Tempo de leitura: 3 minutos

A Copa do Mundo se aproxima e as seleções intensificam suas preparações para o torneio. Nesse sábado, seis seleções não muito badaladas entram em campo pelo que é considerado o terceiro mais forte torneio de seleções do mundo, a Copa das Nações do Pacífico, que, em 2015, contará com quatro rodadas essenciais para  preparação de Fiji, Samoa, Tonga, Japão, Canadá e Estados Unidos para o Mundial. Ao contrário de outros anos, as seis seleções usarão força máxima no torneio e o campeão sairá muito fortalecido mentalmente para o desafio que se avizinha na Inglaterra.

 

A fórmula de disputa é pouco usual, mas não estranha ao mundo do rugby. As seleções foram divididas em dois grupos com três seleções cada e as equipes enfrentam todas as três seleções do outro grupo, mas não fazem nenhum jogo contra seleções de seu grupo. Após três rodadas, os dois times que mais tiverem somado pontos se enfrentam na grande final, sendo que o título poderá ser decidido entre duas seleções que jogaram a primeira fase no mesmo grupo. Complicado? Um pouco, a expectativa de bons jogos anima.

- Continua depois da publicidade -

 

No Grupo A estão Fiji, Canadá e Estados Unidos, ao passo que no Grupo B estão Samoa, Tonga e Japão. Isso significa que Fiji terá pela frente os seus dois grandes rivais do Pacífico Sul, que sempre impõem aos fijianos um desafio físico, especialmente nos scrums, oferecendo um teste precioso a Fiji nesse setor. Já a favorita Samoa e Tonga têm a vantagem de enfrentarem teoricamente dois adversários mais fracos, Canadá e Estados Unidos, que, contudo, terão vantagem de jogarem em casa. De todas as partidas, somente a abertura entre Fiji e Tonga, que ocorre na capital fijiana Suva nesse sábado, é a única partida que não será na América do Norte. O Canadá enfrentará Tonga e Estados Unidos em casa e o Japão na Califórnia, ao passo que os Estados Unidos jogam em seu território diante de Samoa e Tonga, mas pegam os canadenses no país vizinho. Com isso, Japão e Tonga são os mais prejudicados por não atuarem em casa no torneio. A grande final ocorre em Burnaby, subúrbio de Vancouver, no Canadá.

 

world rugby copy

World Rugby Pacific Nations Cup 2015 – Copa das Nações do Pacífico

1ª rodada

Sábado, dia 18 de julho

Fiji x Tonga, em Suva (Fiji)

Canadá x Japão, em San Jose (EUA)

Estados Unidos x Samoa, em San Jose (EUA)

 

2ª rodada

Sexta-feira, dia 24 de julho

Fiji x Samoa, em Sacramento (EUA)

Estados Unidos x Japão, em Sacramento (EUA)

Canadá x Tonga, em Burnaby (Canadá)

 

3ª rodada

Quarta-feira, dia 29 de julho

Estados Unidos x Tonga, em Toronto (Canadá)

Fiji x Japão, em Toronto (Canadá)

Canadá x Samoa, em Toronto (Canadá)

 

Finais

Segunda-feira, dia 03 de agosto

Em Burnaby (Canadá)

 

Lista de campeões da Copa das Nações do Pacífico

1 – Samoa – 3 títulos*

Junior All Blacks – 3 títulos

2 – Japão – 2 títulos*

3 – Fiji – 1 título

New Zealand Maori – 1 título

*2014 teve dois campeões, Samoa e Japão