Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12 chegou à sua oitava rodada neste fim de semana e com muitos clássicos e uma bela surpresa: o Connacht, que venceu o Munster em Limerick pela primeira vez desde 1986 e segue como líder isolado da competição. O Leinster reagiu dos insucessos na Champions Cup vencendo o clássico contra o Ulster, enquanto o Ospreys segue se recuperando na classificação, agora com vitória em clássico galês contra Cardiff.

 

Connacht, Leinster e Ospreys triunfam nos clássicos

- Continua depois da publicidade -

Jogando em Limerick, o Connacht segue em seu conto de fadas após brilhante vitória sobre o poderoso Munster, em um dos clássicos irlandeses da rodada. Os visitantes começaram muito bem, com o ponta Tiernan O’Halloran achando o espaço entre a defesa do Munster aos 17′ para o primeiro try do jogo. A resposta vermelha foi imediata com try de maul de Niall Scannell, aos 20′. No segundo tempo, os donos da casa pareciam que iriam se impor, quando, aos 65′, Muldoon recebeu amarelo por penal try, deixando os verdes desfalcados e atrás no placar. Contudo, nos minutos derradeiros, Robbie Henshaw fez linda rodada e serviu com offload Bundee Aki para o try da vitória. 18 x 12., quebrando o jejum de quase 30 anos sem vencer no Thomond Park.

 

Já em Dublin, Leinster e Ulster fizeram o clássico das capitais da República da Irlanda e da Irlanda do Norte e quem venceu foi o time da casa, que quebrou a má fase depois de duas derrotas na Copa Europeia. O jogo não foi bom e todos os pontos foram anotados no primeiro tempo, com Sean Cronin fazendo o único try da partida para Leinster. 8 x 3 somente, números finais.

 

Em Swansea, Ospreys e Blues fizeram o clássico galês da rodada e quem venceu foi o time da casa, em outro placar magro, 13 x 6. O primeiro tempo foi muito ruim, com Cardiff fazendo os únicos pontos, indo ao intervalo em 3 x 0. Mas, os Ospreys reagiram no segundo tempo, Sam Davies chutou dois penais com precisão e Alun Wyn Jones fez o único try da partida.



Scarlets, Glasgow e Edinburgh sorrindo

Boa fase também para os Scarlets, de Llanelli, que seguem no Top 4 após vencerem os italianos do Zebre. O jogo não foi uma lavada, mas os galeses triunfaram por 20 x 12, após abrirem 17 x 0 no primeiro tempo, mas caírem de produção na segunda etapa.

 

Os escoceses, por sua parte, também venceram. O Glasgow Warriors recebeu os italianos do Treviso e, assim como o Scarlets, falhou em conquistar o bônus. Vitória magra de 13 x 6, após os alviverdes liderarem em 6 x 0 no primeiro tempo. O oitavo Adam Ashe foi o nome do jogo, fazendo o único try dos Warriors.

 

Por fim, o Edinburgh derrotou os galeses do Dragons em casa por 32 x 13, conquistando seu bônus ofensivo em dia que seus pilares brilharam. WP Nel e Alasdair Dickinson fizeram dois dos quatro tries do time da capital escocesa na partida.



guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Leinster 8 x 3 Ulster

Glasgow Warriors 13 x 6 Benetton Treviso

Edinburgh 32 x 13 Dragons

Ospreys 13 x 6 Cardiff Blues

Munster 12 x 18 Connacht

Scarlets 20 x 12 Zebre

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Rovigo e Calvisano vencem e permanecem no topo do Eccellenzapor Giorgio Vuerich
No Eccellenza italiano, o jogo mais importante da rodada terminou em 34 x 14 para os “Bersaglieri” de Rovigo sobre o Viadana. O primeiro tempo terminou em 9 X 7 para os anfitriões, com dois penais e um drop goal de Basson, e de outro lado um try de Delnevo covertido para McKinley. Na segunda etapa, o try de Khyam Apperley, convertido para McKinley, colocou o Viadana no jogo, mas o Rovigo respondeu com tries de Ferro, Parker, Lubiam e Rodriguez conquistando o ponto de bônus.
Tudo fácil para os campeões do Calvisano, que ganharam do lanterna L’Aquila por 61 x 3, marcando nove tries. Em terceiro lugar na tabela resiste o Petrarca Padova, que ganha no campo do Piacenza por 26 x 9, com quatro tries e bônus na conta.  Já na partida jogada na sexta-feira, a Lazio venceu no campo do San Donà, 28 x 18, dando um duro gole na equipe vêneta, surpresa do ano passado, mas que não faz um bom início nesta temporada.
Por fim, no jogo mais disputado da rodada, Mogliano foi a Roma e ganhou dos policias de Fiamme Oro. Ao 3′ minuto os policias abriram o marcador com um penal de Azzolini. Aos 8′ e aos 13′, Mogliano respondeu com dois penais de Odiete (3×6), e, aos 25′, os vênetos ampliaram com try de Semenzato, convertido para Odiete (3×13). Na segunda etapa, os romanos reduziram com try de Massaro, aos 45′, convertido por Azzolini (10×13). Aos 48′, Odiete converteu penal para Mogliano e, a 7 minutos do fim, o try de Cerqua deu a chance de virada ao Fiamme Oro, mas Azzolini perdeu a conversão e a virada. Fim de jogo, 16 x 15 para Mogliano.

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

San Donà 18 X 28 Lazio
Calvisano 61 X 3 L’Aquila
Fiamme Oro 15 X 16 Mogliano
Rovigo 34 X 14 Viadana
Lyons 9 x 26 Petrarca Padova
ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento