Tempo de leitura: 2 minutos

Entre os dias 22 e 24 de maio, sexta a domingo, Amsterdã, na Holanda, será a casa do sevens no mundo, com a realização da última e decisiva etapa da Série Mundial de Sevens Feminina 2014-15, a única etapa que não contará com a participação do Brasil, substituído pela anfitriã Holanda. Apesar da ausência, a Confederação Brasileira de Rugby confirmou a participação da Seleção Brasileira Feminina de Desenvolvimento, agora oficialmente batizada de Amazonas, no Amsterdam Invitational Sevens, o “torneio aberto” a clubes, combinados e seleções que não estarão no torneio principal. Esta é a segunda vez que o time brasileiro “B” joga o torneio, tendo caído na segunda fase de 2014, saindo do torneio com três vitórias e duas derrotas.

 

Enquanto as partidas do torneio da Série Mundial de Sevens acontecem na sexta e no sábado, o torneio aberto será no sábado e no domingo. Os grupos de ambos já foram conhecidos e as Amazonas terão pela frente a velha conhecida equipe sueca do West Coast Vikings, para quem as brasileiras perderam em 2014, por 17 x 7, e uma das duas seleções de desenvolvimento da Holanda, as Windmills. As Amazonas jogam no sábado, às 7h40 (hora de Brasília), com as holandesas, e às 10h20, com as suecas. Com 31 participantes, o torneio foi dividido em 8 grupos, com 1 grupo, o do Brasil, contando com apenas 3 equipes, e os demais com 4. Entre as seleções nacionais, participarão, além das Amazonas, as seleções de desenvolvimento da França (France Developpement), do Canadá (Maple Leafs) e da Holanda (duas, Windmills e Dukkies), além das seleções principais de Irlanda, Gales, Escócia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Suíça, Romênia e Geórgia.

- Continua depois da publicidade -

 

No torneio principal, o destaque é a disputa para saber quais serão os três times que se juntarão a Brasil e Nova Zelândia no Rio 2016. Canadá e Austrália estão quase garantidas, enquanto França, Estados Unidos e Inglaterra brigam diretamente pela última vaga.

 

Torneio Principal – 6ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina

Grupo A: Nova Zelândia, Estados Unidos, Fiji e África do Sul

Grupo B: Austrália, Inglaterra, Rússia e China

Grupo C: Canadá, França, Espanha e Holanda

 

Torneio Aberto – Amsterdam Invitational Sevens

Grupo 1: Irlanda, Finlândia, Norwegian Vikingettes e Ushizi Warriors

Grupo 2: Alemanha, Polônia, Berlin e Dambusters

Grupo 3: Gales, República Tcheca, Paarse Rebellen e Movers n Shaikhas

Grupo 4: Geórgia, Maple Leafs, Paris e Susies

Grupo 5: Romênia, France Developpement, NRV e Vixens

Grupo 6: Suíça, Dukkies, Tribe 7s e AAC Amsterdam

Grupo 7: Brasil, Windmills e West Coast Vikings

Grupo 8: Escócia, Lorena, Wooden Spoon Marauders e Helvetian Hawkbit

 

SeleçãoPontos
Nova Zelândia108
Canadá96
Austrália94
Inglaterra76
Estados Unidos76
França72
Rússia60
Fiji32
Espanha26
Brasil20
China13
África do Sul9
Holanda2
- Pontuação: 1º lugar, 20 pontos / 2º, 18 pts / 3º, 16 pts / 4º, 14 pts / 5º, 12 pts / 6º, 10 pts / 7º, 8 pts / 8º, 6 pts / 9º, 4 pts / 10º, 3 pts / 11º, 2 pts / 12º, 1 pt.

- 4 primeiros colocados garantem vaga nos Jogos Olímpicos de 2016