Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O XV Feminino esteve entre os destaques deste fim de semana, com direito a dois clássicos mundiais e a definição de vaga na Copa do Mundo Feminina de 2017.

 

Espanha no Mundial

- Continua depois da publicidade -

Jogando em casa, a Espanha assegurou sua classificação à Copa do Mundo Feminina com uma vitória suada sobre a Escócia na Repescagem Europeia por 15 x 10. Las Leonas já haviam vencido as escocesas no jogo de ida na Escócia e confirmaram seu melhor momento, chegando pela segunda vez seguida à competição. A Escócia, por sua vez, ficará de fora da Copa do Mundo também pela segunda vez seguida.

 

Erbina Arana, Patricia Garcia e Marina Bravo fizeram os tries da Espanha.

 

espanha(3)15versus(12)10escocia logo

Espanha 15 x 10 Escócia, em Madri – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2017

 

Inglaterra atropela na reedição da última final

Inglaterra e Canadá fizeram a final da Copa do Mundo Feminina de 2014, quando as inglesas levantaram a taça. Mas, as canadenses mostraram neste ano sua força atropelando as inglesas em torneio no primeiro semestre, a Super Series, e a hora do troco inglês havia chegado.

 

Jogando em Twickenham, logo após a partida da seleção masculina contra a Argentina, a Inglaterra não deu chances ao Canadá, vencendo por 39 x 06. Foram 7 tries para as Red Roses, com Alex Matthews, Amy Cokayne, Danielle Waterman, Kay Wilson, Emily Scarratt, Lydia Thompson e Claire Allen. Destaque para o magnífico try de Waterman.

 

inglaterra novo39versus(12)06canada copy copy

Inglaterra 39 x 06 Canadá, em Londres


 

Black Ferns sólidas contra as verdes

Incrivelmente, Nova Zelândia e Irlanda haviam se enfrentado somente uma vez na história do XV feminino, justamente na última Copa do Mundo, em 2014, quando as irlandesas conseguiram uma histórica vitória, eliminando as então campeãs mundiais da briga pelo título. Neste domingo, as neozelandesas deram o troco e enfim puderam comemorar uma vitória sobre as irlandesas.

 

Jogando em Dublin, as Black Ferns impuseram seu jogo e triunfaram por 38 x 08, mas sofreram no primeiro tempo, com as irlandesas amarrando o jogo e indo para o intervalo com apenas 5 x 3 a favor da Nova Zelândia, graças a try de Selica Winiata. No segundo tempo, a Irlanda não resistiu à pressão física da Nova Zelândia e viu mais cinco tries das visitantes. Público de 1800 pessoas no palco que receberá no ano que vem o Mundial.

 

irlanda copy08versus(12)38black ferns

Irlanda 08 x 38 Nova Zelândia, em Dublin

 

Vem aí a decisão das duas últimas vagas na Copa do Mundo

O XV feminino terá mais três jogos entre seleções em dezembro, com Japão, Hong Kong e Fiji se encarando no triangular que decidirá as duas últimas vagas na Copa do Mundo de 2017. Fiji e Hong Kong jamais jogaram o Mundial de XV Feminino, ao passo que o Japão disputou o torneio pela última vez em 2002. Essa repescagem entre Ásia e Oceania será em Hong Kong, com a seguinte tabela:

 

Dia 09/12 – Hong Kong x Japão

Dia 13/12 – Japão x Fiji

Dia 17/12 – Hong Kong x Fiji

 

A Copa do Mundo Feminina de Rugby XV é disputada a cada 4 anos, tendo sido disputada pela última vez em 2014. A edição de 2018 foi antecipada para 2017, com o objetivo de fazer com que o torneio ocorra sempre dois anos após a Copa do Mundo masculina. A Irlanda será a sede de 2017, em agosto, com 12 participantes. Já estão classificados:

 

  • – Europa: Irlanda, Inglaterra, França, Gales, Itália e Espanha;
  • – Oceania: Nova Zelândia e Austrália;
  • – Américas: Canadá e Estados Unidos;

 

Foto: World Rugby