Tempo de leitura: 5 minutos

A Copa do Mundo teve uma pausa nesta segunda-feira, mas retorna amanhã com uma partida isolada, entre Tonga e Namíbia, pelo Grupo C. Porém, as notícias não param, com baixas importantes por lesão em várias seleções protagonistas e o novo ranking mundial, com Gales no segundo lugar. Hora de ficar por dentro das notícias e conferir nossa prévia para o jogo de terça!

 

Nemani Nadolo é suspenso

- Continua depois da publicidade -

O mamute fijiano Nemani Nadolo, destaque da seleção de seu país, recebeu suspensão de uma semana por tackle perigosa na última partida de Fiji contra a Austrália. Com a decisão, o ponta não enfrentará Gales no dia 1º de outubro.

 

Billy Vunipola diz adeus ao Mundial

A partida contra Gales foi mesmo cruel para a Inglaterra. Além da derrota, a Rosa lamentou a lesão do terceira linha Billy Vunipola, que rompeu os ligamentos do joelho e foi cortado da Copa do Mundo. Para seu lugar, Stuart Lancaster convocou o veterano Nick Easter, do Harlequins, de 37 anos, vice-campeão mundial em 2007, com um total 51 jogos pela Rosa.

 

James Hook é convocado para Gales

Gales também teve o que lamentar após a rodada. O jovem ponta Hallam Amos e o centro Scott Williams sofreram lesões no ombro e no joelho, respectivamente, e fora da Copa do Mundo. Para seus lugares, Warren Gatland chamou o veterano James Hook, do Gloucester, de 30 anos, com 78 jogos por Gales, e o jovem neozelandês naturalizado galês Gareth Anscombe, do Cardiff Blues, que debutou por Gales neste ano no Six Nations. Liam Williams, que sofreu uma concussão na partida contra a Inglaterra, segue no elenco ainda sob observação e não enfrentará Fiji na próxima partida.

 

Canadá perde Connor Braid e Geórgia fica sem Kubriashvili

O Canadá teve uma baixa após a derrota para a Itália no último sábado. Os Canucks não poderão mais contar com o abertura Connor Braid, por fratura no maxilar, e já não está mais no elenco do Mundial. Para seu lugar, Kieran Crowley convocou Patrick Parfrey, do Atlantic Rock, time regional canadense.

 

A Geórgia, por sua vez, perdeu o pilar Davit Kubriashvili, não recuperado de lesão, e chamou para seu lugar Anton Peikrishvili, do Brive.

 

Jan Serfontein nos Boks

Sem Jean De Villiers, Heyneke Meyer, treinador dos Springboks, anunciou Jan Serfontein como seu substituto.

 

Sergio Parisse de volta

A Itália, após duas péssimas atuações contra França e Canadá, teve com o que se alegrar. O capitão e oitavo Sergio Parisse está de volta ao elenco, recuperado de lesão, e deverá estar em campo diante da Irlanda no próximo domingo.

 

Tonga e Namíbia se enfrentam amanhã

Na única partida dessa terça-feira, Tonga e Namíbia medem forças em Exeter em busca de suas primeiras vitórias no torneio de 2015. As duas equipes largaram no Mundial com derrotas, com Tonga caindo apertado contra a Geórgia (17 x 10) e a Namíbia sofrendo esperada derrota para a Nova Zelândia (58 x 14). Tonga é favorita para a peleja e a Namíbia busca fazer história e sair de campo com ao menos um ponto na bagagem, pois jamais conseguiu qualquer ponto em suas participações na Copa do Mundo.

 

Tonga teve contra a Geórgia total controle da posse de bola e do território, mas foi incapaz de somar os pontos necessários para a vitória, parando na colossal defesa dos Lelos. Para o embate com os Welwitschias, os ‘Ikale Tahi não terão o capitão e terceira linha Nili Latu, lesionado, e o técnico Mana Otai optou pelo pouco usual conceito de dois co-capitães, passando a responsabilidade para Siale Piutau e Viliami Ma’afu. Foram efetuadas no elenco nada menos que nove trocas com relação à equipe derrotada pela Geórgia, com Latiume Fosita assumindo a camisa 10 com a responsabilidade de fazer Tonga produzir mais. Otai também apostou em experiência, colocando em campo o hooker de 37 anos Aleki Lutui.

 

A Namíbia, por sua vez, fez oito alterações no time derrotado pelos All Blacks, tendo como principal alteração a esperada entrada do fullback Chrysander Botha, que atua no Exeter Chiefs e jogará, portanto, em casa. O experiente Renaldo Bothma, com passagem pelo Super Rugby e de malas prontas para a Top League japonesa, também ganhou posição na terceira linha, que será a grande arma dos Welwitschias, contando ainda com seu grande nome Jacques Burger.

