Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo-Celta, tem novo líder! E é o Connacht, que largou o rótulo de cavalo paraguaio para se firmar no topo da liga. O pequeno notável da Irlanda se beneficiou da derrota do Ulster em casa para o Scarlets para pular para a liderança isolada, após 15 rodadas.

 

Grandes jogos na Itália

- Continua depois da publicidade -

Em Parma, Zebre e Connacht fizeram um jogão que terminou com triunfo e liderança para os verdes irlandeses. 51 x 34, em partida de uma emocionante avalanche de tries. Matt Healy cravou 3 tries para os irlandeses, enquanto Niyi Adeolokun marcou outros 2 tries para o Connacht. Kieran Marmion ainda fez mais um try para os verdes. Dries van Schalkwyk, Kelly Haimona, Federico Ruzza e Johan Meyer cruzaram o in-goal para os italianos, que saíram de campo pelo menos com um bônus ofensivo.

 

Já em Treviso a torcida local comemorou a segunda vitória de sua equipe na temporada, e a segunda seguida! Ludovico Nitoglia, Filo Paulo e Angelo Esposito anotaram os tries dos vênetos, enquanto Cory Hll e Hallam Amos mantiveram os galeses no páreo até o fim. No lance final, Angus O’Brien arriscou o drop goal que daria a vitória aos Dragons, mas acertou a trave.


Uma vitória para cada lado entre irlandeses e galeses

Em Belfast, o Ulster sofreu duro revés sendo derrotado em casa pelo Scarlets, que voltou a ganhar fôlego na briga pelo título. O fullback Michael Collins correu para o primeiro try galês na primeira etapa, mas o Ulster respondeu com try de Craig Gilroy (um tryzaço, em arrancada desde o meio campo). Collins finalizou outra jogada em velocidade dos Scarlets, mas Luke Marshall antes do intervalo marcou o segundo try irlandês na ponta sob pressão, levando o jogo ao intervalo em 17 x 15 para os anfitriões. O segundo tempo não teve tries, mas a pontaria de Aled Thomas assegurou a vitória galesa. 21 x 20.

 

Já em Cardiff, os Blues seguiram a má fase e caíram diante do Leinster, que, depois do desastre na Copa Europeia, se foca em alcançar a liderança do PRO12. Com try de Isa Nacewa e 3 penais de Madigan, os visitantes se mantiveram na liderança do placar até o fim, mas com try de Navidi aos 75′ os Blues ganharam a esperança da vitória e pressionaram até o fim pelo penal ou drop goal da vitória, mas sem sucesso. Leinster 14 x 13.


Ospreys e Glasgow seguem recuperação

Em Swansea, o Ospreys recebeu o Edinburgh e comemorou sua vitória na luta por um lugar nas semifinais. Após o 13 x 13 no primeiro tempo, os galeses garantiram o triunfo graças ao try do hooker Hooker Otten, o seu primeiro try com a camisa do time. 27 x 13.

 

Por fim, em Glasgow, o Warriors se ergueu sobre o Munster apenas no finzinho. Os irlandeses foram ao intervalo em vantagem de 17 x 14, mas sofreram a virada escocesa com Sila Puafisi fazendo dois tries e Glenn Bryce cruzando o in-goal no apagar das luzes para dar o triunfo a Glasgow, 27 x 24.


Calvisano na liderança do Eccellenza – Por Giorgio Vuerich

O Calvisano, campeão italiano do ano passado, passou sem muito esforço pelo San Donà no estádio Pacifici em San Donà di Piave com a pontuação de 20 x 38. Os vênetos permanecraem na liderança apenas por um punhado de minutos no primeiro tempo, com dois penais de Mortali contra um de Buscema. Aos 15 e aos 29′ os lombardos Giammarioli e Surugiu marcaram dois tries que fecharam o marcador da primeira etapa em 17 x 6 para o Calvisano. No segundo tempo, os aurinegros marcaram três tries com Castelo, Tuivaiti e Di Giulio, enquanto do outro lado Vian e Borean fizeram para os anfitriões.

 

Os policias do Fiamme Oro ganharam em Piacenza dos Lyons. O time de Roma ficou sempre na frente no marcador, mas o jogo foi equilibrado com a alternância de tries e penais ate os 66′, quando quando os hóspedes marcaram o try da segurança com Quartaroli. O placar permaneceu 29 x 16 até a fim do jogo.

 

Em Roma os “Bersaglieri” de Rovigo atropelaram a Lazio com um 50 x 7, marcando oito tries, incluindo seis apenas na segunda etapa. Já o lanterna L’Aquila confirmou que está evoluindo e tornou a vida complicada para Petraca, na primeira metade do jogo , que terminou 5×7 para os convidados.
Na segunda etapa vem a reacção dos ventos, Três tries de Marcato, Bettin e Delfino conseguiram o ponto de bonus e 26 x 7 o placar final.

 

Em Viadana, os anfitriões tiveram a oportunidade de perderem terreno na luta pelo quarto lugar, que garante a vaga pelas semifinais. O jogo foi muito equilibrado até o fim da primeira etapa, quando o Viadana liderava por 16 x 14. No segundo tempo, um penal de Onori virou o placar para os vênetos. Com 3 minutos para o fim, um penal de McKinley deu esperança aos lombardos, mas nos acréscimos o try de Koroi fechou o jogo com a vitoria do Mogliano, colocando uma boa margem sobre o quarto lugar.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Ospreys 27 x 13 Edinburgh

Benetton Treviso 19 x 17 Dragons

Glasgow Warriors 17 x 24 Munster

Cardiff Blues 13 x 14 Leinster

Zebre 34 x 51 Connacht

Ulster 20 x 21 Scarlets

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Lazio 7 x 50 Rovigo

Petrarca Padova 26 x 7 L’Aquila

San Donà 20 x 38 Calvisano

Lyon Piacenza 16 x 29 Fiamme Oro

Viadana 19 x 24 Mogliano

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento