Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Chegou ao fim a temporada 2016 do PRO Rugby, a primeira liga profissional do Estados Unidos. A decisão do título ficou para a última rodada, com os dois times que podiam ser campeões, Ohio Aviators e Denver Stampede, se enfrentando em Columbus. E o final teve certo anticlímax: Ohio venceu, mas Denver conquistou o título na base do ponto-bônus!

Ohio começou agressivo, fazendo o clima esquentar logo nas primeiras ações. O perigo foi sentido pelos visitantes com as investidas dos Aviators. 10 minutos de pressão com a equipe purpura se salvando nas faltas. Envolventes, os Aviators chegaram ao try com a primeira linha trabalhando várias fases próximas ao ingoal, oriundo de uma cobrança de lateral, Jamie Mackintosh conquistou os 5 pontos com conversão desperdiçada.

 

- Continua depois da publicidade -

Denver foi as poucos igualando as ações. Spike Davis deu um tapinha na bola tiando assim o a recepção de Dustin Croy dentro do ingoal. O juiz considerou a jogada normal, mas havia uma falta no lance anterior, na formação de scrum veio o try de empate, Chad London recebeu passe rápido e com bons dribles se desvencilhou da marcação.

 

Ohio tomou a dianteira no placar com penal que Shaun Davies guardou, mesmo com Ryan McTiernan amarelado o jogo ainda era favorável para a equipe da casa. O lance anterior custou o sin bin de Timana Tahu, cada lado com 14 atletas. O restante do primeiro tempo foi de um ataque forte contra uma defesa inteligente, tendo assim todos os elementos para uma final com muita emoção. Ohio 5 a 8.

 

Os últimos 40 minutos da temporada começaram com os azuis sendo presenteados com penal, Shaun Davies guardou, Denver respondeu tambem com penal de Magie. Aos 8 minutos, uma lambança no lado esquerdo do ataque de Denver custou um Try. A falta cobrada com lateral resultou em um ótimo maul que a defesa purpura sucumbiu, penaltry que Davies converteu.

 

Denver pressionou a defesa azul e conquistou um try boa articulação dos backs que com troca rápida de passes habilitou Dustin Croy pela esquerda, conversão de Magie. O time que liderou boa pate da competição mostrou porque chegou até aqui, Zack Fenoglio havia feito mais um try para o Stampede, No tiro de saída, Spike Davies se atrapalhou e entregou a bola para o adversário, mais um try, Hanco Germishuys. Ohio teve Taylor Howden amarelado.

 

Faltando 5 minutos para o fim, Ohio incendeia com mais um try,  Dylan Fawsitt!, Robbie Shaw converteu. No ultimo lance da partida a torcida de Ohio vai a loucura com o try do oitavo Riekert Hattingh com direito a golaço na conversão de Robbie Shaw. Placar Final: Ohio Aviators 32, Denver Stampede 25.

 

A geradora oficial do torneio se equivocou dando o título para Ohio, pois bem, se fossem leitores do Portal do Rugby saberiam que Denver poderia ser campeão se derrotado por 7 pontos ou menos, uma grande gafe. Assim terminou a primeira edição do Pro Rugby, tendo uma primeira rivalidade já desenhada.

 

A conclusão de um sonho

Com a vitória de San Francisco contra Sacramento no sábado por 37 a 34, nada mudou. Os verdes terminaram em ultimo lugar. O título foi decidido com o regulamento e refletiu bem o que foi campeonato. Cada posição é reflexo do que as equipes mostraram em campo. O bom início de San Diego, a regularidade de Denver e a força no final do campeonato que Ohio impôs.

 

Neste domingo, o CEO da liga, Doug Schoninger, entregou nas mãos de Pedrie Wannenberg o troféu de campeão para Denver Stampede, a equipe púrpura  do Colorado.

 

pro rugby logo

PRO Rugby – Liga profissional norte-americana

Sacramento Express 34 x 37 San Francisco Rush

Ohio Aviators 32 x 25 Denver Stampede

 

EquipeCidadeJogosPontos
Denver StampedeDenver1248
Ohio AviatorsColumbus1247
San Diego BreakersSan Diego1225
San Francisco RushSan Francisco1224
Sacramento ExpressSacramento1218

 

Escrito por: Leandro Vieira