Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Europa viveu um grande final de semana, com a Champions Cup, a Copa Europeia, conhecendo os seus classificados às quartas de final, em jornada de encerramento da fase de grupos. A maioria no mata-mata será dos clubes franceses, com três representantes: Clermont, Toulon e Toulouse. Já Irlanda e Inglaterra terão dois representantes, com Leinster e Munster defendendo a “Ilha Esmeralda” e Saracens e Wasps a “Terra da Rainha”. Por fim, a Escócia voltará a ter um time nas quartas de final pela primeira vez desde 2012, com o Glasgow Warriors fazendo história desta vez.

 

Na batalha pelos mandos de jogo, no entanto, quem prevaleceu foram os irlandeses, com Munster e Leinster assegurando as quartas de final em seus domínios, assim como Clermont e Saracens.

- Continua depois da publicidade -

 

Na Champions Cup, somente os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados entre os cinco grupos avançam às quartas de final. Com isso, Montpellier e Bordeaux só lamentaram, mesmo encerrando a fase de grupos como vices de suas chaves. Já o Wasps, pior primeiro colocado, terá que jogar fora de casa nas quartas.

 

Glasgow assegura classificação com estilo

No Grupo 1, o Munster já entrara em campo classificado à próxima fase e só precisava de uma vitória simples para se confirmar como mandante nas quartas de final. O time irlandês fez o necessário e bateu o eliminado Racing por 22 x 10.

 

No jogo que valia classificação, os escoceses do Glasgow Warriors precisavam somente de uma simples vitória sobre o eliminado Leicester Tigers para avançarem. O jogo foi na Inglaterra e os Warriors atropelaram, correndo para um histórico 43 x 00, a maior derrota da história dos Tigers no torneio. Nada menos que seis tries para Glasgow, com Swinson, Ryan Wilson, Jonny Gray, Bennett, um penal try e Russell. A última e única vez que Glasgow esteve nas quartas de final da Copa Europeia havia sido em 1998, quando perderam justamente para o Leicester. O Edinburgh havia sido o último escocês no mata-mata, em 2012.

 



 

Toulouse Wasps Connacut

O domingo teve somente dois jogos na Copa Europeia, ambos válidos pelo grupo mais embolado e complicado, o Grupo 2. De um lado, o Wasps, vice, precisava vencer o Zebre e do outro o Toulouse, terceiro colocado, recebia em jogo decisivo o líder Connacht.

 

Na Itália, o esperado ocorreu, com o Wasps vencendo o Zebre. Mas não sem sofrer um pouco. Os italianos largaram na frente abrindo 13 x 03, com try de Bellini e penais de Canna. Porém, os ingleses logo responderam, depois que o time da casa abusou nos cartões amarelos, e viraram o placar com seis tries, com dois de Ashley Johnson e grande atuação de Danny Cipriani, fechando o jogo em 41 x 27.

 

Já na França, a batalha entre Toulouse e Connacht ficou aberta até o fim. O Toulouse precisava vencer e negar qualquer bônus ao Connacht. Com seu poderoso pack e uma linha perigosa, o maior campeão europeu dominou a primeira etapa e abriu logo 14 x 00, com tries de Fickou e Bonneval. Os irlandeses reduziram com penal, mas Tekori, no segundo tempo, fez o precioso terceiro try para os rubronegros, que aproveitaram o amarelo para Quinn Roux, que deixou o Connacht com um a menos. No entanto, a resposta verde veio logo depois com try de Muldoon, aos 52′, reduzindo para 19 x 10. O restante da partida foi de pura tensão, com um try para qualquer lado podendo ser decisivo, mas a defesa do Stade Toulousain falou mais alto e o tetracampeão europeu voltou às quartas de final pela primeira vez desde 2014. Com o resultado, Toulouse e Connacht acabaram empatado em pontos, mas a vantagem foi dos franceses pelo confronto direto.

 


 

Toulon arranca bônus contra Saracens e avança

Pelo Grupo 3, Saracens e Toulon, os dois últimos campeões europeus, se enfrentaram em partida que valia o mando de jogo nas quartas para o já classificado Saracens e a classificação ao Toulon. Os dois saíram de campo satisfeitos fazendo o mínimo necessário, em um jogo de pouca emoção em Londres.

