Connacht volta à liderança isolada do PRO12

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo-Celta, tem novo líder! E é o Connacht, que largou o rótulo de cavalo paraguaio para se firmar no topo da liga. O pequeno notável da Irlanda se beneficiou da derrota do Ulster em casa para o Scarlets para pular para a liderança isolada, após 15 rodadas.

 

Grandes jogos na Itália

Em Parma, Zebre e Connacht fizeram um jogão que terminou com triunfo e liderança para os verdes irlandeses. 51 x 34, em partida de uma emocionante avalanche de tries. Matt Healy cravou 3 tries para os irlandeses, enquanto Niyi Adeolokun marcou outros 2 tries para o Connacht. Kieran Marmion ainda fez mais um try para os verdes. Dries van Schalkwyk, Kelly Haimona, Federico Ruzza e Johan Meyer cruzaram o in-goal para os italianos, que saíram de campo pelo menos com um bônus ofensivo.

 

Já em Treviso a torcida local comemorou a segunda vitória de sua equipe na temporada, e a segunda seguida! Ludovico Nitoglia, Filo Paulo e Angelo Esposito anotaram os tries dos vênetos, enquanto Cory Hll e Hallam Amos mantiveram os galeses no páreo até o fim. No lance final, Angus O’Brien arriscou o drop goal que daria a vitória aos Dragons, mas acertou a trave.


Uma vitória para cada lado entre irlandeses e galeses

Em Belfast, o Ulster sofreu duro revés sendo derrotado em casa pelo Scarlets, que voltou a ganhar fôlego na briga pelo título. O fullback Michael Collins correu para o primeiro try galês na primeira etapa, mas o Ulster respondeu com try de Craig Gilroy (um tryzaço, em arrancada desde o meio campo). Collins finalizou outra jogada em velocidade dos Scarlets, mas Luke Marshall antes do intervalo marcou o segundo try irlandês na ponta sob pressão, levando o jogo ao intervalo em 17 x 15 para os anfitriões. O segundo tempo não teve tries, mas a pontaria de Aled Thomas assegurou a vitória galesa. 21 x 20.

 

Já em Cardiff, os Blues seguiram a má fase e caíram diante do Leinster, que, depois do desastre na Copa Europeia, se foca em alcançar a liderança do PRO12. Com try de Isa Nacewa e 3 penais de Madigan, os visitantes se mantiveram na liderança do placar até o fim, mas com try de Navidi aos 75′ os Blues ganharam a esperança da vitória e pressionaram até o fim pelo penal ou drop goal da vitória, mas sem sucesso. Leinster 14 x 13.


Ospreys e Glasgow seguem recuperação

Em Swansea, o Ospreys recebeu o Edinburgh e comemorou sua vitória na luta por um lugar nas semifinais. Após o 13 x 13 no primeiro tempo, os galeses garantiram o triunfo graças ao try do hooker Hooker Otten, o seu primeiro try com a camisa do time. 27 x 13.

 

Por fim, em Glasgow, o Warriors se ergueu sobre o Munster apenas no finzinho. Os irlandeses foram ao intervalo em vantagem de 17 x 14, mas sofreram a virada escocesa com Sila Puafisi fazendo dois tries e Glenn Bryce cruzando o in-goal no apagar das luzes para dar o triunfo a Glasgow, 27 x 24.


Calvisano na liderança do Eccellenza – Por Giorgio Vuerich

O Calvisano, campeão italiano do ano passado, passou sem muito esforço pelo San Donà no estádio Pacifici em San Donà di Piave com a pontuação de 20 x 38. Os vênetos permanecraem na liderança apenas por um punhado de minutos no primeiro tempo, com dois penais de Mortali contra um de Buscema. Aos 15 e aos 29′ os lombardos Giammarioli e Surugiu marcaram dois tries que fecharam o marcador da primeira etapa em 17 x 6 para o Calvisano. No segundo tempo, os aurinegros marcaram três tries com Castelo, Tuivaiti e Di Giulio, enquanto do outro lado Vian e Borean fizeram para os anfitriões.

 

Os policias do Fiamme Oro ganharam em Piacenza dos Lyons. O time de Roma ficou sempre na frente no marcador, mas o jogo foi equilibrado com a alternância de tries e penais ate os 66′, quando quando os hóspedes marcaram o try da segurança com Quartaroli. O placar permaneceu 29 x 16 até a fim do jogo.

 

Em Roma os “Bersaglieri” de Rovigo atropelaram a Lazio com um 50 x 7, marcando oito tries, incluindo seis apenas na segunda etapa. Já o lanterna L’Aquila confirmou que está evoluindo e tornou a vida complicada para Petraca, na primeira metade do jogo , que terminou 5×7 para os convidados.
Na segunda etapa vem a reacção dos ventos, Três tries de Marcato, Bettin e Delfino conseguiram o ponto de bonus e 26 x 7 o placar final.

 

Em Viadana, os anfitriões tiveram a oportunidade de perderem terreno na luta pelo quarto lugar, que garante a vaga pelas semifinais. O jogo foi muito equilibrado até o fim da primeira etapa, quando o Viadana liderava por 16 x 14. No segundo tempo, um penal de Onori virou o placar para os vênetos. Com 3 minutos para o fim, um penal de McKinley deu esperança aos lombardos, mas nos acréscimos o try de Koroi fechou o jogo com a vitoria do Mogliano, colocando uma boa margem sobre o quarto lugar.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Ospreys 27 x 13 Edinburgh

Benetton Treviso 19 x 17 Dragons

Glasgow Warriors 17 x 24 Munster

Cardiff Blues 13 x 14 Leinster

Zebre 34 x 51 Connacht

Ulster 20 x 21 Scarlets

 

Clube País Cidade Jogos Pontos
Leinster Irlanda Dublin 22 73
Connacht Irlanda Galway 22 73
Glasgow Warriors Escócia Glasgow 22 72
Ulster Irlanda Belfast 22 69
Scarlets Gales Llanelli 22 63
Munster Irlanda Limerick/Cork 22 63
Cardiff Blues Gales Cardiff 22 56
Ospreys Gales Swansea 22 55
Edinburgh Escócia Edimburgo 22 54
Dragons Gales Newport 22 26
Zebre Itália Parma 22 24
Benetton Treviso Itália Treviso 22 20

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Lazio 7 x 50 Rovigo

Petrarca Padova 26 x 7 L’Aquila

San Donà 20 x 38 Calvisano

Lyon Piacenza 16 x 29 Fiamme Oro

Viadana 19 x 24 Mogliano

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Rovigo Rovigo 18 75
Calvisano Calvisano 18 72
Petrarca Padova 18 58
Mogliano Mogliano 18 56
Viadana Viadana 18 43
San Donà San Donà 18 43
Fiamme Oro Roma 18 40
Lazio Roma 18 25
Lyons Piacenza 18 14
L’Aquila L’Aquila 18 09

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais;
– 10º lugar – Rebaixamento

Comentários