Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – No ano que vem, a mais importante competição do XV feminino será disputada, a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá de 9 a 26 de agosto, na Irlanda.

 

Os preparativos para a competição se intensificaram e a organização lançou hoje o site do torneio e a nova logo. A primeira fase do Mundial será realizada no estádio da University College Dublin, com capacidade para 3.000 pessoas, ao passo que o mata-mata ocorrerá na Irlanda do Norte, em Belfast, sendo dividido entre campo da Queen’s University Sport e o Kingspan Stadium, casa do Ulster, do PRO12, com capacidade para 18.000 torcedores, que será palco da grande final.

- Continua depois da publicidade -

 

A Copa do Mundo Feminina ocorre de quatro em quatro anos, mas o torneio de 2017 será disputado três anos após sua última edição, que foi na França, em 2014. O motivo da antecipação é a readequação do calendário feminino, com a Copa do Mundo Feminina sendo passada para exatos dois anos após a Copa do Mundo Masculina. Com isso, o World Rugby promoverá seus grandes eventos de XV (Copa do Mundo Feminina em 2017 e Copa do Mundo Masculina em 2019) nos anos ímpares e seus grandes eventos de sevens (Jogos Olímpicos de 2016 e Copa do Mundo de Sevens de 2018) nos anos pares.

 

Quem disputará o Mundial Feminino?

A Copa do Mundo Feminina contará com 12 participantes, sendo que 9 classificados já foram conhecidos: Irlanda, Inglaterra, França, Itália, Gales, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos. As demais 3 vagas serão decididas ainda neste ano.

 

Uma das vagas será destinada ao vencedor do duelo entre a Escócia, última colocada do último Six Nations Feminino, e o campeão do Europeu Feminino, torneio que reúne as demais seleções europeias e que neste ano ocorrerá em outubro na Espanha.

 

Já as outras duas vaga serão disputadas em uma Repescagem Mundial que envolverá as duas primeiras colocadas do Campeonato Asiático Feminino (que está em andamento), o campeão da Oceania (ainda sem data) e a África do Sul.

 

A América do Sul segue sendo o único continente que jamais teve seleções sequer participando das eliminatórias para o Mundial Feminino.

Estados Unidos receberá a Women’s Super Series

Foi confirmado também que entre os dias 1º e 9 de julho deste ano a cidade de Salt Lake City, nos Estados Unidos, receberá a Women’s Super Series, torneio de desenvolvimento organizado pelo World Rugby. O torneio será um quadrangular entre os Estados Unidos e as três melhores seleções do Mundial de 2014, isto é, Inglaterra, França e Canadá.

 

Esta será a segunda edição do torneio, vencido no ano passado pela Nova Zelândia. As partidas acontecerão no complexo esportivo da University of Utah.

2 COMENTÁRIOS