Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Um jogo de tirar o fôlego em Twickenham. Inglaterra e Gales se encararam na partida que todos consideravam a decisão antecipada do Six Nations. Para os ingleses, a vontade de dar o troco sobre os rivais da eliminação da Copa do Mundo e a possibilidade de conquistar a Tríplice Coroa alimentavam as expectativas, enquanto para Gales era a liderança e as chances de título que estavam em jogo. A Inglaterra dominou quase a partida inteira, mas sofreu a reação galesa no fim, com muito drama, resistindo para garantir a vitória por 25 x 21! A Inglaterra está viva, é dona da Tríplice Coroa e está a um empate com a França do título do Six Nations.

 

O primeiro tempo foi de domínio absoluto dos donos da casa, que foram superiores no jogo de contato, levaram vantagem nos rucks e Youngs, Ford e Farrell conseguiram dar boa fluidez às ações no ataque. E logo no primeiro ataque a Inglaterra mostrou sua gana, com Mike Brown arrancando e Ben Youngs mergulhando no desequilíbrio para o que seria o primeiro try. Porém, o camisa 9 não conseguiu o apoio, em lance confuso.

- Continua depois da publicidade -

 

O placar foi aberto aos 9′, com Farrell arrematando penal para a Rosa. Nesse momento, o pack inglês já exercia grande pressão sobre os vermelhos, que tinham dificuldade em deter os avanços ingleses. Aos 14′, foi a vez de Dan Cole quebrar a defesa visitante e cair para mais um try inconclusivo e invalidado pelo TMO. Vunipola e Itoje seguiram levando à terceira linha galesa um belo pesadelo, Farrell chutou dois penais certeiros, aos 18′ e aos 20′ e, finalmente, o domínio da Rosa fez efeito, com Itoje rompendo a defesa, arrastando três atletas consigo e servindo Brown, que deixou para Watson arrancar e fazer o primeiro try da peleja, aos 31′.

 

Apenas no fim da primeira etapa Gales teve uma boa chance, nascido a partir de um bom scrum emplacado pelos vermelhos. Mas, Itoje destruiu a aão e o placar foi para o intervalo em 16 x 0 para os brancos. Pela primeira vez na história do Six Nations moderno Gales terminou o primeiro tempo contra a Inglaterra sem somar pontos. Nas formações, Gales tinha mais força no scrum, enquanto o lateral era melhor do lado da casa.

 

Gales voltou melhor para o segundo tempo, com Jamie Roberts em bom momento, criando para o time, que viveram um primeiro tempo sem vida no jogo aberto. Mas, foi Farrell que mexeu primeiro no marcador, com mais um penal. A indisciplina já começava a punir seriamente os Dragões. A reação, no entanto, veio, aos 54′, Ford tendo seu chute bloqueado após lateral por Dan Biggar, que marcou o primeiro try vermelho no jogo.

 

A Inglaterra não sentiu de imediato o try galês, fez algumas alterações no time – como a entrada de Tuilagi – e novamente seu contra-ruck funcionou, com dois penais sendo arrancados em sequência para Farrell aumentar a vantagem. Contudo, a maré virou de vez aos 71′, com Cole recebendo amarelo. Gales crescendo e dominou por completo o fim do jogo – encerrando a partida inclusive com mais posse e território. Aos 73′, Liam Williams quebrou a defesa inglesa, serviu Jonathan Davies com belo offload, que entregou para George North anotar o segundo try galês no jogo, deixando tudo em aberto. Quando Gales deixou de lado sem “Warrenball” físico (em alusão ao técnico Warren Gatland) e abriu o jogo encontrou espaço para a reação. E tinha mais dos galeses. Aos 76′, com a Inglaterra já perdida defensivamente, Rhys Webb (de volta aos gramados) abriu para Faletau, que inventou o espaço para o terceiro try dos visitantes. No fim, pressão total galesa, mas o try da vitória não saiu e os 6 penais batidos por Farrell fizeram a diferença. No lance final, Tuilagi deu o tackle decisivo em North.

 

Inglaterra 25, Gales, atrasado na reação, 21, e 25ª Tríplice Coroa (Triple Crown) para os ingleses na história. O triunfo veio, graças a 40 minutos péssimos de Gales e seu muitos penais cometidos, mas no fim do jogo os ingleses deixaram dúvidas quanto à estabilidade do time, por cair de rendimento físico no segundo tempo e deixar de criar jogadas.

 

Com a vitória, o time do técnico Eddie Jones vai à partida final contra a França, em Paris, no dia 19, precisando de apenas um empate para ser campeão, mas buscando a vitória para conquistar seu primeiro Grand Slam desde 2003 – melhor forma impossível para superar o trauma da eliminação em casa na primeira fase da última Copa do Mundo. Gales já está fora da briga pelo título e encerra sua campanha recebendo a Itália no mesmo dia.

 

Amanhã, a França visita a Escócia e um empate ou uma derrota francesa dão o título antecipadamente à Inglaterra.

 

rfu25versus(14)21gales

Inglaterra 25 x 21 Gales, em Londres

Árbitro: Craig Joubert (África do Sul)

 

Inglaterra

Try: Watson

Conversão: Farrell (1)

Penais: Farrell (6)

15 Mike Brown, 14 Jack Nowell, 13 Jonathan Joseph, 12 Owen Farrell, 11 Anthony Watson, 10 George Ford, 9 Ben Youngs, 8 Billy Vunipola, 7 James Haskell, 6 Chris Robshaw, 5 George Kruis, 4 Maro Itoje, 3 Dan Cole, 2 Dylan Hartley (c), 1 Joe Marler.

Suplentes: 16 Luke Cowan-Dickie, 17 Mako Vunipola, 18 Kieran Brookes, 19 Joe Launchbury, 20 Jack Clifford, 21 Danny Care, 22 Manu Tuilagi, 23 Elliot Daly.

 

Gales

Tries: Biggar, North e Faletau

Conversões: Priestland (2) e Biggar (1)

15 Liam Williams, 14 Alex Cuthbert, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 George North, 10 Dan Biggar, 9 Gareth Davies, 8 Taulupe Faletau, 7 Sam Warburton (c), 6 Dan Lydiate, 5 Alun Wyn Jones, 4 Bradley Davies, 3 Samson Lee, 2 Scott Baldwin, 1 Rob Evans

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Paul James, 18 Tomas Francis, 19 Luke Charteris, 20 Justin Tipuric, 21 Rhys Webb, 22 Rhys Priestland, 23 Gareth Anscombe.

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra510
Gales57
Irlanda55
Escócia54
França54
Itália50
Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Foto: ©INPHO/James Crombie