Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O réveillon não foi suficiente para parar o Top 14 francês, que jogou parte de sua rodada em 2016 e outra em 2017, com o ano começando no melhor estilo francês com todos os mandantes vencendo, provando mais uma vez que a França é o lugar mais difícil para se jogar fora de casa.

 

O La Rochelle (2º) não tomou conhecimento do Grenoble (13º) e agora divide a liderança com o Clermont (1º) batido por um inspirado Toulouse (6º) enquanto o Montpellier (3º), derrotado pela Section Paloise (9º) perdeu a chance de assumir a liderança isolada da competição. Na disputa por uma das vagas nas finais muitas mudanças Bordeaux (7º) e Racing (8º), derrotados por Lyon (12º) e Toulon (6º) respectivamente deixam a zona de classificação enquanto o Castres (4º) aumenta sua distância depois de atropelar o quase rebaixado Bayonne (14º). Na parte de baixo da tabela o Stade Français (11º) superou o Brive (12º).

- Continua depois da publicidade -

 

Novo ano, nova vida em Toulouse

Depois de perder para o fraquíssimo Grenoble na semana passada o Toulouse preparou uma grande festa de réveillon para sua torcida batendo em casa o líder Clermont por 26 a 20. O placar apertado não reflete o que foi o jogo, em especial a primeira etapa, que teve os occitanos jogando com uma vontade que a muito não se via aplicando uma velocidade e intensidade na partida que atordoou a equipe do Clermont, entrando no in-goal com os pontas Arthur Bonneval e Yoann Huget e o centro Gael Fickou na segunda etapa. O Clermont não conseguiu acompanhar o ritmo em nenhum momento anotando com o asa Peceli Yato e um penal try nos minutos finais.

 

A torcida do Toulouse termina o ano com bons motivos para comemorar, a equipe parece estar evoluindo e se aproxima dos líderes, o time tenta repetir a atuação de gala novamente em Paris contra o Stade Fraçais. O Clermont perde para uma equipe que jogou melhor e volta para casa medir forças com outro gigante, o Toulon.

 

La Rochelle imparável

O ano novo não trouxe mudanças para o La Rochelle que atropelou no atlântico o Greneoble por 40 a 3, e começa o ano dividindo a liderança do campeonato com o Clermont.  O domínio dos donos da casa ficou aparente logo aos 10’ minutos quando um penal try abriu o placar, que foi completado pelo centro Levani Botia, o ponta Grabriel Lacroix e o asa Kevin Gourdon.

 

O La Rochelle segue surpreendendo e apesar de um elenco modesto não parece sentir a dureza do campeonato, que costuma prejudicar as equipes de menor orçamento e menos opções no banco. O time continua em casa para enfrentar o Castres. O rebaixamento parece inevitável para o Grenoble que continua na estrada para enfrentar o Brive.

 

Toulon vence batalha sangrenta

O Toulon recebeu o Racing no ultimo jogo da rodada, reeditando a final do Top 14 passado e dando o troco nos campeões, com vitória por 17 a 11. O segundo centro Ma’a Nonu anotou para os donos da casa enquanto o hooker  Dimitri Szarzewski respondeu. O jogo foi um deleite paro os apaixonados pelo rugby físico no melhor estilo sul-africano, estratégia que saiu cara para o Toulon, que apesar da vitória saiu de campo com pelo menos três jogadores lesionados. Destaque bizarro para o chute de Halfpenny no fim do primeiro tempo que foi atrapalhado pela música do Star Wars, que tocou no estádio de forma inapropriada.

 

Na próxima jornada, o Toulon pega a estrada para enfrentar o líder Clermont enquanto o Racing não jogará no fim de semana. O time de Paris terá que fazer seu jogo adiado pela Copa Europeia contra o Munster no sábado, dia 7.


 

Festa em Castres

O Castres se despediu do ano com uma grande vitória batendo em casa o Bayonne por 47 a 18. Mais uma vez os bascos cedem uma derrota humilhante, à equipe continua a sofrer dos mesmos problemas excesso de amarelos e queda de rendimento no fim do jogo, sofrendo 33 pontos na segunda etapa.  O Castres se aproveitou dessa situação para anotar sete tries, com o fullback Pierre Berard (duas vezes), o hooker Jody Jenneker, o centro Robert Ebersohn, o segundo centro Ivalu Taumoepeau, o asa reserva Sitiveni Mafi e o segunda linha Rodrigo Capo Ortega.  O Castres viaja para a costa atlântica enfrentar o vice-líder La Rochelle, enquanto o Bayonne, cada vez mais se dirige para Paris medir forças com o Racing.

 

Pau vence a terceira seguida

O fim de ano não poderia ser melhor para o modesto Pau, que matou mais um gigante em casa, vencendo o Montpellier, que perde a chance de assumir a liderança, por 32 a 27, vencendo a terceira partida seguida pela primeira vez na temporada.  A partida foi uma das melhores da rodada  indefinida até o final e com muitos tries. Os donos da casa anotaram com os pontas Watisoni Votu e Louis Dupichot, e o oitavo James Coughlan, o Montpellier respondeu com o oitavo Pierri Spies, o pilar Yvan Watremez e o centro reserva Duhan Van der Merwe.

 

A Section Paloise continua a se distanciar da zona de rebaixamento e tudo indica vai ter um final de temporada tranquilo, a equipe continua em casa para enfrentar o Lyon.  Jogar em Pau não é fácil e o Montpellier perde a chance de se isolar na liderança da competição o time volta para casa medir forças com o Bordeaux.

 

Morné Steyn salva Stade Français

A torcida do Stade Français passa mais um ano sem muito que comemorar com a equipe disputando na parte de baixo da tabela pela segunda temporada seguida. A decepção do réveillon só não foi maior graças a atuação do abertura Morne Steyn, que anotou quatro penais, garantindo a vitória da equipe em Paris por 12 a 10 sobre o Brive. Mesmo assim os visitantes jogaram melhor, anotando o único try do jogo, com o ponta Benjamin Lapeyre, a equipe porém cedeu muitos penais no scrum-fixo, para a alegria dos parisienses e de seu lendário chutador.

 

O Stade Français, com a vitória, se distância da zona de rebaixamento, mas ainda segue muito longe do desempenho esperado para sua equipe milionária, e agora recebe o Toulouse na próxima rodada. O Brive deixa escapar pontos importantes e volta para casa enfrentar o desesperado Grenoble.

 

Bordeaux se despede do ano com derrota

O Bordeaux mais uma vez não fez um bom jogo e acabou batido fora de casa pelo Lyon, saindo do zona de classificação para as finais e completando o terceiro jogo sem vencer, do lado dos donos da casa o resultado distância ainda mais o time da zona de rebaixamento. A partida foi morna com um primeiro tempo equilibrado e o Lyon construindo o placar na segunda etapa, graças a um try do ponta Toby Arnold. A humilhação do Bordeaux só não foi maior graças ao scrum-half reserva Yann Lesgourgues que colocou a bola no chão no ultimo lança da partida dando aos visitantes um ponto bônus defensivo.

 

O Lyon, graças principalmente a temporada desastrosa de Bayonne e Grenoble,  fica cada vez mais distante do descenso a equipe viaja agora para enfrentar ao Pau, que também luta para não cair. O derrota joga o Bordeaux na crise que precisa encontrar forças para não perder a temporada o time continua estrada e se preparara

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Lyon 19 x 16 Bordeaux

Pau 32 x 17 Montpellier

Castres 47 x 18 Bayonne

Stade Français 12 x 10 Brive

Toulouse 26 x 20 Clermont

La Rochelle 40 x 03 Grenoble

Toulon 17 x 11 Racing

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Escrito por: Diego Gutierrez

Foto: Toulouse x Clermont – LNR.fr