Fim de semana decisivo na Copa Europeia de Rugby!

Preparado para decisões? Nesse fim de semana, a Europa irá parar para conhecer seus primeiros classificados às finais da Champions Cup e da Challenge Cup. As melhores equipes do Velho Continente jogarão pela penúltima rodada da fase de grupos das duas principais competições do continente e muito estará em jogo. Tanto na Champions Cup como na Challenge Cup o sistema é o mesmo: os campeões de cada um dos cinco grupos e os três melhores segundos colocados avançarão ao mata-mata. Um sistema duro e cruel que faz restarem apenas 8 das 20 equipes que disputam cada um desses torneios. E quais as contas para a penúltima rodada, então?

 

Saracens e Racing contando as horas para a classificação

Pela Champions Cup, dois clubes dependem de simples vitórias e nada mais para assegurarem suas vagas. No Grupo 1, o Saracens lidera sozinho, com 6 pontos acima do Ulster. E no sábado precisamente as duas equipes irão se enfrentar em Londres, na casa dos Saracens, que necessitarão de simples vitória para avançarem, enquanto os irlandeses jogarão tudo para adiarem o sonho inglês. No outro jogo do grupo, Oyonnax e Toulouse fazem um melancólico dérbi francês.

 

Enquanto isso, no Grupo 3, o Racing de Paris soma 7 pontos a mais que o segundo colocado Northampton Saints. No domingo, os franceses receberão o último colocado do grupo, o Scarlets, e, se vencerem, os galeses não precisarão nem pensar no resultado que os Saints terão diante do Glasgow Warriors. O jogo entre Saints e Warriors, no entanto, será uma luta direta pela sobrevivência, pois os dois times ainda almejam pelo menos um dos melhores segundos lugares.

 

Diferença larga também existe no Grupo 4, com o invicto Leicester Tigers recebendo o pífio Benetto Treviso. Os Tigers têm 4 pontos a mais que o segundo colocado Stade Français e uma vitória poderá dar ainda mais tranquilidade aos ingleses. Os franceses, por outro lado, têm dura missão ao visitarem o combalido Munster, na Irlanda. Os irlandeses praticamente já deram adeus ao torneio, mas jogam pela honra na busca de se reerguerem de um dos piores momentos de sua história. Para o Stade Français, perseguir o Leicester não é tudo, pois a boa pontuação dos franceses lhes permite sonhar ainda vivamente com a classificação entre os melhores segundos.

 

No Grupo 2, apenas 2 pontos separam o líder Clermont do vice líder Ospreys. E os dois “gigantes sem títulos” se encaram em Gales no jogo isolado de sexta. Se hoje a vantagem é do Clermont, o mando de jogo favorece o Ospreys, que poderá encerrar a rodada no precioso primeiro lugar, fazendo desse jogo um dos mais aguardados. Enquanto isso, Bordeaux e Exeter Chiefs se enfrentam na França, jogando suas últimas esperanças no torneio.

 

Por fim, no temível e equilibrado Grupo 5, o atual tricampeão europeu, o poderoso Toulon, recebe o líder do grupo, o surpreendente Wasps, que soma 2 pontos a mais que os franceses. Isso significa outra decisão, com o Toulon podendo salvar uma campanha tortuosa com uma vitória que lhe daria o primeiro lugar da chave a uma rodada do fim da primeira fase. Mas, e se o contrário acontecer? Uma vitória inglesa na França significaria a classificação antecipada aos Wasps. Emoção ilimitada à vista. Já os outros dois times do grupo, Leinster e Bath se encaram na Irlanda, com o embate tendo real valor apenas para o Bath, que se vencer seguirá sonhando com uma hoje improvável classificação.

 

Harlequins e Gloucester quase lá

Na Challenge Cup, a segunda copa europeia, Harlequins e Gloucester estão praticamente classificados. Os Quins são o único time 100%, com quatro vitórias bonificadas, e mesmo um empate em casa contra o Cardiff Blues lhe daria a classificação. Os Blues, no entanto, têm pontuação para sonharem com um dos melhores segundos lugar, e precisam para isso da vitória, sobretudo porque somente 1 ponto abaixo está o Montpellier, que terá vida tranquila visitando o Calvisano. Já o Gloucester tem 9 pontos a mais que o Zebre e recebe o La Rochelle. Os franceses estão praticamente fora e os ingleses não deverão encontrar muita resistência.

 

Por outro lado, emoção total será vista no Grupo 1, com o Connacht liderando com 2 pontos acima de Newcastle e Brive. E, nesse sábado, o Connacht visita justamente o Brive, em partida decisiva. Já no Grupo 2 o Dragons tem 2 pontos a mais que o Sale Sharks. O Dragons receberá o Castres, enquanto o Sale duelará com o Pau, um de olho no outro. No Grupo 5, por sua vez, a ponta é do Grenoble, 2 pontos acima de London Irish e Edinburgh, garantindo um grupo imprevisível. O Grenoble visitará o London Irish, em jogo crucial, enquanto o Edinburgh recebe o lanterna Agen, mas com um olho no que acontece na Inglaterra.

