Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O ano de 2015 é muito especial para o mundo do rugby, afinal, é ano de Copa do Mundo. Correto? Claro, mas se você pensa que só uma Copa do Mundo será jogada neste ano, está enganado. E irá se surpreender. A partir dessa terça-feira, dia 27, a Austrália irá receber a oitava edição da Copa do Mundo de Touch! Exatamente, o Touch conta com seu Mundial desde 1988, organizado de quatro em quatro anos pela FIT, a Federação Internacional de Touch, que não tem relação com o World Rugby.

 

O Touch da FIT é o Touch Football, derivado do rugby league, ao contrário do Touch Rugby, derivado do rugby league e chancelado pelo World Rugby como uma derivação de seu jogo. O princípio, entretanto, é muito semelhante, sendo que as regras hoje chancelada pela World Rugby para seu Touch Rugby foram baseadas nas regras usadas pela FIT. Nas regras da FIT, a exemplo do rugby league, cada equipe tem seis tentativas para fazer o try, sendo que na sexta a posse da bola deve passar para a equipe adversária. Os chutes não são permitidos e cada try vale 1 ponto. Uma partida tem duração de 40 minutos, com 2 tempos de 20 minutos, sendo duas equipes de 6 atletas em campo. O Touch pode ser jogado nas modalidades masculina, feminina e mista, sendo que no Touch misto cada time deve ter 3 homens e 3 mulheres.
A cidade-sede neste ano será a pequena Coffs Harbour, 540 km a norte de Sydney, no litoral de Nova Gales do Sul, entre os dias 29 de abril e 3 de maio. No total, serão disputados 7 torneios paralelos, envolvendo um total de 90 equipes, de 25 países diferentes, divididos entre os torneios Masculino (12 times), Feminino (11 times), Misto (19 times), Masculino Maiores de 30 anos (10 times), Masculino Maiores de 35 anos (11 times), Masculino Maiores de 40 anos (10 times) e Misto Veteranos (7 times), mostrando o caráter recreativo do esporte, com incentivo às categorias de veteranos.

- Continua depois da publicidade -

 

Nas modalidades mais importantes – masculino, feminino e misto – o histórico favorece por completo a Austrália, que conquistou até hoje os títulos de todas as sete edições tanto do masculino como do feminino. Apenas na categoria mista os australianos foram superados em duas oportunidades pela Nova Zelândia, porém em 2011 a Austrália foi campeã também do misto, conquistando o título pela quinta vez.

 

Confira os participantes dessas três categorias em 2015 (na ordem de colocação de 2011):

Masculino – Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Japão, Ilhas Cook, Escócia, Inglaterra, França, Gales, Estados Unidos, Irlanda e Cingapura.

Feminino – Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Inglaterra, Gales, África do Sul, França, Japão, Escócia, Áustria e Alemanha.

Misto – Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Gales, Inglaterra, Niue, Escócia, Jersey, Guernsey, Estados Unidos, Suíça, Holanda, França, Cingapura, Irlanda, Bélgica, Itália, Catalunha e Hungria.

 

Assista aos melhores momentos das finais de 2011

Mista (Austrália x Nova Zelândia)

Masculina (Austrália x Nova Zelândia)

Feminina (Austrália x Nova Zelândia)