Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Gafe monumental no rugby europeu neste domingo, após uma bela surpresa. A grande decisão do Rugby Europe Championship, o Six Nations B, pareceu o Oscar ou o Miss Universo: o troféu foi entregue para o time que não foi campeão! Exatamente. A Romênia conseguiu o grande feito que há muito não ocorria: desbancou a poderosa Geórgia, com uma grande vitória por 8 x 7 em Bucareste. A festa foi de encher os olhos do lado romeno, mas a organização entregou a taça de campeão à Geórgia. Com a vitória romena e bônus defensivo georgiano, os dois países acabaram empatados em pontos na primeira colocação da competição, com saldo de pontos superior para os Lelos da Geórgia. Porém, o primeiro critério de desempate era o confronto direto, o que foi só percebido depois. A taça trocou de mãos e pela primeira vez desde 2010 a Geórgia deixou escapar o título do segundo escalão europeu.

 

Clique aqui para ver todos os jogos na íntegra.

- Continua depois da publicidade -

 

Festeje Romênia!

O jogo que também valia pela Copa Antim, a taça anual entre Geórgia e Romênia, foi quente e amarrado, como sempre dominado pelos dois poderosos packs. Os Stejarii largaram com tudo, com Catalin Fercu cravando o primeiro try logo aos 3′, levando abaixo o estádio. 5 x 0, sem a conversão. A Geórgia logo reequilibrou as ações e o que se viu foi uma sequência de penais perdidos pelos dois lados, em dia ruim dos chutadores. Somente aos 37′ os Lelos conseguiram seu try, com Merba Sharikadze que, com a conversão, virou o placar. 7 x 5 para os visitantes. No segundo tempo, Vlaicu, enfim, acertou o pé e virou o placar com penal aos 51′. Depois,  Kvirikashvili teve dois penais para dar a frente aos georgianos e falhou em ambos. O pack romeno resistiu às investidas georgianos e festejou a vitória. 8 x 7, do jeito que eles gostam.

 

O terceiro lugar do Rugby Europe Championship ficou com a Espanha, que não deu chances à Bélgica, condenando os belgas ao último lugar e a uma repescagem contra o rebaixamento diante de Portugal, campeão da divisão inferior, em maio. 30 x 00 para os Leões sobre os Diabos, com 20 x 00 só no primeiro tempo.

 

A Rússia assumiu o quarto lugar, para não deixar os ibéricos escaparem. Os Ursos receberam a sensação Alemanha e venceram em um jogão em Sochi por 52 x 25. Os russos estavam feridos no torneio e correram para nada menos que 8 tries, contando com seus principais nomes do sevens de volta. O centro Gerasimov guardou dois tries.

 

As Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2019 incluem a soma das temporada 2017 e 2018 do Rugby Europe Championship e mais estará por vir no ano que vem.

 

Portugal campeão!

O “Six Nations C”, o Rugby Europe Trophy, também teve seu campeã, que não precisou entrar em campo. Portugal ergueu a taça e garantiu sua repescagem contra a Bélgica pela promoção por conta da vitória sem bônus da Holanda sobre a Suíça. Os Laranjas precisavam do bônus, fizeram um grande jogo, venceram por 38 x 25, mas não somaram 3 tries a mais que os suíços, regra para conquistar o bônus na competição. Com isso, a festa à distância foi dos Lobos.

 

O rebaixado do Trophy para a Conference 1 também foi conhecido sem entrar em campo. É a Ucrânia, que lamentou a vitória fora de casa do Polônia sobre a Moldávia, 15 x 03. Portugal e Ucrânia ainda se enfrentarão no dia 1º de abril.

 

romênia copy08versus copiar07georgia copy copy copy

Romênia 08 x 07 Geórgia, em Bucareste – Copa Antim

russia copy copy copy copy copy52versus copiar25alemanha logo aguia

Rússia 52 x 25 Alemanha, em Sochi

 

30versus copiar00belgica logo

Espanha 30 x 00 Bélgica, em Madri

 

[table “294” not found /]

 

38versus copiar25

Holanda 38 x 25 Suíça, em Amsterdã

 

03versus copiar15

Moldávia 03 x 15 Polônia, em Bălți

 

SeleçãoJogosPontos
Portugal524
Holanda515
Suíça513
Polônia512
Moldávia56
Ucrânia50
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto

- Campeão - classificado à Repescagem de Promoção contra o último colocado do Rugby Europe Championship (1ª divisão) e classificado ao mata-mata da Repescagem Europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019;
- Último colocado - Rebaixado à Conference 1 (3ª divisão);

 

Repescagem de Promoção/Rebaixamento

Dia 20/05 – Bélgica x Portugal