 

Por fim, na terceira copa europeia, o Torneio Qualificatório, os olhos estarão sobre o Grupo 1, que terá Heildeberg e Rovigo em campo e de olho na classificação. O Torneio Qualificatório é diferente, com dois grupos com 4 equipes cada e apenas um time avançando ao mata-mata. Porém, ao contrário do usual, as equipes do mesmo grupo não e enfrentam, com os clube do Grupo 1 enfrentando os do Grupo 2. O Grupo 2 já está definido, com os romenos do Timosoara Saracens classificados. Mas, os surpreendentes alemães do Heidelberger e os italianos do Rovigo seguem no páreo pelo Grupo 1. Heildelberger está na ponta e irá receber o Timisoara, precisando de uma simples vitória para se classificar, independente de outros resultados. Ao mesmo tempo, o Rovigo irá receber o eliminado Mogliano, em dérbi italiano, e qualquer derrota colocaria fim às esperanças do Rovigo. Caso o Heidelberger perca e o Rovigo vença, os italianos ainda terão mais uma prova, tendo que enfrentar os fracos belgas do Kituro no sábado seguinte, em jogo isolado e adiado na época dos atentados a Paris. Nessa situação, os italianos precisariam de novo triunfo para avançarem e eliminarem os alemães.

 

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

Sexta-feira, dia 15 de janeiro

17h45 – Ospreys x Clermont, em Swansea – WatchESPN AO VIVO

 

Sábado, dia 16 de janeiro

11h00 – Munster x Stade Français, em Limerick – ESPN+ AO VIVO

11h00 – Bordeaux x Exeter Chiefs, em Bordeaux – WatchESPN AO VIVO

13h15 – Saracens x Ulster, em Londres – WatchESPN AO VIVO

13h15 – Oyonnax x Toulouse, em Oyonnax – WatchESPN AO VIVO

15h30 – Leinster x Bath, em Dublin – WatchESPN AO VIVO

17h45 – Leicester Tigers x Benetton Treviso, em Leicester – ESPN+ AO VIVO

 

Domingo, dia 17 de janeiro

11h00 – Racing x Scarlets, em Paris – WatchESPN AO VIVO

13h15 – Toulon x Wasps, em Toulon – WatchESPN AO VIVO

15h30 – Northampton Saints x Glasgow Warriors, em Northampton – WatchESPN AO VIVO

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Saracens Inglaterra 6 28
Ulster Irlanda 6 18
Oyonnax França 6 07
Toulouse França 6 05
Grupo 2
Exeter Chiefs Inglaterra 6 16
Bordeaux França 6 16
Ospreys Gales 6 16
Clermont França 6 15
Grupo 3
Racing França 6 22
Northampton Saints Inglaterra 6 19
Glasgow Warriors Escócia 6 14
Scarlets Gales 6 02
Grupo 4
Leicester Tigers Inglaterra 6 23
Stade Français França 6 19
Munster Irlanda 6 15
Benetton Treviso Itália 6 00
Grupo 5
Wasps Inglaterra 6 20
Toulon França 6 20
Bath Inglaterra 6 10
Leinster Irlanda 6 06

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Sexta-feira, dia 15 de janeiro

16h45 – Pau x Sale Sharks, em Pau

17h30 – Edinburgh x Agen, em Edimburgo

17h45 – Dragons x Castres, em Newport

 

Sábado, dia 16 de janeiro

09h00 – Enisei x Newcastle Falcons, em Sochi

11h30 – Calvisano x Montpellier, em Calvisano

13h00 – Gloucester x La Rochelle, em Gloucester

13h00 – Worcester Warriors x Zebre, em Worcester

13h00 – London Irish x Grenoble, em Reading

17h45 – Brive x Connacht, em Brive

 

Domingo, dia 17 de janeiro

13h15 – Harlequins x Cardiff Blues, em Londres

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Connacht Irlanda 6 19
Newcastle Falcons Inglaterra 6 16
Brive França 6 16
Enisei Rússia 6 08
Grupo 2
Sale Sharks Inglaterra 6 23
Dragons Gales 6 20
Castres França 6 15
Pau França 6 00
Grupo 3
Harlequins Inglaterra 6 25
Montpellier França 6 20
Cardiff Blues Gales 6 17
Calvisano Itália 6 00
Grupo 4
Gloucester Inglaterra 6 25
Zebre Itália 6 13
La Rochelle França 6 10
Worcester Warriors Inglaterra 6 05
Grupo 5
Grenoble França 6 22
London Irish Inglaterra 6 17
Edinburgh Escócia 6 17
Agen França 6 02

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu

Sábado, dia 16 de janeiro

Heidelberger x Timisoara Saracens

Rovigo x Mogliano

 

Clube País Jogos Pontos
Grupo 1
Rovigo Itália 4 15
Heidelberger Alemanha 4 15
Fiamme Oro Itália 4 12
VRAC Espanha 4 09
Grupo 2
Timisoara Saracens Romênia 4 19
Direito Portugal 4 06
Mogliano Itália 4 02
Kituro Bélgica 4 00

Comentários