Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Março largou com a segunda rodada do Super Rugby agitando o Hemisfério Sul. Apenas duas equipes se mantiveram com 100% de pontos ganhos, isto é, com duas vitórias bonificadas: Hurricanes, que continua irresistível, e Chiefs, triunfante em outro clássico neozelandês. Crusaders, Lions e Stormers também seguiram invictos, garantindo suas segundas vitórias, enquanto os argentinos dos Jaguares lamentaram a primeira queda.

 

Os invictos neozelandeses

- Continua depois da publicidade -

Campeão do ano passado, o Hurricanes já ultrapassou a marca dos 150 pontos marcados em apenas dois jogos, algo quase impensável em uma liga profissional. O time de Wellington, desta vez, recebeu os australianos do Rebels e impuseram desconcertantes 71 x 06, em um passeio que teve Milner-Skudder correndo para 3 tries, Aso (e seus offloads) e Laumape fazendo 2 tries cada e outros quatro atletas também cruzando o in-goal.

Já os Chiefs receberam os Blues no clássico de grande rivalidade da Ilha do Norte da Nova Zelândia e conseguiram, com um magistral desempenho, fazer 41 x 26 sobre o rival, facilitado pelo cartão vermelho recebido por Luatua, dos Blues, aos 40′. Destaques para a pintura de try de McKenzie, iniciada por Nanai-Williams na velocidade, e para o pack demolidor do time de Waikato.

No clássico da Ilha do Sul da Nova Zelândia, a vida dos Highlanders se complicou, com o time de Dunedin sofrendo sua segunda derrota. Os mandantes largaram em vantagem, com jogada de Naholo e try de Gareth Evans, enquanto o próprio Naholo fez dois tries em sequência (o segundo uma pintura com Sopoaga chutando e Fekitoa recebendo e servindo Naholo com offload) que colocaram os Highlanders em vantagem de 27 x 06. Mas, a reação dos Crusaders foi implacável, com 4 tries em questão de 25 minutos, com Tamanivalu cruzando o in-goal aos 77′ para virar o marcador. 30 x 27 para o rubronegro de Christchurch.

Os invictos sul-africanos

Jogando na Cidade do Cabo, os Jaguares argentinos conheceram sua primeira derrota, caindo diante dos Stormers, que largaram bem na temporada, 32 x 25. Creevy, no pick and drive, fez o primeiro try argentino, mas Viljoen e Vermaak, na velocidade, fizeram dois tries em sequência para os mandantes abrindo 17 x 11 na primeira etapa. Depois do intervalo, Cordero fez o try da virada argentina, porém a situação dos Jaguares se deteriorou com dois amarelos seguidos e um penal try de scrum aos 64′ a favor dos Stormers. Mesmo com 2 a menos, os argentinos chegaram ao terceiro try, outra vez com Cordero, em grande arrancada de Lezana, mas SP Marais, aos 71′, fez o quarto try sul-africano, selando a vitória.

 
Os Lions, por sua vez, receberam os australianos do Waratahs e produziram uma avalanche de tries que garantiram ao time de Joanesburgo a invencibilidade. 55 x 36, em um dos melhores jogos da jornada, com 7 tries a 5. Destaques para Rohan Janse van Rensburg, com 2 tries para os Lions, e para o lindo try do abertura Hegarty, dos Waratahs, chapelando a defesa sul-africana.

 
Sunwolves, Bulls, Brumbies e Reds preocupam
A fase do time japonês do Super Rugby preocupa. Mandando partida em Singapura, os Sunwolves caíram contra seu oponente mais fraco, o Kings, da África do Sul, que apagou as críticas e venceu por 37 x 23, arrancando 4 tries.

 
No outro duelo entre australianos e sul-africanos, os Brumbies receberam em Canberra os Sharks e caíram por 27 x 22, com o novato Lukanhyo Am fazendo o try da vitória sul-africana no apagar da luzes.


 
Os Bulls, por sua vez, caíram em dérbi sul-africano contra os Cheetahs, 34 x 28, com o time de Free State marcando 4 tries no primeiro tempo (2 do asa Mohoje), com seu rugby sempre solto, e segurando a reação dos Bulls no segundo tempo.

 

O único time australiano que venceu na rodada foi o Western Force, que derrotou o Queensland Reds no dérbi aussie da jornada. 26 x 19, quebrando um jejum de 10 jogos sem vitórias do Force em casa. Chance Peni, Matt Phillip e Curtis Rona fizeram os tries do time de Perth, enquanto Nabuli marcou um notável hat-trick pelos Reds.

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Force 26 x 19 Reds

Chiefs 41 x 26 Blues

Hurricanes 71 x 06 Sunwolves

Highlanders 27 x 30 Crusaders

Brumbies 22 x 27 Sharks

Sunwolves 23 x 37 Kings

Lions 55 x 36 Waratahs

Stormers 32 x 25 Jaguares

Cheetahs 34 x 28 Bulls

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

3ª rodada

Chiefs x Hurricanes

Brumbies x Force

Blues x Highlanders

Reds x Crusaders

Kings x Stormers

Cheetahs x Sunwolves

Sharks x Waratahs

Jaguares x Lions

Folga: Rebels e Bulls

 

Foto: Super Rugby – Crusaders x Highlanders