Começou a Currie Cup sul-africana!

A primeira rodada da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, foi realizada nesse fim de semana, com os visitantes levando a melhor. Apenas o humilde Mpumalanga Pumas venceu em casa, derrotando o Natal Sharks na zebra da semana. Western Province, Blue Bulls e Golden Lions venceram e muito bem, com bônus.

 

Pumas e Sharks fizeram um jogão em Nelspruit, com o asa Marnus Schoeman se destacando com dois dos três tries do time da casa. Lionel Cronje, Heimar Williams e Daniel du Preez fizeram os tries do desfalcado Sharks, insuficientes perante os chutes precisos de JC Roos, abertura dos Pumas, que selou a vitória de sua equipe em 33 x 24.

 

O atual campeão Western Province largou devastador, fazendo 43 x 19 no Griquas, com direito a dois tries de Seabelo Senatla. Já o Lions anotou 51 x 14 sobre o Kings, contando com três tries do asa Kwagga Smith, da seleção de sevens. Por fim, o Bulls derrotou o Cheetahs no clássico da rodada por um placar avassalador na casa do oponente: 57 x 19, na performance mais impressionante da jornada. François Hougaard foi o nome do jogo dos Touros, com dois tries e muitas assistência, enquanto Ulengo, Stegmann, Gelant e Ismaiel deixaram seus tentos.

 

Expansão em 2016?

Nesta semana, notícias vieram da imprensa sul-africana, ainda sem confirmação oficial, que a Currie Cup será expandida no ano que vem para 18 equipes, ao passo que a Vodacom Cup, a copa sul-africana que ocorre no primeiro semestre, em paralelo com o Super Rugby, será extinta. Com a expansão, a Currie Cup teria uma primeira fase no primeiro semestre, paralela ao Super Rugby, portanto, sem os atletas mais destacados do país, e uma fase final no segundo semestre, após o Super Rugby, já com a participação todos os jogadores disponível, à exceção daqueles convocados para os Springboks no Rugby Championship. Além das atuais 14 equipes sul-africanas – as 8 da primeira divisão e as 6 da segunda divisão – deverão participar da Currie Cup 2016 as seleções de Namíbia, Quênia e Zimbábue, e uma 18ª equipe ainda desconhecida, que poderia ser da Argentina.

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup 2015 – Campeonato Sul-Africano

Griquas 19 x 43 Western Province, em Kimberley

Mpumalanga Pumas 33 x 24 Natal Sharks, em Nelspruit

Eastern Province Kings 14 x 51 Golden Lions, em Porto Elizabeth

Free State Cheetahs 19 x 57 Blue Bulls, em Bloemfontein

 

Equipe Cidade Filiação no Super Rugby Jogos Pontos
Golden Lions Joanesburgo Lions 10 47
Blue Bulls Pretória Bulls 10 39
Western Province Cidade do Cabo Stormers 10 35
Free State Cheetahs Bloemfontein Cheetahs 10 24
Natal Sharks Durban Sharks 10 22
Mpumalanga Pumas Nelspruit Lions 10 17
Eastern Province Kings Porto Elizabeth Kings 10 12
Griquas Kimberley Cheetahs 10 08

 

Comentários