Denver Stampede é o primeiro campeão do PRO Rugby norte-americano!

ARTIGO COM VÍDEOS – Chegou ao fim a temporada 2016 do PRO Rugby, a primeira liga profissional do Estados Unidos. A decisão do título ficou para a última rodada, com os dois times que podiam ser campeões, Ohio Aviators e Denver Stampede, se enfrentando em Columbus. E o final teve certo anticlímax: Ohio venceu, mas Denver conquistou o título na base do ponto-bônus!

Ohio começou agressivo, fazendo o clima esquentar logo nas primeiras ações. O perigo foi sentido pelos visitantes com as investidas dos Aviators. 10 minutos de pressão com a equipe purpura se salvando nas faltas. Envolventes, os Aviators chegaram ao try com a primeira linha trabalhando várias fases próximas ao ingoal, oriundo de uma cobrança de lateral, Jamie Mackintosh conquistou os 5 pontos com conversão desperdiçada.

 

Denver foi as poucos igualando as ações. Spike Davis deu um tapinha na bola tiando assim o a recepção de Dustin Croy dentro do ingoal. O juiz considerou a jogada normal, mas havia uma falta no lance anterior, na formação de scrum veio o try de empate, Chad London recebeu passe rápido e com bons dribles se desvencilhou da marcação.

 

Ohio tomou a dianteira no placar com penal que Shaun Davies guardou, mesmo com Ryan McTiernan amarelado o jogo ainda era favorável para a equipe da casa. O lance anterior custou o sin bin de Timana Tahu, cada lado com 14 atletas. O restante do primeiro tempo foi de um ataque forte contra uma defesa inteligente, tendo assim todos os elementos para uma final com muita emoção. Ohio 5 a 8.

 

Os últimos 40 minutos da temporada começaram com os azuis sendo presenteados com penal, Shaun Davies guardou, Denver respondeu tambem com penal de Magie. Aos 8 minutos, uma lambança no lado esquerdo do ataque de Denver custou um Try. A falta cobrada com lateral resultou em um ótimo maul que a defesa purpura sucumbiu, penaltry que Davies converteu.

 

Denver pressionou a defesa azul e conquistou um try boa articulação dos backs que com troca rápida de passes habilitou Dustin Croy pela esquerda, conversão de Magie. O time que liderou boa pate da competição mostrou porque chegou até aqui, Zack Fenoglio havia feito mais um try para o Stampede, No tiro de saída, Spike Davies se atrapalhou e entregou a bola para o adversário, mais um try, Hanco Germishuys. Ohio teve Taylor Howden amarelado.

 

Faltando 5 minutos para o fim, Ohio incendeia com mais um try,  Dylan Fawsitt!, Robbie Shaw converteu. No ultimo lance da partida a torcida de Ohio vai a loucura com o try do oitavo Riekert Hattingh com direito a golaço na conversão de Robbie Shaw. Placar Final: Ohio Aviators 32, Denver Stampede 25.

 

A geradora oficial do torneio se equivocou dando o título para Ohio, pois bem, se fossem leitores do Portal do Rugby saberiam que Denver poderia ser campeão se derrotado por 7 pontos ou menos, uma grande gafe. Assim terminou a primeira edição do Pro Rugby, tendo uma primeira rivalidade já desenhada.

 

A conclusão de um sonho

Com a vitória de San Francisco contra Sacramento no sábado por 37 a 34, nada mudou. Os verdes terminaram em ultimo lugar. O título foi decidido com o regulamento e refletiu bem o que foi campeonato. Cada posição é reflexo do que as equipes mostraram em campo. O bom início de San Diego, a regularidade de Denver e a força no final do campeonato que Ohio impôs.

 

Neste domingo, o CEO da liga, Doug Schoninger, entregou nas mãos de Pedrie Wannenberg o troféu de campeão para Denver Stampede, a equipe púrpura  do Colorado.

 

pro rugby logo

PRO Rugby – Liga profissional norte-americana

Sacramento Express 34 x 37 San Francisco Rush

Ohio Aviators 32 x 25 Denver Stampede

 

Equipe Cidade Jogos Pontos
Denver Stampede Denver 12 48
Ohio Aviators Columbus 12 47
San Diego Breakers San Diego 12 25
San Francisco Rush San Francisco 12 24
Sacramento Express Sacramento 12 18

 

Escrito por: Leandro Vieira
 

Comentários