Tempo de leitura: 2 minutos

O World Rugby anunciou hoje como funcionarão as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019. Confirmando que a competição seguirá co 20 participantes, a entidade anunciou mudanças significativas no sistema de classificação que, no entanto, poderão produzir justamente os mesmos classificados de 2015.

 

Para a Copa do Mundo de 2015, a divisão de vagas fora: doze primeiros colocados da Copa do Mundo de 2011, duas vagas para a Europa, duas para as Américas, uma para a Oceania, uma para a Ásia, uma para a África e uma Repescagem Mundial.

- Continua depois da publicidade -

 

Para 2019, com a mudança nos doze primeiros colocados da Copa do Mundo de 2015, que já estão garantidos antecipadamente em 2019, o World Rugby dividiu da seguinte maneira as vagas:

  • – Doze primeiros colocados da Copa do Mundo de 2015 (Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Irlanda, Escócia, Gales, França, Inglaterra, Japão, Itália e Geórgia);
  • – Duas vagas para as Américas, sendo uma para o vencedor de Estados Unidos x Canadá e uma para o vencedor de uma partida entre o perdedor de Estados Unidos x Canadá e o melhor sul-americano;
  • – Duas vagas para a Oceania;
  • – Uma vaga para a Europa;
  • – Uma vaga para a África;
  • – Uma repescagem entre o terceira da Oceania e o segunda da Europa;
  • – Uma vaga para a Repescagem Mundial, envolvendo quatro equipes de quatro continentes distintos;

 

Apesar da Copa do Mundo ser no Japão, não haverá nenhuma vaga direta para a Ásia. O melhor time do continente terá que enfrentar o quarto time da Oceania por uma vaga na Repescagem Mundial. Os perdedores dos confrontos Oceania x Europa e América do Sul x América do Norte também terão vaga na Repescagem Mundial, assim como o segundo melhor time da África.

 

Como o Brasil poderá se classificar?

Para os Tupis, o caminho não mudou. O Brasil jogará pela segunda vaga das Américas e, para tal, deverá superar seus rivais sul-americanos (Uruguai, Chile, Paraguai e, eventualmente, algum outro) e Estados Unidos ou Canadá. Caso o Brasil supere seus oponentes sul-americanos para perca para os norte-americanos, terá uma segunda chance encarando a Repescagem Mundial, tendo pela frente equipes provavelmente do nível de Rússia/Portugal/Espanha, Coreia do Sul/Hong Kong ou Quênia/Zimbábue/Namíbia.

6 COMENTÁRIOS

  1. A World Rugby se obrigou a abrir mais uma vaga para a Oceania pela campanha ruim de Samoa, Tonga e Fiji (esse foi um adversário muito respeitável) e mesmo assim vai acabar tendo um dos “grandes pequenos” da Oceania na repescagem, o que praticamente elimina a chance de mais um pequeno Europeu entrar na Copa.

    – Uma repescagem entre o terceira da Oceania e o segunda da Europa;

    Fiji/Samoa/Tonga vs Rússia/Portugal/Espanha

  2. Ridículo isso. Por que não fazer logo uma eliminatória envolvendo cada continente e os 3 primeiros da tabela por exemplo fica com a vaga no mundial, igual as eliminatórias de futebol. Os primeiros colocados do raking se favorecem muito, até no dinheiro eles se favorecem. Se a World Rugby quer que o esporte cresça no mundo, tem que fazer as coisas direito também. Mais uma vez o Brasil não irá ao mundial por causa de uma merda dessas, ridículo essa eliminatória!

  3. A World Rugby se obrigou a abrir mais uma vaga para a Oceania pela campanha ruim de Samoa, Tonga e Fiji (esse foi um adversário muito respeitável) e mesmo assim vai acabar tendo um dos “grandes pequenos” da Oceania na repescagem, o que praticamente elimina a chance de mais um pequeno Europeu entrar na Copa.

    – Uma repescagem entre o terceira da Oceania e o segunda da Europa;

    Fiji/Samoa/Tonga vs Rússia/Portugal/Espanha

  4. Ridículo isso. Por que não fazer logo uma eliminatória envolvendo cada continente e os 3 primeiros da tabela por exemplo fica com a vaga no mundial, igual as eliminatórias de futebol. Os primeiros colocados do raking se favorecem muito, até no dinheiro eles se favorecem. Se a World Rugby quer que o esporte cresça no mundo, tem que fazer as coisas direito também. Mais uma vez o Brasil não irá ao mundial por causa de uma merda dessas, ridículo essa eliminatória!