 

O primeiro tempo foi melhor dos franceses, com Tuivosa fazendo aquele que poderia ter sido um precioso try para o Toulon, mas que acabou anulado por um knock-on incrível na hora do apoio. Com um penal solitário de Farrell, os Sarries foram ao intervalo na frente por 3 x 0 e, no segundo tempo, colocaram o Toulon contra a parede quando, aos 59′, Chris Ashton achou na ponta o único try do jogo para os ingleses, fazendo 10 x 00. Mas, 6 minutos mais tarde, Halfpenny chutou o penal da classificação para o Toulon, de longa distância. Os visitantes pressionaram muito no fim e pararam na defesa da casa. 10 x 03, placar final e satisfação dupla.

 

Na outro jogo, o Sale Sharks saiu de cabeça erguida vencendo o Scarlets, 25 x 23, em embate de eliminados.

 


 

Montpellier faz sua parte, mas não garante a vaga

O Montpellier entrou em campo na sexta-feira pelo Grupo 4 precisando vencer de qualquer modo o Northampton Saints para seguir com chances de classificação. E os franceses cumpriram com seu dever, abrindo o placar com Galletir, recebendo lindo offload de Nadolo. Com try de Dickson, os Saints se colocaram na frente no primeiro tempo, mas o trator Nadolo, com dois tries e brilhando em campo, foi decisivo na virada do placar no segundo tempo. Jannie Du Plessis ainda deixou seu try e o placar foi selado em 26 x 17 para o Montpellier, com bônus ofensivo.

 

No outro jogo da chave, o Leinster foi à França precisando vencer o Castres para assegurar o mando de jogo nas quartas de final. Mas, o Castres ainda tinha um fio de esperança para a classificação e batalhou muito, produzindo um duro empate em 24 x 24, com três tries para cada lado, sendo dois do samoano David Smith, para o Castres, e dois de Henshaw, para o Leinster. O placar eliminou os franceses e foi suficiente para os irlandeses. O uruguaio Rodrigo Capó Ortega, do Castres, foi eleito o melhor em campo.

 

Pelos resultados obtidos por Glasgow e Toulon no sábado, os esforços do Montpellier acabaram em vão. Igualado em pontos com o Toulon, o Montpellier foi eliminado pelo saldo de pontos (-27, contra +20 do Toulon).

 

Clermont afunda Exeter

Quem também tinha esperanças de classificação era o Exeter Chiefs, que visitou o Clermont e foi sumariamente sepultado. Os franceses já estavam classificados, mas precisavam confirmar o mando de jogo nas quartas e fizeram melhor: terminaram com a melhor campanha da fase de grupos. Placar de 48 x 26, com o Clermont chegando a abrir 34 x 00 no primeiro tempo, em atropelo de cinco tries, em verdadeiro show. Porém, os amarelos puxaram o freio no segundo tempo e viram ainda os Chiefs esboçarem uma reação sem sucesso, com direito a quatro tries.

 

Na Irlanda do Norte, o Ulster ainda recebeu o Bordeaux, que também sonhava com a classificação. Os franceses falaram mais alto, venceram por 26 x 22, acabaram em segundo na chave, mas ficaram de mãos vazias.

 


 
 
champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Castres 24 x 24 Leinster

Montpellier 26 x 17 Northampton Saints

Ulster 22 x 26 Bordeaux

Clermont 48 x 26 Exeter Chiefs

Sale Sharks 25 x 23 Scarlets

Saracens 10 x 03 Toulon

Leicester Tigers 00 x 43 Glasgow Warriors

Munster 22 x 10 Racing

Zebre 27 x 41 Wasps

Toulouse 19 x 10 Connacht

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Quartas de final

Entre 31/03 e 02/04

Clermont (França) x Toulon (França)

Munster (Irlanda) x Toulouse (França)

Saracens (Inglaterra) x Glasgow Warriors (Escócia)

Leinster (Irlanda) x Wasps (Inglaterra)

 

Foto: Toulouse x Connacht – EPCR/Getty Images – Tommy Dickson