Tempo de leitura: 4 minutos

A Euro 2016 terá uma concorrência de peso nessa sexta e sábado, 17 e 18 de junho. É o Top 14, o Campeonato Francês de Rugby, que chega às suas semifinais com dois jogaços na cidade neutra de Rennes (cidade que não está recebendo o futebol): na sexta, o Clermont, melhor time da temporada regular, mede forças com o Racing, vice campeão europeu de 2016, ao passo que no sábado o Toulon, atual campeão do Top 14, encara o Montpellier, atual campeão da Challenge Cup europeia. Só estrelas em campo. Quem fatura?

 

Obsessão por títulos

- Continua depois da publicidade -

O jogo que tomará conta dos 30 mil lugares do Roazhon Park de Rennes na sexta será entre dois clubes sedentos por títulos. O Clermont quebrou um jejum histórico de títulos em 2010, quando conquistou o Top 14, mas desde então não ergueu mais nenhuma taça, sofrendo duas derrotas dolorosas em finais da Copa Europeia (2013 e 2015) e ficou com o vice do último Top 14. Já o Racing, de Paris, não é campeão francês desde 1990 e vive o seu auge neste momento, depois da injeção de dinheiro do milionário Jacky Lorenzetti, que levou ao Colombes ninguém menos que Dan Carter.

 

Na atual temporada, os dois clubes se encararam duas vezes, com o Racing levando a melhor e vencendo o Clermont em Paris, por 26 x 20, e em Clermont-Ferrand, onde quase ninguém vence, por 20 x 16. O Clermont vem embalado pela boa campanha no Top 14 e conta com um trio de fundo perigosíssimo, formado com Spedding, Strettle e Abendanon. O time amarelo vem se notabilizando por ditar o ritmo das partidas, contando com Morgan Parra voltando à sua melhor fase. Mas, do lado oposto, o time do técnico Franck Azéma sabe que lidará com um adversário perigosíssimo, que não apenas chegou à final da Champions Cup mas vem mostrando um rugby sólido, com muita força no jogo de contato e perigo na linha, a começar pela condução de Dan Carter.

 

Qualquer instabilidade emocional do Clermont, tão marcante em sua história, não será perdoada pelo Racing, notório por arrancar penais para Carter assegurar os triunfos. Porém, o Clermont fisicamente está inteiro, ao contrário do Racing, que jogou no fim de semana passado – diferente do Clermont – e não teve pausas ao longo da temporada, justamente por ter alcançado a decisão europeia. O jogo será um xadrez decidido em detalhes.

 

banner padrim

 

Cadê o gigante?

A temporada do milionário Toulon vem sendo apagada. Além do fracasso na Champions Cup, o time mais estrelado do mundo sofreu no Top 14 e só cresceu na reta final, quando arrancou e conquistou o segundo lugar, garantindo uma folga no mata-mata. O Montpellier, assim como o Racing, fez uma grande temporada, mas vem desgastado pela maratona de jogos, tendo chegado à final da Challenge Cup e sendo obrigado a passar por um jogo físico contra o Castres na semana passada.

 

Neste ano, os dois times duelaram duas vezes, com o Toulon atropelando em casa por 52 x 8, enquanto em Montpellier a vitória foi dos azuis por 36 x 21. Os dois elencos têm recheio, em especial no comando, com o embate muito aguardado entre Bernard Laporte, do Toulon ex treinador da França, e o sul-africano campeão do mundo em 2007 com os Sprinboks Jake White, ambos conhecidos pelo gosto pelo rugby de contato que colocam em seus times.

 

De um lado, estará a necessidade de justificar os investimentos e os craques do Toulon. Do outro, um Montpellier sonhando com seu primeiro título, e com cacife para isso. Destaque para o embate nas terceiras linhas, entre Gorgodze, Lobbe e Vermeulen, do lado vermelho, contra Ouedraogo, Qera e Spies, do lado azul, e nos sistemas criativos, com o embate entre Matt Giteau, pelo Toulon, e François Steyn, pelo Montpellier. Quem ganha?

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Semifinais

clermont copy copyversus(14)Racing

Dia 17/06, 15h45: Clermont x Racing, em Rennes – TV5 Monde AO VIVO

 

Toulon copyversus(14)Montpellier logo novo copy

Dia 18/06, 15h45: Toulon x Montpellier, em Rennes – TV5 Monde AO VIVO

 

*Horários de Brasília