Gales conquista o Six Nations M20 com Grand Slam

ARTIGO COM VÍDEO – O Six Nations não se restringe a um só torneio: são nada menos que 3. Já noticiamos o título conquistado pela França no Six Nations Feminino

e, claro, o conquistado pela Inglaterra no Six Nations Masculino. Agora é a vez de falar do Six Nations M20, que teve campeão inédito: Gales.

 

Os galeses alcançaram a glória no M20 e faturaram pela primeira vez o título e o Grand Slam do torneio. O 35 x 6 sobre a Itália no jogo final assegurou o feito, com tries do oitavo Harri Keddie, duas vezes, do asa Shaun Evans e do ponta Joe Thomas, condenando a Itália à colher de pau – preocupante para o futuro do país.

 

A Inglaterra também terminou o torneio de cabeça cheia, com sua pior campanha na história do Six Nations M20. Os ingleses foram atropelados pela França por nada menos que 41 x 17 e terminaram na quinta posição. A Inglaterra, atual campeã mundial M20, jogará em casa em junho o Mundial da categoria e corre sério risco de repetir o fiasco do time adulto. O centro francês Damian Penaud correu para 3 tries, enquanto o ponta Gabriel Ngandebe anotou 2 e o asa Judicael Cancoriet mais 1 try, que deram o vice campeonato aos franceses e esperanças de que o velho rugby aberto francês esteja voltando.

 

Por fim, a Irlanda encerrou o torneio com vitória sobre a Escócia por 26 x 18.

France – Angleterre moins 20 ans : Le résumé por FFR

 

U20 Six Nations – Seis Nações M20

França 41 x 17 Inglaterra, em Pau

Gales 35 x 6 Itália, em Colwyn Bay

Irlanda 26 x 18 Escócia, em Dublin

 

Seleção Jogos Pontos
Gales 5 10
França 5 8
Irlanda 5 6
Escócia 5 4
Inglaterra 5 2
Itália 5 0

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Lista de campeões do Six Nations M20

1 – Inglaterra – 5 títulos, 2 Grand Slams

2 – França – 2 títulos, 1 Grand Slam

3 – Gales – 1 título, 1 Grand Slam

Irlanda – 1 título

 

Gales e Itália asseguram vagas na Copa do Mundo Feminina

Enquanto na sexta-feira a França conquistou o título do Six Nations Feminino, neste domingo foi a vez do últimos dois jogos do torneio serem disputados, e em jogo estava a classificação à Copa do Mundo Feminina de 2017. Com Irlanda (país sede), Inglaterra (campeã mundial) e França já classificadas ao próximo Mundial, Gales, Escócia e Itália jogaram entre si por outras 2 vagas no Mundial. E elas ficaram com Gales e Itália.

 

Neste domingo, a Itália foi a Gales e derrotou a seleção da casa para abocanhar o quarto lugar no torneio. 16 x 12 no marcador para as Azzurre, com direito a 2 tries da abertura Beatrice Rigoni no primeiro tempo. As duas seleções garantiram vaga no Mundial 2017, já que a Escócia acabou, mais ma vez, com a colher de pau. As escocesas foram à Irlanda e se despediram do torneio sem vitórias, caindo por 45 x 12 diante da Irlanda. Com isso, a Escócia enfrentará pela última vaga europeia na Copa do Mundo a seleção campeã do próximo Campeonato Europeu Feminino, a ser disputado em outubro, na Espanha, envolvendo as demais seleções do continente.

Women’s Six Nations – Seis Nações Feminino

Irlanda 45 x 12 Escócia, em Dublin

Gales 12 x 16 Itália, em Port Talbot

Seleção Jogos Pontos
França 5 8
Inglaterra 5 8
Irlanda 5 6
Itália 5 4
Gales 5 4
Escócia 5 0

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Foto: ©INPHO/Dave Howarth

Comentários