Passando a limpo a 1ª rodada da Copa do Mundo

Passada a primeira rodada da Copa do Mundo, vamos passar o olho por alguns dados e notícias interessantes.

 

Quem são os campeões da rodada?

Pontos: 1 Ayumu Goromaru (Japão): 24 / 2 Fred Michalak (França): 19 / 3 Dan Carter (Nova Zelândia): 16
Goromaru iguala o recorde de Tim Horan. com o maior número de pontos em uma mesma partida de Mundial
 

Tries: 1 Cory Allen (Gales): 3 / 2 Mike Brown (Inglaterra) e Gareth Davies (Gales): 2

 

Chutes de penalidade: 1 Fred Michalak (França) e Ayumu Goromaru (Japão): 5 / 3 Dan Carter (Nova Zelândia) e Tusi Pisi (Samoa): 4

 

Assistências para tries: 1 Tusi Pisi (Samoa): 2
 
Corridas: 1 Schalk Burger (África do Sul): 22 / 2 Mike Brown (Inglaterra): 20 / 3 Viliami Ma’afu (Tonga): 19

 

Quebras de linha: 1 Mike Brown (Inglaterra): 6 / 2 Scott Williams (Gales), DTH van der Merwe (Canadá), Tim Nanai-Williams (Samoa), Jared Payne (Irlanda), Cory Allen (Gales) e Hallam Amos (Gales): 3

 

Tackles: 1 Mamuka Gorgodze (Geórgia): 24 / 2 Giorgi Nemsadze (Geórgia): 23 / Viktor Kolelishvilli (Geórgia): 21

 

Turnovers ganhos: 1 Gabiriele Lovobalavu (Fiji), Mamuka Gorgodze (Geórgia), Kieran Read (Nova Zelândia) e Schalk Burger (África do Sul): 4

 

Offloads: 1 Sonny Bill Williams (Nova Zelândia): 11 / 2 Mamuka Gorgodze (Geórgia), Schalk Burger (África do Sul) e Leone Nakarawa (Fiji): 8

 

Chutes: 1 Ayumu Goromaru (Japão): 16 / 2 Tusi Pisi (Samoa): 13 / 3 Jonny Sexton (Irlanda): 12

 

Recordes de público e audiência de TV

A primeira rodada da Copa do Mundo foi marcada por recordes de público e audiência. A TV britânica registrou 10 milhões de telespectadores para a abertura do Mundial entre Inglaterra e Fiji na sexta-feira, o que tornou a partida a maior audiência de um evento esportivo no ano (incluindo todos os jogos de futebol) no Reino Unido.

 

Já a partida entre Nova Zelândia e Argentina quebrou o recorde de público da história da Copa do Mundo de Rugby com nada menos que 89.019 torcedores presentes em Wembley.

 

TMO demais!

A imprensa internacional deu seu recado ao longo da primeira rodada: os árbitros estão usando mais do que deviam o TMO! O fato pode ser observado nesse início de Mundial, com a arbitragem optando por chamar o vídeo ao invés de assumir a responsabilidade em validar tries. O argumento de quem critica o TMO é que 99,99% dos jogos de rugby pelo mundo não têm a tecnologia e que se o World Rugby vem mudando regras para agilizar o jogo os árbitros deveriam seguir a tendência, pois perde-se muito tempo com os vídeos. O campeão do TMO foi o sul-africano Jaco Peyper, com 6 chamadas de vídeo.

 

O World Rugby respondeu hoje às críticas afirmando o que muitos queriam ouvir: que a entidade quer reduzir o tempo perdido com os vídeos.

 

Enfermaria galesa e argentina

Fazer um hat-trick (três tries) numa partida de Copa do Mundo é o sonho de qualquer atleta, e o centro de Gales Cory Allen o realizou na partida contra o Uruguai. Porém, Allen saiu de campo com uma lesão de ligamento e… a Copa acabou para ele. O treinador Warren Gatland não perdeu tempo e convocou seu substituto hoje: Tyler Morgan, do Dragons. Liam Williams, também lesionado, ainda está passando por avaliação.

 

A Argentina também está preocupada, com quatro contundidos após a estreia contra os All Blacks, todos forwards. Guido Petti Pagadizabal, Leonardo Senatore, Agustín Creevy e Juan Martín Fernández Lobbe estão todos sob observação e poderão perder o embate com a Geórgia.

 

Fijiano suspenso

Dominiko Waqaniburot, terceira linha de Fiji, recebeu suspensão de uma semana após tackle perigoso na abertura do Mundial. Com isso, o atleta desfalca Fiji na partida de quarta-feira contra a Austrália.

 

África do Sul cai para o sétimo lugar do ranking mundial; Japão é o 11º

Com a derrota da África do Sul para o Japão, os Springboks conheceram sua pior colocação na história do ranking mundial, caindo para o 7º lugar. O Japão, com a vitória subiu para a 11ª posição, enquanto a Geórgia, que também venceu, subiu e segue melhor que a Itália.

 

PosiçãoPaís
Nova Zelândia
Inglaterra
Austrália
Irlanda
Gales
África do Sul
Escócia
França
Argentina
10ºFiji
11ºJapão
12ºGeórgia
13ºItália
14ºTonga
15ºSamoa
16ºRomênia
17ºEstados Unidos
18ºCanadá
19ºRússia
20ºNamíbia
21ºUruguai
22ºEspanha
23ºQuênia
24ºAlemanha
25ºPortugal
26ºBélgica
27ºHong Kong
28ºCoreia do Sul
29ºChile
30ºHolanda
31ºRepública Tcheca
32ºPolônia
33ºSuíça
34ºMoldávia
35ºUcrânia
36ºBrasil
37ºZimbábue
38ºParaguai
39ºSenegal
40ºSri Lanka
41ºTunísia
42ºCazaquistão
43ºColômbia
44ºUganda
45ºMalta
46ºLituânia
47ºMadagascar
48ºIlhas Cook
49ºTrinidad e Tobago
50ºCosta do Marfim

Comentários