Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse fim de semana, a França estará dividida, sim senhor. Enquanto parte do país estará ligadão na Euro 2016 de futebol, parte estará de olho na ovalada, com o mata-mata do Top 14, o Campeonato Francês, se desenrolando. Serão jogadas as duas partidas da Repescagem para as Semifinais (as Barrages), valendo duas vagas nas Semifinais da competição. Clermont e Toulon, os dois melhores da temporada regular, já estão nas Semifinais, portanto, quem se juntará a eles?

 

No sábado, o grande jogo será em Paris, que sairá da ressaca da vitória da França na Euro para assistir a um grande clássico nacional de rugby entre Racing e Toulouse. Duas potências que chegam crescendo na reta final. O Racing perdeu a final da Champions Cup, mas segue confiante e com Dan Carter como arma para quebrar a seca de grandes títulos que vem desde 1990. Já o Toulouse, maior campeão da história da França e da Europa, não festeja nada substancial desde 2012, vendo Toulon e Clermont o colocarem nas sombras.

- Continua depois da publicidade -

 

Nesta temporada, uma vitória para cada lado nos confrontos diretos. Olho nos embates entre abertura, com o ex All Black Luke McAlister, do Toulouse, tentando apagar a estrela que o substituiu nos All Blacks, Dan Carter, e entre os terceiras linhas, com Nyanga, ex Toulouse, vestindo a camisa do Racing contra os líderes do Toulouse, Dusautoir, Picamoles e Harinordoquy.

 

banner padrim

 

No domingo, o Montpellier, repleto de sul-africanos e que já ergueu a taça da Challenge Cup neste ano, vai em busca de seu primeiro título nacional recebendo o Castres, que se recuperou de uma fraca temporada passada para alcançar o playoff neste ano. Montpellier é amplo favorito, jogando em casa e liderado pelo técnico Jake White, campeão do mundo em 2007 com os Springboks. Porém, o Castres é famoso na França por derrubar gigantes, como fez na temporada 2012-13, quando foi campeão do Top 14 pela última vez. Munido do gigante uruguaio Rodrigo Capó Ortega, o Castres vem perigosamente discreto e pode surpreender com a força de seu conjunto.

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Repescagem para as Semifinais

*Horários de Brasília

Sábado, dia 11 de julho

Racingversus(14)Toulouse

15h40 – Racing x Toulouse, em Paris – TV5 Monde AO VIVO

 

Domingo, dia 12 de junho

Montpellier logo novo copyversus(14)castres

11h10 – Montpellier x Castres, em Montpellier – TV5 Monde AO VIVO

 

Semifinais – dias 17 e 18 de junho, em Rennes

Toulon x melhor classificado da Repescagem

Clermont x pior classificado da Repescagem

 

Final – dia 24 de junho – em Barcelona, Espanha

 

Largada na Rússia para o Grand Prix Feminino

Nesse fim de semana tem também em Kazan, na Rússia, a primeira etapa do Grand Prix Feminino, o Circuito Europeu Feminino de Sevens.

 

Assim como no Grand Prix Masculino, a Grã-Bretanha também jogará o Grand Prix Feminino com duas seleções, as Lions e as Royals, usando o torneio para testar atletas antes de definir seu grupo para o Rio 2016, substituindo Inglaterra e Gales (contudo, a Escócia jogará a segunda divisão com uma seleção independente).

 

Em Kazan, Rússia, Espanha, Irlanda e Portugal usarão o torneio como preparação para o Pré-Olímpico Mundial, que acontece no fim do mês, em Dublin, pois as quatro seleções ainda lutam pela vaga final no Rio 2016. A França, atual campeã europeia, por sua vez, já está garantida nos Jogos Olímpicos.

 

O Grand Prix Feminino conta com apenas duas etapas. A próxima e última será em Brive, na França, em setembro, após o Rio 2016. As duas últimas colocadas do circuito serão rebaixadas e a campeã e a vice do Rugby Europe Women’s Sevens Trophy, o circuito da segunda divisão (que também tem duas etapas, na República Tcheca e na Hungria), serão promovidas para o Grand Prix de 2017. As duas últimas do Trophy serão rebaixados à Conference, a terceira divisão, que terá etapa única (na Bósnia).

 

grand prix feminino logo

Grand Prix Feminino 2016 – 1ª etapa – em Kazan, Rússia

Grupo A: França, Holanda, Grã-Bretanha “Royals” e Finlândia

Grupo B: Rússia, Irlanda, Itália e Bélgica

Grupo C: Espanha, Grã-Bretanha “Lions”, Ucrânia e Portugal

 

Feminino

Grand Prix Feminino

Etapas: Kazan (Rússia), 11 e 12 de junho / Brive (França), em setembro

Seleções: Grã-Bretanha, França, Rússia, Espanha, Irlanda, Holanda, Itália, Ucrânia, Portugal, Bélgica e Finlândia

 

RE Sevens Women’s Trophy (2ª divisão)

Etapas: Praga (República Tcheca), 18 e 19 de junho / Estergom (Hungria), 9 e 10 de julho

Seleções: Escócia, Alemanha, Suécia, Romênia, Polônia, Suíça, República Tcheca, Noruega, Hungria, Moldávia, Dinamarca e Israel

 

RE Sevens Women’s Conference (3ª divisão)

Etapa: Sarajevo (Bósnia). 23 e 24 de julho

Seleções: Geórgia, Lituânia, Croácia, Letônia, Turquia, Malta, Bulgária, Luxemburgo, Eslovênia, Sérvia, Áustria, Bósnia, Montenegro, Andorra e Eslováquia