Tempo de leitura: 3 minutos

A sexta-feira terá uma partida isolada abrindo a rodada final da Copa do Mundo. Em campo, Nova Zelândia e Tonga, em jogo que vale a primeira posição do Grupo C para os All Blacks e o terceiro lugar para os ‘Ikale Tahi. Porém, muito mais notícias fazem a pauta de assuntos de hoje na Copa do Mundo. Confira!

 

Jacques Burger anuncia aposentadoria da seleção

- Continua depois da publicidade -

Após a derrota para a Geórgia, que rendeu à Namíbia seu primeiro ponto na história dos Mundiais, seu capitão e asa Jacques Burger, ídolo máximo do país, anunciou sua aposentadoria pela seleção. Agora, Burger atuará apenas pelos Saracens. Mas, sai dos Welwitschias com a cabeça em pé.

 

Alesana Tuilagi suspenso por cinco semanas

O ponta e trator de Samoa Alesana Tuilagi recebeu cinco semanas de suspensão após ser julgada culpado de uma joelhada no japonês Harumichi Tatekawa. As imagens tornaram polêmica a decisão, pois Tuilagi estava correndo no momento da colisão.

 

Absolvidos!

Outros dois julgamentos foram realizados e os atletas foram absolvidos. Campese Ma’afu, de Fiji, e Frans Malherbe, da África do Sul, não receberam punições após serem citados. O romeno Mihai Macovei e o namibiano Renaldo Bothma são as próximos que serão julgados.

 

Nova Zelândia joga para entrar em alta no mata-mata

Os All Blacks se despedem da primeira fase do Mundial em duelo da Oceania contra Tonga. Para a partida que será iniciada com um aguardado duelo entre a haka neozelandesa e o sipi tau tonganês a Nova Zelândia não contará com Richie McCaw poupado para se recuperar de um problema no quadril, dando lugar a Sam Cane. Com isso, a capitania será de Kieran Read. McCaw é uma das seis mudanças no time do técnico Steve Hansen com relação à vitória pouco convincente sobre a Geórgia. Brodie Retallick, na segunda linha, também ganha uma folga para a entrada de Luke Romano, enquanto os dois pilares foram mudados, dando nova chance para Tony Woodcock e Owen Franks formarem juntos. Na linha, os homens de preto têm os retornos de Ma’a Nonu e Milner-Skudder, enquanto Savea e Naholo trocam de lado entre si nas pontas. Tonga, por outro lado, teve apenas uma troca no elenco que bateu a Namíbia, com Latiume Fosita entrando no centro no posto de Sione Piukala.

 

Posição a posição é inegável a superioridade dos All Blacks que só com um desastre perdem a partida. Apesar de pontas muito perigosos, Tonga é uma seleção que tem dificuldades em impor um ritmo acelerado ao jogo e defender contra uma seleção de velocidade, como podem ser os neozelandeses, sobretudo com Milner-Skudder em campo. Para Tonga, o jogo que mais interessa é de base, no contato, como o que a Geórgia fez contra os All Blacks. Para a Nova Zelândia, quando mais acelerado for o jogo, mais rapidamente o placar se alargará. O objetivo está, antes de mais nada, conseguir uma vitória tranquila sem ter perdas no elenco para o mata-mata. O risco do jogo contra Tonga é a força do tackle dos polinésios. Cabeça dividida para os neozelandeses.

 

all blacks(8)versus(14)tonga copy

16h00 – Nova Zelândia x Tonga, em Newcastle – ESPN AO VIVO

Árbitro: John Lacey (Irlanda)

Assistentes: JP Doyle (Irlanda) e Marius Mitrea (Itália) / TMO: Graham Hughes (Inglaterra)

 

Nova Zelândia: 15 Ben Smith, 14 Nehe Milner-Skudder, 13 Conrad Smith, 12 Ma’a Nonu, 11 Waisake Naholo, 10 Daniel Carter, 9 Aaron Smith, 8 Kieran Read (c), 7 Sam Cane, 6 Jerome Kaino, 5 Sam Whitelock, 4 Luke Romano, 3 Owen Franks, 2 Dane Coles, 1 Tony Woodcock.

Suplentes: 16 Keven Mealamu, 17 Wyatt Crockett, 18 Ben Franks, 19 Brodie Retallick, 20 Liam Messam, 21 Tawera Kerr-Barlow, 22 Beauden Barrett, 23 Sonny Bill Williams.

 

Tonga: 15 Vungakoto Lilo, 14 Telusa Veainu, 13 Siale Piutau, 12 Latiume Fosita, 11 Fetu’u Vainikolo, 10 Kurt Morath, 9 Sonatane Takulua, 8 Viliami Ma’afu, 7 Nili Latu (c), 6 Sione Kalamafoni, 5 Joseph Tuineau, 4 Tukulua Lokotui, 3 Halani Aulika, 2 Elvis Taione, 1 Soane Tonga’uiha.

Suplentes: 16 Paula Ngauamo, 17 Sona Taumalolo, 18 Sila Puafisi, 19 Steve Mafi, 20 Jack Ram, 21 Samisoni Fisilau, 22 Viliami Tahitua, 23 Will Helu.

 

Histórico: 4 jogos e 4 vitórias da Nova Zelândia. Último jogo: Nova Zelândia 41 x 10 Tonga, em 2011 (Copa do Mundo).

 

*Horário de Brasília

 

SeleçãoJogos 2014-16Pontos 2015-16Pontos 2014-16
Luxemburgo82036
Eslovênia81428
Sérvia81018
Áustria80511
Dinamarca80508