Começou a Currie Cup sul-africana!

A primeira rodada da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, foi realizada nesse fim de semana, com os visitantes levando a melhor. Apenas o humilde Mpumalanga Pumas venceu em casa, derrotando o Natal Sharks na zebra da semana. Western Province, Blue Bulls e Golden Lions venceram e muito bem, com bônus.

 

Pumas e Sharks fizeram um jogão em Nelspruit, com o asa Marnus Schoeman se destacando com dois dos três tries do time da casa. Lionel Cronje, Heimar Williams e Daniel du Preez fizeram os tries do desfalcado Sharks, insuficientes perante os chutes precisos de JC Roos, abertura dos Pumas, que selou a vitória de sua equipe em 33 x 24.

 

O atual campeão Western Province largou devastador, fazendo 43 x 19 no Griquas, com direito a dois tries de Seabelo Senatla. Já o Lions anotou 51 x 14 sobre o Kings, contando com três tries do asa Kwagga Smith, da seleção de sevens. Por fim, o Bulls derrotou o Cheetahs no clássico da rodada por um placar avassalador na casa do oponente: 57 x 19, na performance mais impressionante da jornada. François Hougaard foi o nome do jogo dos Touros, com dois tries e muitas assistência, enquanto Ulengo, Stegmann, Gelant e Ismaiel deixaram seus tentos.

 

Expansão em 2016?

Nesta semana, notícias vieram da imprensa sul-africana, ainda sem confirmação oficial, que a Currie Cup será expandida no ano que vem para 18 equipes, ao passo que a Vodacom Cup, a copa sul-africana que ocorre no primeiro semestre, em paralelo com o Super Rugby, será extinta. Com a expansão, a Currie Cup teria uma primeira fase no primeiro semestre, paralela ao Super Rugby, portanto, sem os atletas mais destacados do país, e uma fase final no segundo semestre, após o Super Rugby, já com a participação todos os jogadores disponível, à exceção daqueles convocados para os Springboks no Rugby Championship. Além das atuais 14 equipes sul-africanas – as 8 da primeira divisão e as 6 da segunda divisão – deverão participar da Currie Cup 2016 as seleções de Namíbia, Quênia e Zimbábue, e uma 18ª equipe ainda desconhecida, que poderia ser da Argentina.

 

CurrieCupLogo-300x236

ABSA Currie Cup 2015 – Campeonato Sul-Africano

Griquas 19 x 43 Western Province, em Kimberley

Mpumalanga Pumas 33 x 24 Natal Sharks, em Nelspruit

Eastern Province Kings 14 x 51 Golden Lions, em Porto Elizabeth

Free State Cheetahs 19 x 57 Blue Bulls, em Bloemfontein

 

EquipeCidadeFiliação no Super RugbyJogosPontos
Golden LionsJoanesburgoLions1047
Blue BullsPretóriaBulls1039
Western ProvinceCidade do CaboStormers1035
Free State CheetahsBloemfonteinCheetahs1024
Natal SharksDurbanSharks1022
Mpumalanga PumasNelspruitLions1017
Eastern Province KingsPorto ElizabethKings1012
GriquasKimberleyCheetahs1008

 

Comentários