Tempo de leitura: 5 minutos

Vamos pensar em decisão? É esse o menu do fim de semana na Europa, com a Champions Cup, a Copa Europeia, alcançando sua penúltima rodada da fase de grupos. Entre sexta e domingo, os primeiros classificados ao mata-mata poderão ser conhecidos e muita emoção é esperada.

 

Somente os campeões de cada um dos cinco grupos e os três melhores segundos colocados avançarão às quartas de final, o que confere ainda mais variáveis para a briga. Para apimentar ainda mais a disputa, os quatro melhores primeiros colocados terão o mando de jogo nas quartas de final, isto é, não basta ser o primeiro colocado do grupo.

- Continua depois da publicidade -

 

O primeiro critério de desempate, em caso de igualdade de pontos ganhos entre duas ou mais equipes, é o confronto direto, que vale apenas para decidir a classificação dentro dos grupos (levando em consideração primeiro o número de pontos ganhos na classificação a partir do confronto direto, seguido pelo placar agregado como segundo criterío). Se equipes de grupos diferentes tiverem a mesma pontuação, o primeiro critério de desempate será o saldo de pontos, seguido do número de tries marcados.

 

Quem pode se classificar já nesse fim de semana?

Saracens, Clermont, Leinster e Munster dependem apenas de seus próprios placares para carimbarem já suas vagas. O Saracens lidera o Grupo 3 com 8 pontos a mais que o Toulon. Nesse fim de semana, os londrinos vão a Gales para enfrentarem os Scarlets e qualquer vitória bastará.

 

Já o Clermont lidera o Grupo 5 com também 8 pontos acima de Bordeaux e Ulster. Os amarelos visitarão justamente o Bordeaux e também qualquer vitória bastará. Ambos também poderão garantir classificação com empates, sendo que o Saracens poderá inclusive se classificar com um derrota, caso o Sale Sharks derrote o Toulon na França. Exeter Chiefs e Ulster duelam na Inglaterra de olho em tomarem a segundo colocação do Bordeaux.

 

Munster e Leinster, os dois gigantes irlandeses, terão confrontos diretos com seus perseguidores também. No primeiro lugar do Grupo 1, o Munster tem 3 pontos a mais que o Glasgow Warriors e os dois times se enfrentam na Escócia, em partida que promete. Qualquer vitória garante o Munster na próxima fase, mas uma vitória do Glasgow joga os irlandeses para o segundo lugar e deixar a briga emocionante para a rodada final. O Leicester Tigers, terceiro colocado do grupo, está 5 pontos abaixo dos Warriors e precisa vencer o eliminado Racing fora de casa para seguir no páreo pelo segundo lugar.

 

O Leinster, por sua vez, lidera o Grupo 4, com 5 pontos a mais que o Montpellier. Nessa sexta, os dois times se enfrentam na Irlanda e qualquer vitória garante o time da casa na próxima fase. Uma derrota, no entanto, colocará o time de Dublin em risco. De olho em tomar a segunda posição, o Castres, 2 pontos abaixo do Montpellier, visita o Northampton Saints, praticamente fora.

 

O grupo mais complicado é o Grupo 2, que tem três equipes empatadas em pontos no primeiro lugar: Wasps, Toulouse e Connacht. É justamente o terceiro colocado, pelos critérios de desempate, o Connacht, que jogará pressão sobre os demais, pois recebe o lanterna Zebre. Enquanto isso, Wasps e Toulouse fazem um jogão em Coventry de olho em tudo: pontuação e somatória do confronto direto. No primeiro duelo entre eles deu empate em 20 x 20 na França.

 

Challenge Cup também em ritmo de decisão

A segunda copa europeia, a Challenge Cup, terá sua quinta rodada iniciada nessa quinta-feira, e tem formato e ao da Champions Cup, sendo os cinco líderes de grupo já poderão se classificar nesta rodada: La Rochelle, Ospreys, Brive, Bath e Harlequins.

 

O Ospreys tem a situação mais tranquila, somando 9 pontos a mais que o vice Lyon no Grupo 2. Os galeses receberão no domingo os franceses e até mesmo uma derrota bonificada bastará aos Ospreys. Já os Harlequins lideram o Grupo 5, com 2 pontos a mais que o Edinburgh, e encaram justamente os escoceses em Londres nesse sábado, precisando de uma vitória para carimbar a vaga.