 

Os dois lados têm como força seus packs e o esperado é uma grande batalha nas formações e no breakdown. Enquanto o scrum pode favorecer Tonga, mais pesada e contando com Tonga’uiha na primeira linha, o lateral pode pender a favor da Namíbia, que conseguiu a proeza de roubar um lateral dos All Blacks. A terceira linha, por outro lado, há equilíbrio, com Ma’afi e Kalamafoni exercendo grande pressão sobre Burger e Bothma. Na linha, as duas seleções pouco empolgam, mas Tonga tem mais potência e conta com o finalizador Vainikolo, arma da equipe. Já nos chutes a Namíbia tende a ser mais competente. Apesar do favoritismo ser de Tonga no papel, a gana demonstrada pelos Welwitschias contra os All Blacks e os aspectos chave relatados acima dão grandes esperanças aos africanos de que a vitória é plausível.

 

tonga(6)versus(16)namibia logo copy copy

Dia 29/09 – 12h45 – Tonga x Namíbia, em Exeter – ESPN AO VIVO

Árbitro: Glen Jackson (Nova Zelândia)

Assistentes: Chris Pollock (Nova Zelândia) e Federico Anselmi (Argentina) / TMO: Ben Skeen (Nova Zelândia)

 

Tonga: 15 Vungakoto Lilo, 14 David Halaifonua, 13 Siale Piutau (co-capitão), 12 Sione Piukala, 11 Fetu’u Vainikolo, 10 Latiume Fosita, 9 Sonatane Takulua, 8 Viliami Ma’afu (co-capitão), 7 Jack Ram, 6 Sione Kalamafoni, 5 Joseph Tuineau, 4 Hale T Pole, 3 Sila Puafisi, 2 Aleki Lutui, 1 Soane Tonga’uiha.

Suplentes: 16 Paula Ngauamo, 17 Tevita Mailau, 18 Halani Aulika, 19 Tukulua Lokotui, 20 Opeti Fonua, 21 Samisoni Fisilau, 22 Kurt Morath, 23 Telusa Veainu.

 

Namíbia: 15 Chrysander Botha, 14 Johan Tromp, 13 Danie Van Wyk, 12 Johan Deysel, 11 Russel Van Wyk, 10 Theuns Kotze, 9 Eneill Buitendag, 8 Renaldo Bothma, 7 Rohan Kitshoff, 6 Jacques Burger (c), 5 Tjiuee Uanivi, 4 Janco Venter, 3 Johannes Coetzee, 2 Torsten Van Jaarsveld, 1 Casper Viviers.

Suplentes: 16 Louis van der Westhuizen, 17 Johnny Redelinghuys, 18 AJ De Klerk, 19 Tinus Du Plessis, 20 PJ Van Lill, 21 Damian Stevens, 22 Darryl De La Harpe, 23 David Philander.

 

Histórico: 1 jogo e 1 vitória de Tonga, 20 x 14, em 1997 (amistoso).

 

Gales assume o segundo lugar do Ranking do World Rugby

A vitória sobre a Inglaterra rendeu a Gales o histórico segundo lugar no Ranking Mundial. A colocação é a melhor que os galeses já alcançaram, ultrapassando a Austrália. A Inglaterra, com a derrota, está agora abaixo da África do Sul, enquanto a Escócia ultrapassou Fiji após derrotar o Japão. A Itália, com a vitória sobre o Canadá, está novamente na frente da Geórgia.

 

Posição País
África do Sul
Nova Zelândia
Inglaterra
Irlanda
França
Gales
Austrália
Escócia
Argentina
10ºJapão
11ºFiji
12ºGeórgia
13ºTonga
14ºSamoa
15ºItália
16ºEstados Unidos
17ºEspanha
18ºUruguai
19ºRomênia
20ºRússia
21ºPortugal
22ºHong Kong
23ºCanadá
24ºNamíbia
25ºPaíses Baixos (Holanda)
26ºBrasil
27ºBélgica
28ºSuíça
29ºChile
30ºAlemanha
31ºCoreia do Sul
32ºQuênia
33ºColômbia
34ºPolônia
35ºZimbábue
36ºUcrânia
37ºTchéquia
38ºMalta
39ºTunísia
40ºUganda
41ºFilipinas
42ºCosta do Marfim
43ºMéxico
44ºLituânia
45ºCroácia
46ºParaguai
47ºSri Lanka
48ºMarrocos
49ºMalásia
50ºTrinidad e Tobago
Apenas o Top 50. Ao todo, são 105 países no Ranking

 

2 COMENTÁRIOS