Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A terceira rodada do Six Nations de 2017 começou com o embate entre Escócia e País de Gales. O local era o Murrayfield em Edimburgo, na Escócia. O favoritismo apontava levemente para a Escócia, apesar de ambas virem de derrotas e do fato da Escócia não ter uma vitória sequer sobre os galeses desde 2007. Porém, a curva de ascensão da Escócia era mais visível que Gales e se confirmou com triunfo do Cardo por 29 x 13.

 

A partida era definitiva para Gales, que precisava da vitória para se manter com chances de conquista do torneio. E o ímpeto galês no início e na primeira etapa da partida estava condizente com suas necessidades. A dupla Rhys Webb e Dan Biggar conduzia bem sua equipe, mas a defesa da Escócia estava bem atuante e poucas vezes a bola chegava ao ponta aberto, George North.

- Continua depois da publicidade -

 

Mas quem abriu o placar aos 6 minutos foi a Escócia em um chute penal com Finn Russell que também conduzia sua equipe de forma solo, já que Greig Laidlaw está contundido e fora do torneio nesta temporada.

 

Gales começou a mandar no jogo logo depois, com a boa condução da dupla Webb e Biggar e não demorou a pontuar. Um penal que Leigh Halfpenny não desperdiçou e, então, empatou a partida 3 x 3.

 

A pressão de Gales cresceu e, aos 23 minutos, em um scrum ocorrido em jogada de pressão de Gales, a bola abriu para a linha rapidamente e chegou ao ponta Liam Williams que invadiu o ingoal e a apoiou no chão. Gales passaria, então, à frente no placar: 10 x 3.

 

O que sobrava para a Escócia no primeiro tempo era aliviar a pressão galesa e aproveitar alguns momentos de vacilo do vizinho britânico e converter penais. Um deles aos 29 e outro logo no fim do primeiro tempo. No intervalo, a pressão de Gales não rendeu mais que um penal. E assim, o placar do primeiro tempo terminou em 13 x 9 para Gales.

 

No segundo tempo, a história muda. Uma boa conversa deve ter ocorrido no vestiário entre Vern Cotter e sua equipe. A Escócia voltou outra para a segunda etapa da partida.

 

Tanto que logo aos 3 minutos, uma bela jogada tramada por Russell, a bola chegou a Tommy Seymour que invadiu o ingoal galês e anotou o primeiro try dos escoceses. Na conversão, Russell acertou a trave e viu a bola entrar logo após. A Escócia virava o placara da partida para 16 x 13 e mandava no jogo.

 

O domínio escocês estava gerando frutos, aos 14 minutos, mais um penal para a Escócia. Russell cobrou e não teve dificuldades: 19 x 13 para os donos da casa. Aos 17 minutos, pareceu que Gales reagiria, Webb apoiou a bola no ingoal, mas antes ele foi tackleado e atingiu a linha lateral do campo.

 

Foi só um rompante, a Escócia ainda mandava no jogo. Aos 26 mintuos, a pressão escocesa estava próxima ao ingoal. O pick and go da equipe da casa preparava a jogada rápida da linha que em 3 passes levou a bola até Tim Visser que marcou o segundo try do time da casa. Russel foi aos postes e converteu mais este. Aí já estava 26 x 13 para a equipe da casa.

 

Gales estava rendido no jogo e, aos 32 minutos, a Escócia desferia o golpe de misericórdia após um penal provocado por obstrução dos jogadores de Gales. Russell foi para o chute e converteu. Placar final: 29 x 13 para a Escócia que não permitiu que Gales pontuasse no segundo tempo. Escoceses finalmente agora na briga por um título que não vem desde 1999! Para Gales, a derrota terá efeitos no Ranking, pois os vermelhos estavam em quinto lugar geral e devem dar adeus às chances de serem cabeças de chave no sorteio da Copa do Mundo de 2019, que ocorrerá em maio.

 

Com o resultado, a Escócia passa a liderar o Six Nations e segue firme em busca do título. Para Gales as chances de vencer o torneio são muito escassas. Não haverá rodada no final de semana que vem, com as emoções voltando apenas na semana seguinte. O próximo jogo da Escócia é em Londres com a Inglaterra, que não perde há 16 jogos (antes ainda do confronto com a Itália), no dia 11, no “jogo do século”, com ares de final de campeonato. Já Gales recebe a Irlanda, em Cardiff, no dia 10.

 

 

escocia logo29versus copiar13gales

Escócia 29 x 13 Gales, em Edimburgo

Árbitro: John Lacey (Irlanda)

 

Escócia

Tries: Seymour, Visser

Conversões: Russell (2)

Penais: Russell (5)

15 Stuart Hogg, 14 Tommy Seymour, 13 Huw Jones, 12 Alex Dunbar, 11 Tim Visser, 10 Finn Russell, 9 Ali Price, 8 Ryan Wilson, 7 John Hardie, 6 John Barclay (c), 5 Jonny Gray, 4 Richie Gray, 3 Zander Fagerson, 2 Fraser Brown, 1 Gordon Reid;

Suplentes: 16 Ross Ford, 17 Allan Dell, 18 Simon Berghan, 19 Tim Swinson, 20 Hamish Watson, 21 Henry Pyrgos, 22 Duncan Weir, 23 Mark Bennett;

 

Gales

Try: Liam Williams

Conversão: Halfpenny

Penais: Halfpenny (2)

15 Leigh Halfpenny, 14 George North, 13 Jonathan Davies, 12 Scott Williams, 11 Liam Williams, 10 Dan Biggar, 9 Rhys Webb, 8 Ross Moriarty, 7 Justin Tipuric, 6 Sam Warburton, 5 Alun Wyn Jones (c), 4 Jake Ball, 3 Tomas Francis, 2 Ken Owens, 1 Rob Evans;

Suplentes: 16 Scott Baldwin, 17 Nicky Smith, 18 Samson Lee, 19 Luke Charteris, 20 Taulupe Faletau, 21 Gareth Davies, 22 Sam Davies, 23 Jamie Roberts;

 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra519
Irlanda514
França514
Escócia514
Gales510
Itália50
- Grand Slam = 3 pontos;
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

 

Foto: INPHO/Ryan Byrne – 6 Nations