Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Sábado e domingo grandes no sevens masculino. A Cidade do Cabo, na África do Sul, pela primeira vez receberá uma etapa da Série Mundial de Sevens Masculina, substituindo Porto Elizabeth. O torneio é a segunda etapa da temporada 2015-16 e terá como grande palco o Cape Town Stadium, construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2010, com 55.000 lugares.

 

Campeão com louvor do primeiro torneio, em Dubai, no fim de semana passado, Fiji encabeça o Grupo A do Cape Town Sevens, e é o grande favorito, tendo Argentina e Escócia correndo por fora. Os irmãos Tuwai foram mágicos nos Emirados, mas a força do time de Ben Ryan esteve no coletivo, com todos os atletas fazendo tries. Os Pumas fizeram campanha discreta na abertura, assim como os escoceses, e ambos têm pleno potencial para fazerem mais na África do Sul, enquanto a Rússia aparece como a quarta força.

- Continua depois da publicidade -

 

No Grupo B, o destaque está com os donos da casa, que decepcionaram ao caírem contra os Estados Unidos em Dubai e ficarem de fora das semifinais principais. Recheados de grandes nomes, com François Hougaard brilhando ao lado de Senatla, Geduld, Cecil Afrika, Werner Kok e Kwagga Smith, os Boks têm a obrigação de darem um salto no rendimento e entram favoritos ao título. Mas, na cola está a Inglaterra, que fez grande torneio em Dubai, conduzida elo capitão Tom Mitchell, em forma exuberante, e pelo artilheiro Daniel Bibby, voando. Quênia, que segue devendo, e Zimbábue, o perigoso convidado, completam o grupo que é uma mini Copa da África com os ingleses no meio.

 

Toda a atenção estará sobre o Grupo C, que verá o embate entre a sensação Estados Unidos e a reforçada Austrália. As Águias americanas fizeram um último torneio brilhante na temporada passada, faturando o inédito título em Londres, e abriram a temporada atual com inéditas e maiúsculas duas vitórias sobre os All Blacks, mostrando um rendimento físico fora do comum e especialistas como Perry Baker e Carlin Isles elevando o sevens a um novo patamar. Quem pode parar a potência olímpico? Fiji parou em Dubai, e será que a Austrália conseguirá o mesmo? Para tal, os aussies ter]ap Henry Speight, ainda se adaptando ao sevens, mas já se destacando. Gales é a terceira força e Portugal o mais fraco da chave.

 

Por fim, a Nova Zelândia encabeça o Grupo D, precisando dar a volta por cima no Cabo. Com DJ Forbes ainda mostrando um alto nível e Gillies Kaka cruzando o in-goal com frequência os All Blacks são os favoritos, mas não jogaram em Dubai um rugby de campeão mundial. É hora de corrigir os erros. Samoa, França e Canadá embolam a briga pelo segundo lugar, com muita pressão sobre canadenses e samoanos, que ainda não têm vaga no Rio 2016 e serão oponentes no Pré-Olímpico Mundial. Na largada, Samoa levou a melhor, terminando Dubai na frente dos Canucks. A França teve seus lampejos em terras árabes, com seu fijiano naturalizado Vakatawa despontando e com seu líder de sempre Terry Bourahoua terminando Dubai como o artilheiro do torneio.

 

O BandSports mostrará em VT as finais no domingo, às 23h30, hora de Brasília.

 

SWS 2015-16 logo

Cape Town Sevens – 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Masculina 2015-16 – na Cidade do Cabo, África do Sul

Grupo A: Fiji, Argentina, Escócia e Rússia

Grupo B: África do Sul, Inglaterra, Quênia e Zimbábue

Grupo C: Estados Unidos, Austrália, Gales e Portugal

Grupo D: Nova Zelândia, Samoa, França e Canadá

 

Sábado, dia 12 de dezembro

*Das 06h15 às 16h15, hora de Brasília

Estados Unidos x Gales

Austrália x Portugal

Fiji x Escócia

Argentina x Rússia

Nova Zelândia x França

Samoa x Canadá

Inglaterra x Quênia

África do Sul x Zimbábue

 

Estados Unidos x Portugal

Austrália x Gales

Fiji x Rússia

Argentina x Escócia

Nova Zelândia x Canadá

Samoa x França

Inglaterra x Zimbábue

África do Sul x Quênia

 

Gales x Portugal

Estados Unidos x Austrália

Escócia x Rússia

Fiji x Argentina

França x Canadá

Nova Zelândia x Samoa

Quênia x Zimbábue

África do Sul x Inglaterra

 

Domingo, dia 13 de dezembro

*Das 06h36 às 16h00

Finais


ClubeCidadeJogosPontos
OyonnaxOyonnax3090
AgenAgen3087
MontaubanMontauban3086
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3083
BiarritzBiarritz3081
PerpignanPerpignan3079
ColomiersColomiers3078
AurillacAurillac3070
CarcassonneCarcassonne3064
BéziersBéziers3063
VannesVannes3061
NarbonneNarbonne3061
AngoulêmeSoyaux-Angoulême3061
DaxDax3059
AlbiAlbi3057
BourgoinBourgoin-Jallieu3017
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento