Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse sábado será dada a largada também para o Rugby Europe Championship, informalmente chamado de “Six Nations B”, a competição que envolve os melhores times abaixo do Six Nations europeu. Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Alemanha e Bélgica se enfrentarão ao longo de cinco rodadas, entre os dias 11 de fevereiro e 19 de março.

 

O torneio era chamado de “Europeu de Nações” até o ano passado e ganhou novos ares em 2017, com um novo sistema de rebaixamento e promoção para o Rugby Europe Trophy (o “Six Nations C”) sendo implementado. A partir de agora, todo ano o último colocado do Championship terá que enfrentar uma repescagem contra o campeão do Trophy, valendo a permanência na competição.

- Continua depois da publicidade -

 

Mas haverá algo mais em disputa em 2017. A soma das temporadas 2017 e 2018 valerá como as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. O melhor time entre Romênia, Rússia, Espanha, Alemanha e Bélgica conquistará vaga na Copa do Mundo, ao passo que o segundo melhor time entre eles irá encarar as disputas das Repescagens: o primeiro jogo é um duelo contra o melhor time europeu das divisões inferior, seguido de partidas de ida e volta contra o terceiro colocado do Pacific Tri Nations (Fiji, Samoa ou Tonga), valendo vaga no Mundial. Em caso de derrota, o time europeu terá uma segunda chance encarando uma segunda Repescagem contra equipes das Américas, África e Ásia.

 

E a Geórgia? Os georgianos já conquistaram vaga na Copa do Mundo de 2019, por terem encerrado a Copa do Mundo de 2015 entre os 12 melhores da competição. Com isso, as partidas envolvendo a Geórgia não contarão para as Eliminatórias.

 

Quem são os favoritos?

Os Lelos, isto é, a Geórgia é a grande favorita ao título, depois de ter conquistado a taça nos últimos 6 anos. A última vez que os Lelos deixaram escapar o título foi em 2010, quando a Romênia conquistou a competição pela última vez. Desde então, os romenos foram vices cinco vezes, ao passo que a Espanha terminou com o segundo lugar uma vez.

 

A Geórgia vem aproveitando o Rugby Europe Championship para testar muitos jogadores nas partidas contra as seleções menores, mas costuma colocar força máxima contra seus dois grandes rivais, Romênia e Rússia. Dona de uma pack de forwards invejável, a Geórgia vem defendendo com sucesso longas invencibilidades.

 

A Romênia (os “Carvalhos”) é a grande favorita ao segundo lugar e à conquista da vaga direta na Copa do Mundo de 2019. Os romenos também baseiam seu jogo no pack, mas, assim como os georgianos, vem evoluindo no jogo aberto. Rússia (os “Ursos”) e Espanha (os “Leões”) são as seleções mais fortes na perseguição aos romenos, ambos possuindo qualidade em suas linhas. Os russos têm leve vantagem sobre os espanhois e esperam capitalizar sobre o sucesso relativo de seus clubes na Challenge Cup.

 

A Alemanha é a quinta força, em franca evolução, tendo provado sua condição de possível surpresa ao bater o Uruguai nos amistosos de novembro, o que permite aos alemães até sonharem com a Repescagem. Porém, a Alemanha jamais derrotou a Rússia e venceu a Espanha somente uma vez, em 2006. Recém promovida, no lugar do rebaixado Portugal, a Bélgica é a equipe em tese mais fraca, que deverá se focar na luta contra o rebaixamento. Os belgas, contudo, não fizeram nada feio na última vez que estiveram no torneio, em 2013-2014, tendo empatado com a Espanha e perdido por apenas 4 pontos para a Geórgia.

 

Onde posso assistir ao Rugby Europe Championship? Todos os jogos terão transmissão ao vivo online. Clique aqui.

 

1ª rodada

Dia 11/02 – Alemanha x Romênia, em Offenbach

Dia 11/02 – Bélgica x Geórgia, em Bruxelas

Dia 11/02 – Espanha x Rússia, em Madri

 

2ª rodada

Dia 18/02 – Romênia x Espanha, em Iasi

Dia 18/02 – Bélgica x Rússia, em Bruxelas

Dia 19/02 – Geórgia x Alemanha, em Rustavi

 

3ª rodada

Dia 04/03 – Rússia x Romênia, em Sochi

Dia 04/03 – Alemanha x Bélgica, em Offenbach

Dia 04/03 – Espanha x Geórgia, em Medina del Campo

 

4ª rodada

Dia 11/03 – Alemanha x Espanha, em Colônia

Dia 11/03 – Bélgica x Romênia, em Bruxelas

Dia 11/03 – Geórgia x Rússia, em Tblisi

 

5ª rodada

Dia 18/03 – Espanha x Bélgica, em Madri

Dia 19/03 – Rússia x Alemanha, em Sochi

Dia 19/03 – Romênia x Geórgia, em Bucareste

 

2017

XV

Six Nations: Inglaterra, Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália

Rugby Europe

1ª divisão – Championship: Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Alemanha e Bélgica

2ª divisão – Trophy: Portugal, Ucrânia, Moldávia, Holanda, Polônia e Suíça

3ª divisão – Conference 1

Grupo Norte: Suécia, República Tcheca, Lituânia, Letônia e Luxemburgo

Grupo Sul: Croácia, Malta, Israel, Andorra e Chipre

4ª divisão – Conference 2

Grupo Norte: Hungria, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Estônia

Grupo Sul: Áustria, Eslovênia, Sérvia, Bósnia e Turquia

5ª divisão – Development Cup*: Bulgária, Eslováquia, Montenegro, Bielorrússia e Grécia

Sem divisão: Mônaco, Azerbaijão, Islândia, Liechtenstein, San Marino e Armênia

 

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 – Repescagem Europeia

Jogo 1 – Dia 27/05/2017 – Campeão da Conference 1 2016-17 x Campeão da Conference 2 2016-17

Jogo 2 – Novembro/2017 – Campeão do Trophy 2016-17 x Vencedor do Jogo 1

Jogo 3 – Abril-Maio/2018 – 3º colocado do Championship 2017-18 x Vencedor do Jogo 2

 

*Development Cup não conta para as Eliminatórias

 

Lista de campeões (desde 2000)

1 – Geórgia – 9 títulos

2 – Romênia – 4 títulos

3 – Portugal – 1 título

 

Foto: Geórgia x Romênia 2015 – Rugby Europe