Tempo de leitura: 2 minutos

Para aqueles que seguem o mundo do futebol, o termo “reconhecimento do gramado” soa comum. Esse é o nome dado ao último treino da equipe visitante, feito no campo onde será o jogo, geralmente ocorrendo no dia anterior à partida. O rugby não tem essa tradição, mas conta com uma muita parecida, o “Captain’s Run” (corrida do capitão).

 

No mundo do rugby o termo “Captain’s” pode ser usado para se referir a qualquer atividade organizada ou gerida pelo capitão de uma equipe de rugby, sendo essa uma das muitas atribuições da posição, indo desde uma conferência de imprensa até um evento beneficente.

- Continua depois da publicidade -

 

No caso “Captain’s Run” é o nome dado a qualquer treino organizado pelo capitão do time, geralmente feito na véspera da partida no gramado onde será o jogo. Nesse caso a organização fica totalmente a cargo do capitão que tem o poder de decidir o que será treinado e como, um momento importante para a equipe e um espaço para a construção do grupo.

 

As atividades desse dia variam muito, podendo ser apenas um treino para jogadores específicos, como chutes ou line-out, ou um para todo o grupo. Com a profissionalização e o aumento da popularidade do esporte, esse momento também é a oportunidade para uma entrevista coletiva, sendo geralmente a última dada antes da partida.

 

Na Copa do Mundo da Inglaterra todas as equipes fazem o “Captain’s Run” na véspera da partida no estádio que acontecerá o jogo, geralmente uma de manhã e outra à tarde, e podem escolher como será o treino e se será aberto para imprensa. Os times também devem realizar uma coletiva neste dia, antes ou depois do treino, contendo o capitão, mais um jogador e um membro da comissão técnica, o técnico muitas vezes não comparece ao estádio.

 

Texto por: Diego Gutierrez