Tempo de leitura: 1 minuto

Nesta segunda-feira, a USA Rugby (entidade máxima do rugby dos Estados Unidos) anunciou a criação de sua primeira liga profissional, que começará, de acordo com a entidade, em abril de 2016, após o “Six Nations das Américas”. A competição é sancionada pelo World Rugby (a federação internacional) e foi batizada de PRO Rugby (Professional Rugby Organization).

 

O pontapé inicial do torneio será modesto. Serão seis franquias, baseadas em cidade ainda a serem reveladas, mas tendo como objetivo cidades na região Nordeste do país, nas Montanhas Rochosas e na Califórnia, regiões que contam hoje com os clubes melhor desenvolvidos dos EUA. O plano ainda contempla expansão para o Canadá em 2017, com a Rugby Canada (entidade máxima do rugby canadense) já iniciando trabalhos em conjunto com a PRO Rugby.

- Continua depois da publicidade -

 

Em 2016, a competição terá duração curta: serão 10 partidas para cada equipe, com final marcada em julho. Com isso, o rugby profissional fugiria da temporada do futebol americano.

 

Nos últimos anos, várias iniciativas fracassadas de criação de uma liga profissional na América do Norte foram notícia, entre elas a NRFL.

 

Para mais sobre a PRO Rugby, acesse: http://www.prorugby.org/