Colômbia é campeã do Sul-Americano B!

Muito rugby nas Américas e na Europa nesse fim de semana, com a largada do Americas Pacific Challenge, a final do Sul-Americano B e o andamento do Europeu Feminino e da Rugby Europe Conference 2.

 

Colômbia é tri!

Não tem para ninguém no segundo escalão sul-americano. Pelo terceiro ano seguido, e pela quarta vez na história, a Colômbia subiu no lugar mais alto do Sul-Americano B e garantiu mais uma vez o direito de tentar um lugar na elite do continente. Os Tucanos encararam seus vizinhos venezuelanos e garantiram uma tranquila vitória por 35 x 10, que assegurou a Colômbia na repescagem contra o México pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, no próximo dia 29 deste mês, em Medellín (Colômbia). Quem vencer esse duelo irá encarar o Paraguai, fora de casa, em novembro, na fase seguinte das Eliminatórias, valendo também como Repescagem de Promoção para o Sul-Americano A de 2017.

 

No outro embate do encerramento do Sul-Americano B, o Peru se despediu do torneio em casa com vitória contundente sobre o Equador, 65 x 5, garantindo sua permanência. O Equador terá que enfrentar novamente a Repescagem de Promoção e Rebaixamento contra o campeão do Sul-Americano C, que será disputado em dezembro ainda.

 

sudamerica rugby logo2rwc 2019

Campeonato Sul-Americano B 2016 – em Lima, Peru

Peru 65 x 05 Equador

Colômbia 35 x 10 Venezuela

 

SeleçãoPJVED
Colômbia93300
Venezuela63201
Peru33102
Equador03003

– Vitória = 3 pontos;
– Empate = 1 ponto;
– Derrota = 0 pontos;

– O campeão garante vagas na Repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 contra o México
– Último colocado disputará Repescagem contra o Rebaixamento contra o campeão do Sul-Americano C

 

Um começo espetacular para o Americas Pacific Challenge

Em Montevidéu, foi dada a largada no sábado para o novo Americas Pacific Challenge, torneio entre seleções de desenvolvimento de potências das Américas e Oceania. E um dilúvio de tries foi visto nos três jogos, com as equipes apostando em um rugby ofensivo e dinâmico, sem cautela, aproveitando o caráter experimental da competição. O Uruguai encheu os olhos de sua torcida produzindo um jogo brilhante contra Samoa. Os Charruas cravaram 5 tries, sendo 2 penal tries impostos por seu poderoso pack mesmo diante de um time tão forte fisicamente como Samoa. Mas, os samoanos cruzaram o in-goal seis vezes, com o imparável Peleseuma cravando dois tries. A vitória, no entanto, foi selada somente com um penal no lance final que Faapale aproveitou para dar a vitória por 44 x 42 para os samoanos.

 

A Argentina XV fez sua parte também batendo o Canada “A” por 56 x 29, em jogo de 8 x 4 em tries. Destaque para o oitavo Macome, que cravou seu hat-trick (3 tries) para os argentinos. Já na partida apitada pelo brasileiro Ricardo Sant’Anna, Fiji Warriors passou pelo USA Selects por 61 x 12, em grande demonstração de força. Foram 10 tries para os fijianos, incluindo dois do ótimo oitavo Eremasi Radrodro.

 

Os times voltam a campo no dia 12, com Samoa “A” x Fiji Warriors, Argentina XV x Uruguai “A” e USA Selects x Canada “A”.

 

World_Rugby_Pacific_Challenge_logo

Americas Pacific Challenge – em Montevidéu, Uruguai

Argentina XV 56 x 29 Canada “A”

Fiji Warriors 62 x 12 USA Selects

Samoa “A” 44 x 42 Uruguai “A”

 

Mais estreias na Europa

Enquanto isso, a Europa vivia mais estreias na quarta divisão da Rugby Europe (quinta divisão continental, levando em conta o Six Nations), a Conference 2. Pelo Grupo Sul, a Áustria derrotou a Bósnia por 29 x 22, enquanto pelo Grupo Norte a Noruega levou a melhor sobre a Finlândia em dérbi nórdico, 48 x 31, ao passo que a Hungria chegou à sua segunda vitória batendo a Dinamarca, 25 x 13. O detalhe para agora foi a adoção do sistema de ponto bônus francês pela Rugby Europe. Agora, o bônus ofensivo é dada apenas para a equipe que vence o jogo somando 3 ou mais tries que seu oponente (e não mais para quatro tries marcados).

 

rugby europe copyrwc 2019

Rugby Europe Conference 2 – Grupo Norte – 4ª divisão da Rugby Europe – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019

Hungria 25 x 13 Dinamarca, em Esztergom

Noruega 48 x 31 Finlândia, em Oslo

 

SeleçãoJogosPontos
Hungria209
Finlândia205
Dinamarca205
Noruega204
Estônia200

 

Rugby Europe Conference 2 – Grupo Sul – 4ª divisão da Rugby Europe – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019

Áustria 29 x 22 Bósnia-Herzegóvina, em Viena

 

SeleçãoJogosPontos
Eslovênia105
Áustria104
Turquia000
Bósnia-Herzegóvina100
Sérvia100

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto

– Campeão será promovido à Conference 1 (3ª divisão);
– O pior último colocado entre os grupos Norte e Sul será rebaixado para a Development Cup (5ª divisão).

 

Espanha e Holanda decidirão o título feminino

Em Madri, o Europeu Feminino de XV, torneio entre as seleções que não jogam o Six Nations, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2017, já conheceu suas finalistas. A Espanha carimbou sua vaga atropelando a República Tcheca, 97 x 0, ao passo que a Holanda emergiu vitoriosa sobre a Rússia em jogo difícil, 22 x 17, com as russas colocando várias atletas do sevens para jogarem XV. Quem vencer o duelo entre Espanha e Holanda irá encarar no fim do ano a Escócia, última colocada do Six Nations Feminino de 2016, valendo a última vaga europeia no Mundial.

 

rugby europerwc womens 2017

Campeonato Europeu Feminino – em Madri, Espanha / Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2017

2ª rodada

Rússia 17 x 22 Holanda

Espanha 97 x 00 República Tcheca

 

3ª rodada – Quarta-feira, dia 12 de outubro

Bélgica x República Tcheca

Rússia x Suíça

 

Sábado, dia 15 de outubro

Final – Espanha x Holanda

Comentários