Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse domingo, dia 20, a temporada 2017 do Rugby League, o rugby de 13 jogadores, chegará ao fim, com a grande final do Four Nations, a principal competição entre seleções do ano e a segunda mais importante da modalidade. Em Liverpool, no estádio de Anfield, Austrália e Nova Zelândia duelarão mais uma vez pela taça da competição, com cada equipe atualmente dona de duas conquistas desde a fundação do torneio em 2009.

 

Na mira dos dois lados está a Copa do Mundo do esporte, que será jogada em 2017, na Oceania. O favoritismo para domingo é certamente dos Kangaroos, recheados das principais estrelas da NRL e invictos até aqui no ano, tendo vencido os Kiwis tanto no ANZAC Test (o amistoso de meio de temporada, por 16 x 00), como no amistoso antes do Four Nations (26 x 06), como na partida da primeira fase da competição (14 x 08). Porém, os Kiwis são os atuais campeões da competição, tendo batido os australianos na final de 2014 por 22 x 18, e reduziram a diferença histórica significativamente nos últimos anos.

- Continua depois da publicidade -

 

Os neozelandeses chegam à partida cambaleando após cederam um atípico empate na última partida para a humilde Escócia. A situação fica ainda mais perigosa para os Kiwis pelo fato de em jogos entre as duas seleções disputados na Inglaterra a Nova Zelândia tem uma única vitória, em 2005. As chances maiores estão nas mãos da Austrália para voltar a ser a maior campeã do Four Nations, mas o League vive novos ares e a supremacia australiana não é mais certeza de vitória.

 

2016_Ladbrokes_Four_Nations_logo

Four Nations 2016 – Torneio das Quatro Nações de Rugby League

Final – domingo, dia 20/11

Kangaroosversus(14)kiwis RL copy copy

12h30 – Austrália x Nova Zelândia, em Liverpool (Inglaterra)

*Hora de Brasília

 

Histórico: 133 jogos, 98 vitórias da Austrália, 3 empates e 32 vitórias da Nova Zelândia. Último jogo: Austrália 14 x 08 Nova Zelândia, em 2016 (Four Nations);

 

Temporada 2017 da NRL começará com o Auckland Nines

Foram anunciadas nesta semana também as datas e grupos para o Auckland Nines, competição de Rugby League Nine-a-side, o League de 9 jogadores (similar ao Sevens do Union), que abre todo ano a temporada da NRL, o Campeonato Australiano. O torneio é tradicionalmente sediado no estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, reunindo todos os 16 clubes da NRL em um único fim de semana.

 

O torneio de 2017 será jogado nos dias 4 e 5 de fevereiro e os grupos serão os seguintes:

Grupo A: St George Illawarra Dragons, Parramatta Eels, Manly Sea Eagles, New Zealand Warriors;

Grupo B: North Queensland Cowboys, Sydney Roosters, Canberra Raiders, South Sydney Rabbitohs;

Grupo C: Newcastle Knights, Wests Tigers, Brisbane Broncos, Melbourne Storm;

Grupo D: Cronulla Sharks, Gold Coast Titans, Penrith Panthers, Canterbury Bankstown Bulldogs;

 

Ben Barba suspenso por cocaína

Um dos grandes destaques do campeão da NRL Cronulla Sharks, Ben Barba teve mais um percalço em dua turbulenta e promissora carreira. O jogador de 27 anos, melhor da NRL em 2012, quando atuava pelo Bulldogs, foi pego em exame anti-doping por uso de cocaína e recebeu suspensão indefinida, até que inicie com sucesso tratamento para se livrar das drogas.

 

NRL extingue a NYC em prol das ligas regionais

A NRL anunciou também nesta semana o fim da NYC, sua competição para atletas M20, que era realizada à semelhança e em paralelo com a liga principal. O objetivo da liga agora é expandir as ligas estaduais de Nova Gales do Sul e Queensland, equivalentes a segunda divisão, para terem 16 clubes cada a partir do ano que vem, priorizando a permanência dos jovens atletas em suas regiões e fortalecendo os clubes que estão abaixo da NRL. A liga neozelandesa também deverá receber tratamento diferenciado como uma terceira liga fornecedora de atletas.

 

Atualmente a liga de Queeensland conta também com uma equipe da Papua Nova Guiné e foi confirmado que Fiji está mais perto agora de ganhar uma equipe profissional da liga de Nova Gales do Sul.