 

La Rochelle, Bath e Brive não dependem só de seus placares. O La Rochelle, que está voando no Top 14, tem a mesma pontuação que o Gloucester, mas leva vantagem sobre os ingleses no confronto direto, sendo que os dois não se enfrentarão mais. Nessa quinta, o La Rochelle visitará o lanterna Bayonne, em dérbi francês, e uma vitória bonificada somada a uma derrota do Gloucester em visita ao Treviso assegurará aos franceses a classificação às quartas de final.

 

O Bath tem também a mesma pontuação do Cardiff Blues e os dois não duelam mais, com a vantagem já nas mãos do Bath, que joga fora de casa o clássico do West Country contra seu rival Bristol, enquanto os Blues visitam o eliminado Pau. O Bristol ainda sonha, pois soma apenas 3 pontos a menos que os ponteiros.

 

O Brive lidera o Grupo 3 com 5 pontos a mais que o Dragons e os dois times ainda se enfrentarão na sexta rodada. O Brive pode ter sua classificação já caso vença em casa o Worcester somando ao menos 1 ponto a mais na tabela que o Dragons, que recebe os russos do Enisei.

 

Por fim, a terceira copa europeia, o Torneio Qualificatório, terá seu último jogo da fase de grupos, com os alemães do Heidelberg visitando os belgas do Dendermonde, ambos cumprindo tabela.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 13 de janeiro

17h45 – Leinster x Montpellier

 

Sábado, dia 14 de janeiro

11h00 – Connacht x Zebre – ESPN+ AO VIVO

11h00 – Northampton Saints x Castres

13h15 – Wasps x Toulouse

15h30 – Glasgow Warriors x Munster

17h45 – Racing x Leicester Tigers

 

Domingo, dia 15 de janeiro

11h00 – Scarlets x Saracens – ESPN AO VIVO

11h00 – Bordeaux x Clermont

13h15 – Toulon x Sale Sharks

15h30 – Exeter Chiefs x Ulster

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Quinta-feira, dia 12 de janeiro

17h45 – Bayonne x La Rochelle

 

Sexta-feira, dia 13 de janeiro

16h00 – Grenoble x Newcastle Falcons

17h30 – Dragons x Enisei

17h45 – Bristol x Bath

 

Sábado, dia 14 de janeiro

10h00 – Timisoara Saracens x Stade Français

12h00 – Treviso x Gloucester

13h00 – Harlequins x Edinburgh

15h30 – Pau x Cardiff Blues

18h00 – Brive x Worcester Warriors

 

Domingo, dia 15 de janeiro

13h00 – Ospreys x Lyon

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
GloucesterInglaterra625
La RochelleFrança624
Benetton TrevisoItália608
BayonneFrança601
Grupo 2
OspreysGales630
LyonFrança616
Newcastle FalconsInglaterra612
GrenobleFrança605
Grupo 3
BriveFrança623
DragonsGales614
Worcester WarriorsInglaterra613
EniseiRússia609
Grupo 4
BathInglaterra623
Cardiff BluesGales622
BristolInglaterra610
PauFrança602
Grupo 5
EdinburghEscócia624
Stade FrançaisFrança620
HarlequinsInglaterra618
Timisoara SaracensRomênia600
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu – 3ª copa europeia

Sábado, dia 14 de janeiro

12h30 – Dendermonde x Heidelberg

 

ClubePaísJogosPontos
Grupo 1
Krasny YarRússia420
Petrarca PadovaItália419
CalvisanoItália414
DendermondeBélgica400
Grupo 2
MoglianoItália412
RovigoItália406
El SalvadorEspanha406
Heidelberg RKAlemanha405
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Apenas o primeiro de cada grupo avança para as semifinais. Timisoara Saracens (Romênia) e Enisei (Rússia) já estão garantidos nas semifinais.

- Equipes do Grupo 1 jogam apenas contra equipes do Grupo 2, totalizando 4 rodadas, sem partidas entre equipes do mesmo grupo.

 

Foto: Getty Images – Clermont x Bordeaux