Tempo de leitura: 2 minutos

A União Argentina de Rugby confirmou nessa terça as datas do Campeonato Argentino de Rugby, competição de seleções regionais do país. E o que já havia antes sido anunciado agora foi confirmado: o Paraguai jogará a quarta divisão argentina.

 

O Campeonato Argentino tem três divisões principais com 6 seleções cada, entre elas a seleção de desenvolvimento do Uruguai, desde o ano passado jogando a terceira divisão, e uma última divisão com agora 9 times. As três primeiras divisões serão jogadas no sistema de todos contra todos em um turno só, totalizando 5 rodadas entre os dias 29 de outubro e 26 de novembro. Já no dia 03 de dezembro serão jogadas as repescagens, com o último colocado da primeira divisão enfrentando o campeão da segunda divisão e o último colocado da segunda divisão pegando o campeão da terceira divisão.

- Continua depois da publicidade -

 

Já a quarta divisão terá um um formato pouco usual no mundo do rugby. Por contar com as seleções mais fracas do país – e com menos recursos – a quarta divisão, chamada de Super 9, será toda jogada em sede única e em apenas duas datas. Em 2016, a cidade de Posadas, em Misiones, será o palco do torneio, que terá as 9 seleções divididas em 3 grupos com 3 seleções cada. Os jogos serão no formato de tempo reduzido, provavelmente com jogos de apenas 40 minutos, com cada time fazendo dois jogos por dia, sendo que as partidas serão nos dias 11 e 13 de novembro (com os jogos da fase de grupos no dia 11 e as finais no dia 13, sendo que os campeões de cada grupo jogarão um triangular pelo título). O campeão do Super 9 subirá para a terceira divisão (enquanto o último colocado da terceira divisão será diretamente rebaixado).

 

Zona Campeonato (1ª divisão): Buenos Aires, Córdoba, Tucumán, Rosario, Cuyo e Salta

Zona Ascenso A (2ª divisão): Santa Fe, Entre Ríos, Nordeste, Mar del Plata, Alto Valle e Sur

Zona Ascenso B (3ª divisão): Santiago del Estero, Uruguai Desenvolvimento, Oeste, San Juan, Chubut e Lagos del Sur

Super 9 (4ª divisão)

Grupo A: Andina, Misiones e Jujuy

Grupo B: Austral, San Luis e Santa Cruz

Grupo C: Tierra del Fuego, Formosa e Paraguai

 

Clique aqui para baixar a tabela de jogos do Campeonato Argentino.