Tempo de leitura: 5 minutos

Vamos conhecer entre sexta e domingo os confrontos das quartas de final da Copa Europeia de Rugby, a Champions Cup, que viverá as emoções da rodada final de sua fase de grupos. Quatro classificados já são conhecidos (Clermont, Munster, Leinster e Saracens) e quatro vagas ainda estão em disputa. Então, quem pode avançar?

 

Na Copa Europeia, apenas os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançarão às quartas de final, sendo que o critério de desempate entre equipes do mesmo grupo é o confronto direto (valendo primeiro os pontos na classificação obtidos pelo confronto e, depois, o placar agregado), ao passo que entre times de grupos diferentes o desempate é o saldo de pontos.

- Continua depois da publicidade -

 

Quem precisa do que para avançar?

Clermont, Leinster e Munster já têm o primeiro lugar em suas chaves garantido. Apenas os grupos 2 e 3 estão com o primeiro lugar em aberto. No Grupo 3, o Saracens já tem sua classificação, mas ainda precisa defender o primeiro lugar contra o Toulon, em um confronto direto de arrepiar, que opõe os dois últimos campeões europeus. O jogo será na Inglaterra e o Saracens está hoje 5 pontos acima do Toulon, sendo que os franceses só roubarão o primeiro lugar se vencerem o jogo com bônus e negarem bônus aos donos da casa. O Toulon é hoje o segundo melhor segundo colocado, com 15 pontos, 4 pontos a mais que os dois piores segundos (Montpellier e Exeter), o que significa que até um bônus defensivo pode servir para lhe assegurar a classificação.

 

Já o Grupo 2 é o que está mais aberto, com três clubes brigando pelo primeiro lugar. O Wasps tem a melhor situação e visita o frágil Zebre, da Itália. Com 17 pontos, o Wasps está 1 ponto abaixo do líder Connacht e 3 acima do terceiro colocado Toulouse, que se enfrentam na França. Tanto Wasps, como Connacht e Toulouse precisam apenas de uma vitória para se classificarem, sendo que o empate bastaria para Wasps ou Connacht. Caso o Wasps vença o Zebre, para o Toulouse a vitória só daria a classificação se o Connacht não sair de campo com bônus.

 

Nos demais grupos, a briga é pelo segundo lugar. No Grupo 1, o Glasgow Warriors luta para ser um dos melhores segundos, sendo no momento o terceiro melhor segundo, com 14 pontos. O time escocês visitará o eliminado Leicester Tigers e qualquer vitória garantiria a classificação aos Warriors.

 

Já nos grupos 4 e 5 a briga está completamente em aberto pelo segundo lugar e, em ambos os casos, o segundo lugar poderá não bastar. Tanto no Grupo 4 como no Grupo 5 o segundo colocado tem apenas 11 pontos, dependendo de derrotas de Glasgow ou Toulon para poder avançar. No Grupo 4, o Montpellier é o vice e, depois de ter sido massacrado pelo Leinster, busca a reabilitação recebendo o lanterna Northampton Saints, que tem 9 pontos e ainda um fio de esperança, precisando atropelar os franceses e ainda contar com dura derrota do Glasgow. O terceiro colocado Castres ainda sonha também, com 10 pontos, precisando vencer em casa o Leinster, torcendo ainda por derrotas de Montpellier e Glasgow ou Toulon, além de precisar tirar a diferença de saldo.

 

No Grupo 5, a situação é idêntica, com o Exeter Chiefs tendo 11 pontos, o Bordeaux 10 e o Ulster 9. O Exeter visita o Clermont, ao passo que o Ulster recebe o Bordeaux.

 

O mando de jogo também está em disputa!

Além das brigas pela classificação, outra batalha importante acontecerá: a do mando de jogo nas quartas de final, que é de direito dos quatro melhores campeões de grupos. Em outras palavras, quem terminar em primeiro lugar lutará para não ser o pior primeiro, para não perder o mando de jogo nas quartas de final, uma vez que os jogos do mata-mata são disputados em partidas únicas.

 

Hoje, o pior primeiro colocado é o Connacht, com 18 pontos, e ainda precisando assegurar sua classificação. Já classificados, Clermont, Leinster (ambos com 21 pontos), Munster e Saracens (ambos com 20 pontos) precisarão apenas vencer seus jogos para garantirem o mando. O Clermont receberá o Exeter, o Saracens receberá o Toulon e o Leinster visitará o Castres, nos embates mais complicados. O único que encarará um time já eliminado é o Munster, que receberá o Racing.

 

Challenge Cup tem oito times brigando por seis vagas

A Challenge Cup, segunda competição do continente, tem o mesmo formato de disputa e já tem dois classificados: Ospreys e Gloucester. As demais seis vagas estão sendo almejadas por oito times.

 

A situação mais simples é do La Rochelle, no Grupo 1, que precisa de apenas 1 ponto para avançar e receberá o Treviso. A briga do La Rochelle, no entanto, é também pelo primeiro lugar, de olho no mando de jogo nas quartas de final, pois o time francês está apenas 1 ponto atrás do líder Gloucester, que recebe o Bayonne.

 

No Grupo 3, Brive e Dragons lutam pelo primeiro lugar e se enfrentam na rodada final, na casa do Brive, que tem 18 pontos, 4 pontos a mais que o Dragons. O time galês está desesperado pela vitória porque é hoje o segundo pior segundo colocado. Caso o Dragons seja derrotado na França, os segundos colocados dos grupos 1, 4 e 5 já terão suas classificações garantidas.

 

No Grupo 4, o líder Bath tem 18 pontos e é o pior primeiro colocado ao lado do Brive, mas tem saldo melhor que os franceses. O Bath recebe o eliminado Pau e tem ainda apenas 1 ponto a mais que o segundo colocado Cardiff Blues, que recebe o também eliminado Bristol. Cardiff de olho no Bath e Bath de olho no Cardiff.

 

Já no Grupo 4, o líder Edinburgh está praticamente classificado em primeiro lugar, pois recebe os romenos do Timisoara. A briga real estará entre o segundo colocado Harlequins, com 18 pontos, e o terceiro colocado Stade Français, com 11 pontos, mas com um jogo a menos, após ter seu duelo com os romenos adiado pelo tempo congelante. O jogo será em Paris e se os Quins vencerem fora de casa estarão garantidos. Caso a vitória seja dos parisienses, a vaga poderá ficar pendente até uma decisão sobre o duelo entre franceses e romenos ser tomada.

 

E o Grupo 2? Lá é fim de papo, pois seu segundo colocado hoje, o Newcastle, já não tem pontos suficientes para se classificar, ao passo que o líder Ospreys já tem inclusive garantido o mando de jogo nas quartas.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 20 de janeiro

17h45 – Castres x Leinster

17h45 – Montpellier x Northampton Saints

 

Sábado, dia 21 de janeiro

11h00 – Ulster x Bordeaux – ESPN+ AO VIVO

11h00 – Clermont x Exeter Chiefs

13h15 – Sale Sharks x Scarlets

13h15 – Saracens x Toulon

15h30 – Leicester Tigers x Glasgow Warriors – ESPN+ VT (segunda, 17h30)

15h30 – Munster x Racing

 

Domingo, dia 22 de janeiro

13h15 – Zebre x Wasps

13h15 – Toulouse x Connacht

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Sexta-feira, dia 20 de janeiro

17h35 – Edinburgh x Timisoara Saracens

 

Sábado, dia 21 de janeiro

12h00 – Worcester Warriors x Enisei

12h00 – Brive x Dragons

13h00 – Bath x Pau

13h00 – Cardiff Blues x Bristol

15h00 – Newcastle Falcons x Osreys

15h00 – Lyon x Grenoble

18h00 – Gloucester x Bayonne

18h00 – La Rochelle x Treviso

 

Domingo, dia 22 de janeiro

11h00 – Stade Français x Harlequins

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
GloucesterInglaterra625
La RochelleFrança624
Benetton TrevisoItália608
BayonneFrança601
Grupo 2
OspreysGales630
LyonFrança616
Newcastle FalconsInglaterra612
GrenobleFrança605
Grupo 3
BriveFrança623
DragonsGales614
Worcester WarriorsInglaterra613
EniseiRússia609
Grupo 4
BathInglaterra623
Cardiff BluesGales622
BristolInglaterra610
PauFrança602
Grupo 5
EdinburghEscócia624
Stade FrançaisFrança620
HarlequinsInglaterra618
Timisoara SaracensRomênia600
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: David Rogers/Getty Images – Toulon x Saracens