Clermont se impõe sobre o Lyon. Foto: ASM Clermont Auvergne

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Enquanto uma parte dos torcedores franceses se desesperavam com o desempenho pífio da seleção nacional diante de Fiji, outra se dirigia aos estádios da França para torcer pelos clubes nacionais, que ao contrario dos Blues estão cada ano mais fortes. O Clermont (1º) segue imparável e atropelou em casa o Lyon (8°) enquanto a segunda colocação parece bem controlada nas mãos do Toulouse (2º), que conseguiu uma boa vitória fora de casa contra a Pau (10º). Na luta pelas outras quatro vagas nas finais apenas cinco pontos separam sete equipes.

O Clermont é conhecido como uma equipe que quando embala é difícil de ser parado. Essa temporada é um grande exemplo. O time está na liderança desde a primeira rodada, quatro pontos a frente do segundo colocado, e continua a jogar o melhor rugby da competição, a vitima da vez foi a boa equipe do Lyon, que jogando fora de casa foi atropelado pelos amarelos por 31 a 11. O neozelandês George Moala foi destaque com 2 tries.

Na busca pelos líderes está o Toulouse, que depois da desastrosa temporada passada, parece ter recuperado parte da qualidade que o tornou o maior campeão francês. Os occitanos saíram de casa para enfrentar o Pau, equipe com um orçamento muito menor, mas que quando joga em casa é muito difícil de ser batida. Vitória rubronegra por 15 a 13, em jogo foi muito parelho e decidido na falta de eficiência dos donos da casa dentro dos 22 metros.

A capital francesa não teve apenas a seleção entrando em campo, com os dois times da cidade jogando em seus respectivos estádios, com resultados opostos.  O Racing (3°) fez a lição de casa, batendo a duras penas a fraca equipe do Grenoble (11°) por 24 a 23. A partida uma das mais emocionantes do campeonato era importante para os parisienses, jogando sem suas maiores estrelas, que no fim de semana defenderam as seleções nacionais, e precisavam somar pontos mesmo fragilizados. Try da vitória aos 76′ com Klemenczak.

Já a sorte do Stade Français (5°) foi diferente a equipe recebeu o La Rochelle (4º) e fez uma partida muito abaixo do que vinha apresentando, anotando todos os pontos nos chutes do abertura Morné Steyn, derrotada por 14 a 12. Os atlânticos jogaram com a eficiência e dedicação que marcam a equipe e voltam para casa com um resultado histórico, sendo a primeira vitória da equipe no mítico estádio Jean-Bouin. Ihaia West, o abertura neozelandês, foi destaque chutando os penais decisivos.

Na luta por uma vaga na próxima fase, os finalistas da temporada passada conquistaram bons resultados fora de casa. O campeão Castres (6°) bateu o lanterna Perpignan (14°), que ainda não venceu,  por 16ª 12. O roteiro do jogo foi o mesmo de todas as partidas dos catalães em casa, a torcida lota o estádio e o time deixa tudo em campo, mas acaba desperdiçando oportunidades que custam o jogo.

O vice-campeão, Montpellier (9°), entrou em campo pressionado pelos maus resultados para enfrentar o desesperado Agen (13°) e volta para casa com uma vitória sem tries por 18 a 15. A partida foi tecnicamente muito fraca, aquém do esperado para uma equipe milionária, que conseguiu a vitória apenas aos 76′ graças ao try do sul-africano Ruan Pienaar.

O drama do campeonato fica por conta do Toulon (12°) a equipe viajou para enfrentar o Bordeaux (7°), que aproveitou a pausa dos amistosos internacionais para trocar o treinador, voltando para casa derrotada por 36 a 25, a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Mais uma vez o Toulon perde uma partida pelos próprio erros, a equipe dominou o primeiro tempo e vinha fazendo uma das melhores apresentações do ano até que aos 36’ da primeira etapa o segunda linha Romain Taofifenua recebeu o cartão vermelho por um tackle alto, com um jogador a mais durante toda a segunda etapa o time da terra dos vinhos não teve dificuldades em virar o jogo.

Texto: Diego Gutierrez

- Continua depois da publicidade -

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Bordeaux 36 x 25 Toulon

Agen 15 x 18 Montpellier

Pau 13 x 15 Toulouse

Racing 24 x 23 Grenoble

Perpignan 12 x 16 Castres

Stade Français 12 x 14 La Rochelle

Clermont 31 x 11 Lyon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto