Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Acabou a primeira fase da Champions Cup europeia e no próximo fim de semana começará o Six Nations. Mas, e neste último fim de semana de janeiro, o que rolou? As grandes ligas europeias, é claro. E no PRO12 ítalo-celta, enquanto os gigantes irlandeses Leinster, Munster e Ulster ainda digerem suas eliminações na Copa Europeia, quem tem apenas sorrisos é o pequeno Connacht, que, além de estar nas quartas de final da Challenge Cup, assumiu a liderança do PRO12, igualando-se em pontos aos galeses do Scarlets.

 

Foi justamente em duelo com os Scarlets que o Connacht garantiu os pontos que precisava. Os irlandeses jogavam em casa, em Galway, e não deram chances aos galeses, com uma vitória de quatro tries. O primeiro e o segundo foram iguais, com lateral seguido de maul. Jake Heenan completou ambos dentro do in-goal vermelho.

- Continua depois da publicidade -

 

No segundo tempo, o time de Llanelli reagiu com try em velocidade do canadense Van der Merwe. Mas, a força do pack verde falou alto, os galeses foram reduzidos a 13 homens e o Connacht entrou de novo no in-goal por meio de maul, finalizado por Bckley. Aos 64′, Ah You garantiu o quarto e precioso try do bônus. Gareth Owen ainda descontou para os visitantes. Placar final, 30 x 17 para o Connacht.

Leinster se afunda em crise

Após a pior campanha em tempos recentes na Copa Europeia, o Leinster se afundou um pouco mais na última sexta-feira, caindo fora de casa no PRO12 diante do humilde time dos Dragons, em Gales. O primeiro try saiu logo no começo do jogo, com Hewitt finalizando jogada em velocidade dos galeses. Os irlandeses reponderam com try de McGrath, mas os Dragons eram melhores e perderam um try por muito pouco, após erro de recepção dos irlandeses no in-goal. O Leinster foi reduzido a 14 homens pouco depois e Tovey brilhou, fazendo o segundo try galês e ainda um drop goal antes do intervalo. O segundo tempo não teve tries e o Leinster teve mais posse de bola, mas não produziu, parando na defesa da casa. 23 x 13, números finais em Newport.

 

Munster e Ulster foram melhor jogando fora de casa e, mesmo eliminados da Champions Cup, mostraram bom rugby na última rodada europeia para voltarem mais confiantes ao PRO12. Ambos foram à Itália e saíram vitoriosos, como era esperado. O Munster, contudo, sofreu, fazendo apenas 20 x 16 no Zebre, com o segunda linha Mark Chisholm anotando o primeiro e único try do jogo logo no começo. O restante da partida foi tensa, com Haimona chutando 4 penais para os donos da casa, enquanto Keatley arrematou 2 penais, manteve o Munster na frente e, nos instantes finais, arrematou o drop goal da vitória.

 

O Ulster teve a vitória mais tranquila, batendo o Treviso por 32 x 13, com 4 tries no total, todos no segundo tempo, debaixo de névoa, assegurando o bônus ofensivo.



Escoceses sem vitórias

A rodada não foi boa para os escoceses, mas ambos jogaram fora de casa. O Edinburgh caiu em Gales contra o Cardiff Bles, 10 x 3, em embate sem espaços que teve o fullback Dan Fish fazendo o try solitário dos Blues.

 

Já o Glasgow Warriors foi a Swansea pegar o Ospreys, mordido pela eliminação na Copa Europeia. E a partida não decepcionou. Um empate emocionante em 20 x 20, que teve os escoceses indo em vantagem de 13 x 10 ao intervalo, mas sofrendo a igualdade na segunda etapa, com o abertura Sam Davies anotando o try do empate galês. Davies ainda teve o drop goal da vitória nos instantes derradeiros, mas errou.

 

Mogliano vence clássico vêneto na volta do Eccellenza italianopor Giorgio Vuerich
Após a pausa para as copas europeias, o Campeonato Italiano voltou. Na nona roda do Eccellenza, a surpresa foi o Mogliano, que derrotou o Petrarca Padova no clássico vêneto. A primeira etapa fechou em 6 x 0 para Padova, com dois penais de Odiete. No inicio da segunda etapa, o Mogliano chegou ao um try, com Nostran, convertido por Nikora (6×7). Ao 60′,  Nostran  marcou novamente (6×12), mas logo depois o Mogliano virou o placar com o try de Riccioli, convertido por Onori (13×12). Ao 70′, penal de Onori (16×12), ampliando o placar. Contudo, seis minutos depois Nostran fez o terceiro e virou o placar para os pretos do Petrarca (16×17). Mas, nos acréscimos, o penal Onori arrematou o penal da vitória para os azuis.

 

O líder continua sendo o Calvisano, que venceu em Roma por 20×13 os policiais do Fiamme Oro.Já o Rovigo teve vitória fácil contra o Lyons Piacenza, 33×10. Vitória sofrida do lado do San Donà, em casa, sobre o lanterna L’Aquila 28×25. E, no jogo mais disputado, na sexta-feira passada, o Viadana derrotou a Lazio por 18×9  e segue na busca pela zona de classificação.

 

Mas, ainda tem mais de Itália. Na Serie A, a segunda divisão, a primeira fase chegou ao fim, com os três primeiros de cada um dos quatro grupos avançando à fase final na luta pela promoção.
Na primeira fase os 24 times foram divididos em 4 chavas de 6 times, enquanto os três piores de cada grupo lutarão contra o rebaixamento à Serie B.

 

Na luta pela promoção, os doze times foram divididos em duas chaves com seis equipes cada, sendo que apenas o primeiro e o segundo colocados de cada chave garantirão vaga nas semifinais.

 

Estas são as chaves:
Chave A
Accademia FIR (Parma), Brescia (Brescia), Capitolina (Roma), Gran Sasso (L’Aquila), I Medicei, (Firenze), Pro Recco (Recco – Genova).

 

Chave B
Casale (Casale sul Sile – Treviso), Colorno (Colorno –  Parma), CUS Verona (Verona),  Reggio (Reggio Emilia),  Tarvisium (Treviso), Vicenza (Vicenza).

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Dragons 23 x 13 Leinster

Connacht 30 x 17 Scarlets

Zebre 12 x 16 Munster

Cardiff Blues 10 x Edinburgh

Treviso 13 x 32 Ulster

Ospreys 20 x 20 Glasgow Warriors

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano,

Viadana 18 x 9 Lazio

Rovigo 33 x 10 Lyons Piacenza

Mogliano 19 x 17 Petrarca Padova

L’Aquila 25 x 28 San Donà

Fiamme Oro 13 x 20 Calvisano

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento