Dragons, Gloucester e Quins garantidos nas quartas de final da Challenge Cup

ARTIGO COM VÍDEOS – Nesse fim de semana, a Challenge Cup, a segunda copa europeia, viveu as emoções de sua penúltima rodada da fase de grupos, que se encerrou com três clubes já classificados ao mata-mata: Dragons, de Gales, Gloucester e Harlequins, da Inglaterra.

 

A Challenge Cup segue o mesmo sistema da Champions Cup, com os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançando às quartas de final. Enquanto Gloucester e Harlequins já têm a primeira posição de seus grupos, mesmo com uma rodada de antecedência, o Dragons ainda pode perder o primeiro lugar de sua chave, mas assegurou a sua classificação por não poder mais acabar com menos do que um dos melhores segundos lugares. Os franceses Brive e Grenoble são os outros líderes de seus grupos.

 

Dragons, Glos’ e Quins classificados

Os Grupo 3 e 4 já tem seus primeiros colocados. No Grupo 3, o Harlequins fez o grande jogo da rodada diante dos galeses do Cardiff Blues e vencey por 34 x 26, em partida de altos e baixos dos londrinos. O jogo começou todo a favor dos Quins, que abriram 28 x 0, com 4 tries, mas os galeses reagiram brilhantemente cruzando o in-goal 4 vezes na segunda etapa. A virada só não veio por conta de dois penais chutados pelos ingleses e uma conversão perdida pelos azuis.

 

Apesar da derrota, Cardiff não está eliminado, mas respira por aparelhos. Os Blues caíram para o terceiro lugar da chave após o Montpellier trucidar o Calvisano por 47 x 7, assumindo o segundo lugar. Na última rodada, Cardiff recebe Calvisano e precisa vencer e torcer por uma derrota do Montpellier em casa contra o Harlequins, além de esperar por uma combinação de resultados dos demais grupos. Montpellier hoje é o terceiro melhor segundo colocado.

 

No Grupo 4, o Gloucester conquistou a classificação vencendo o La Rochelle por 20 x 10, com tries de Cook e Twelvetrees, eliminando o time francês. Ainda na briga pela segunda fase estão os italianos do Zebre, que superaram e eliminaram os ingleses do Worcester, com vitória na Inglaterra por 22 x 15. O Zebre segue vivo e poderá se tornar o primeiro italiano a avançar para o mata-mata da Challenge Cup, mas para isso os alvinegros precisarão vencer em casa o Gloucester e torcer por uma combinação de resultados, pois hoje os italianos são os piores segundos colocados.

 

Já os galeses do Dragons garantiram a classificação com uma vitória bonificada em casa sobre os agora eliminados franceses do Castres: 31 x 18. Enquanto isso, o Sale Sharks venceu fora de casa o Pau por 27 x 3 e ainda pode superar o Dragons, sendo hoje o melhor segundo colocado. Sale recebe o Dragons na próxima rodada e precisa de apenas 2 pont0s para se classificar. Mas, para ambos, o duelo ainda vale o direito de ter o mando de jogo nas quartas de final.


Franceses lideram, mas russos brilham

O jogo mais empolgante da rodada da Challenge Cup não foi na parte de cima de nenhum grupo. Pelo Grupo 1, o Enisei, da Rússia, novamente foi obrigado a mandar uma partida em Sochi, a 5 mil quilômetros de sua cidade, Krasnoyarsk, por conta do inverno rígido da Sibéria. Ainda assim, os russos fizeram história e venceram pela segunda vez na competição, deixando para trás os ingleses do Newcastle Falcons. Indiscutíveis 24 x 7, com dois tries de Kacharava e um de Simplikevitch. O resultado não eliminou ainda os Falcons, mas dificultou muito a vida dos ingleses. Enquanto isso, os franceses do Brive (que também conheceram derrota em Sochi) derrotaram os irlandeses do Connacht, 21 x 18, com 7 penais de Laranjeira, e assumiram a liderança do grupo, 1 ponto acima do Connacht e 4 a mais que Newcastle. Na rodada final, o Brive visita o Newcastle e o Connacht recebe o Enisei.

 

Por fim, pelo Grupo 5, o Grenoble pulou para o primeiro lugar ao derrotar fora de casa o London Irish por 28 x 18, derrubando o time inglês para o terceiro lugar. O segundo posto é dos escoceses do Edinburgh, que venceram os franceses do Agen, já eliminados, por 23 x 0. Na última rodada, o Grenoble receberá o Edinburgh em confronto direto pelo primeiro lugar, enquanto o London Irish visitará o Agen sonhando com uma combinação improvável de placares para ficar com um dos melhores segundos lugares.

 

Rovigo vivo na terceira copa europeia

No Torneio Qualificatório Europeu, a terceira competição do continente, o conto de fadas dos alemães do Heidelberger parece próximo do fim. No sábado, a equipe perdeu em casa para os romenos do Timisoara Saracens, já classificados para as finais, e agora não depende mais apenas de si para avançar. Isso porque o Rovigo venceu com bônus dérbi italiano contra o eliminado Mogliano e agora tem chances de ultrapassar o Heildelberger, que não joga mais. No próximo sábado, Rovigo visitará o Royal Kituro, da Bélgica, em jogo adiado por conta dos atentados a Paris (e que levaram também a suspensão de eventos em Bruxelas). Para ultrapassar os alemães e garantir a classificação, o Rovigo precisa vencer com ponto bônus e 41 pontos de margem. Difícil, mas não impossível.
Os campeões de cada grupo do Torneio Qualificatório enfrentarão os russos do Enisei e os italianos do Calvisano valendo duas vagas na próxima edição da Challenge Cup.

 

Novo tropeço do Perpignan na Pro D2

Na segunda divisão francesa, o fim de semana foi de mais frustração para os catalães do Perpignna, que foram derrotados pelo vice lanterna Provence, em Aix, por 30 x 21. Com a derota, Perpignan deixou a zona de classificação ao mata-mata, sendo ultrapassado pelo Albi, que derrotou fora de casa Carcassonne. A liderança segue com o Lyon, que bateu Narbonne e soma 14 pontos de vantagem sobre o vice líder Béziers.

 

Viadana na final do Trofeo Eccellenza

Na Itália, as equipes de fora das competições europeias jogam o Trofeo Eccellenza, a Copa da Itália, que conheceu seu primeiro finalista nesse sábado. O Viadana assegurou sua vaga com vitória sobre San Donà, 24 x 17, abrindo vantagem insuperável pelo time do Vêneto. No outro grupo, a Lazio segue viva após vencer L’Aquila. Os romanos decidirão a vaga na final contra Padova no próximo sábado.

 

Richmond fatura a Women’s Premiership inglesa

O XV feminino tava teve destaque nesse fim de semana, com a grande final da Women’s Premiership inglesa entre dois rivais londrinos, Richmond e Saracens, que jogaram no The Stoop, casa dos Harlequins. A taça ficou com o Richmond, que anotou 28 x 17. Essa foi a edição inaugural do liga feminina após sua remodelação. O campeonato teve oito participantes, com Lichfield, Worcester, Bristol, Wasps, Darlington Mowden Park e Aylesford terminando nas posições seguintes.

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Grupo 1

Enisei 24 x 07 Newcastle Falcons, em Sochi

Brive 21 x 18 Connacht, em Brive

 

Grupo 2

Pau 03 x 27 Sale Sharks, em Pau

Dragons 31 x 18 Castres, em Newport

 

Grupo 3

Calvisano 07 x 47 Montpellier, em Calvisano

Harlequins 34 x 26 Cardiff Blues, em Londres

 

Grupo 4

Gloucester 20 x 10 La Rochelle, em Gloucester

Worcester Warriors 15 x 22 Zebre, em Worcester

 

Grupo 5

London Irish 18 x 28 Grenoble, em Reading

Edinburgh 23 x 00 Agen, em Edimburgo

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Connacht Irlanda 6 19
Newcastle Falcons Inglaterra 6 16
Brive França 6 16
Enisei Rússia 6 08
Grupo 2
Sale Sharks Inglaterra 6 23
Dragons Gales 6 20
Castres França 6 15
Pau França 6 00
Grupo 3
Harlequins Inglaterra 6 25
Montpellier França 6 20
Cardiff Blues Gales 6 17
Calvisano Itália 6 00
Grupo 4
Gloucester Inglaterra 6 25
Zebre Itália 6 13
La Rochelle França 6 10
Worcester Warriors Inglaterra 6 05
Grupo 5
Grenoble França 6 22
London Irish Inglaterra 6 17
Edinburgh Escócia 6 17
Agen França 6 02

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu

Heidelberger 03 x 10 Timisoara Saracens

Rovigo 32 x 13 Mogliano

 

Clube País Jogos Pontos
Grupo 1
Rovigo Itália 4 15
Heidelberger Alemanha 4 15
Fiamme Oro Itália 4 12
VRAC Espanha 4 09
Grupo 2
Timisoara Saracens Romênia 4 19
Direito Portugal 4 06
Mogliano Itália 4 02
Kituro Bélgica 4 00

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Aurillac 29 x 15 Mont de Marsan

Lyon 36 x 10 Narbonne

Dax 18 x 20 Béziers

Biarritz 26 x 3 Colomiers

Carcassonne 12 x 13 Albi

Montauban 14 x 9 Bourgoin

Tarbes 19 x 10 Bayonne

Provence 30 x 21 Perpignan

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento


 

Trofeo Eccellenza – Copa da Itália

Chave A
Viadana 24 x 17 San Donà
Classificação: 1 Viadana, 3 jogos, 13 pontos; 2 San Donà, 4 jogos, 12 pontos; 3 Lyons Piacenza 3 jogos, 0 pontos;

 

Chave B
Lazio 24 x 15 L’Aquila
Classificação: 1 Petrarca Padova, 3 jogos, 14 pontos; 2 Lazio, 3 jogos, 9 pontos; 3 L’Aquila, 4 jogos, 2 pontos;
womens premiership
Women’s Premiership – Campeonato Inglês Feminino
Final
Richmond 28 x 17 Saracens

Comentários