All Blacks anunciam equipe para a grande final da Copa do Mundo

Steve Hansen anunciou hoje a equipe dos All Blacks que entrará em campo nesse sábado, às 14h00, hora de Brasília, para a final da Copa do Mundo contra a Austrália, em busca de se tornarem os primeiros tricampeões do mundo e a primeira equipe campeã de dois Mundiais seguidos.

 

O elenco da Nova Zelândia será o mesmo que derrotou por 20 x 18 a África do Sul na semifinal, com Richie McCaw como capitão pela segunda final de Mundial seguida. Este é o 13º jogo de Copa do Mundo que McCaw é o capitão, um recorde mundial. Outro mito, Keven Mealamu já conta com 15 vitórias consecutivas em Mundiais, um recorde da competição. Outro atleta que buscará bater recorde é Julian Savea, que no momento soma 8 tries na competição, 3 a mais que o segundo colocado Bryan Habana. Savea igualou o maior número de tries feitos por um atleta em um mesmo Mundial, que é justamente de Habana, em 2007, e Jonah Lomu, em 1999. Entre líderes de estatísticas do Mundial, Kieran Read está no topo dos atletas que mais laterais roubaram até aqui, 6, seguido de Brodie Retallick, com 5.

 

Esta é a primeira vez justamente desde a final da Copa do Mundo de 2011 que a Nova Zelândia não tem alterações na escalação com relação ao jogo anterior. Nada menos que 14 jogadores que estarão em campo poderão entrar o seleto grupo de jogadores que conquistaram a Copa do Mundo duas vezes em suas carreiras. São eles: Keven Mealamu, Owen Franks, Ben Franks, Sam Whitelock, Jerome Kaino, Richie McCaw, Kieran Read, Victor Vito, Dan Carter, Colin Slade, Ma’a Nonu, Conrad Smith, Sonny Bill Williams e Tony Woodcock (que não estará em campo nesta final, mas também será um campeão caso os All Blacks vençam). Apenas os astralianos Phil Kearns, Jason Little, Tim Horan, Dan Crowley e John Eales e o sul-africano Os du Randt têm tal honra.

 

Conrad Smith, Nonu, Woodcock, Mealamu, Owen Franks, Whitelock, Kaino, McCaw e Read também estiveram no XV titular. O maior pontuador da história do rugby mundial, Dan Carter, por sua vez, finalmente jogará sua primeira final.

 

Nova Zelândia 15 Ben Smith, 14 Nehe Milner-Skudder, 13 Conrad Smith, 12 Ma’a Nonu, 11 Julian Savea, 10 Daniel Carter, 9 Aaron Smith, 8 Kieran Read, 7 Richie McCaw (c), 6 Jerome Kaino, 5 Sam Whitelock, 4 Brodie Retallick, 3 Owen Franks, 2 Dane Coles, 1 Joe Moody.

Suplentes: 16 Keven Mealamu, 17 Ben Franks, 18 Charlie Faumuina, 19 Victor Vito, 20 Sam Cane, 21 Tawera Kerr-Barlow, 22 Beauden Barrett, 23 Sonny Bill Williams.

Comentários