montpellier por 44 a 20, acumulando 3 derrotas em quatro rodadas. Do lado dos donos da casa a equipe azul e branca inicia a parada da copa do mundo com uma boa vitória, brindando sua fanática torcida com seis tries, com os pontas Marvin O’connor e Timoci Nagusa e o segunda linha Paul Willemse anotando dois tries cada. O ataque dos parisienses, que vem sendo muito criticado, pôs a bola no chão uma vez, com o srcum-half reserva Meyer Bosman, e anotando um penal try quando o jogo já estava perdido.

O descanso vem em boa hora para o time da cidade luz, que precisa repensar sua forma de jogar, na volta a equipe recebe o Castres. O Montpellier termina essa etapa em segundo lugar, apesar do desempenho irregular, e já viaja para enfrentar o Grenoble.

 

Brive supera Agen

O pequeno time de Brive retomou o caminho das vitórias, ao bater em casa o Agen, por 18 a 12, em uma partida muito equilibrada. Apenas os donos da casa entraram no in-goal, com o segunda linha Arnaud Mignardi e o centro reserva Matthieu Ugalde. O Brive continua sua caminhada contra o rebaixamento fora de casa contra o Toulon. O Agen ainda tem dificuldades na sua temporada de estreia no Top 14 e recebe o Bordeaux.

 

Biarritz é lanterna na Pro D2

Na segunda divisão francesa, as coisas vão de mal a pior para o gigante Biarritz. Nova derrota para o time basco, dessa vez para o Provence, e lanterna isolada na mão do ex vice campeão europeu. 22 x 11.

 

A ponta segue nas mãos do Lyon, que atropelou o Montauban por 44 x 14.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Castres 35 x 26 Oyonnax

Toulon 45 x 24 La Rochelle

Racing 23 x 14 Grenoble

Montpellier 44 x 20 Stade Français

Clermont 26 x 26 Bordeaux

Brive 18 x 12 Agen

Pau 9 x 6 Toulouse

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Albi 23 x 19 Perpignan

Provence 22 x 11 Biarritz

Carcassonne 30 x 20 Dax

Aurillac 39 x 14 Tarbes

Bèziers 18 x 13 Narbonne

Lyon 44 x 14 Montauban

Bayonne 36 x 14 Bourgoin

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento