Gales e Irlanda empatam em Dublin

ARTIGO COM VÍDEO – No encerramento da primeira rodada do Six Nations, Irlanda e Gales fizeram um jogo duro, com poucas oportunidade em Dublin e ficaram em um empate em 16 x 16, que deixou ambos ainda com plenas chances de serem campeões, mas sem a possibilidade de ganharem o Grand Slam ou a Tríplice Coroa.

 

Irlanda começou melhor, pressionando até arrancar seu primeiro penal, para Sexton abrir o placar, 3 x 0. O pack irlandês se mostrou superior no início das ações e garantiu domínio territorial pleno, com Sexton chutando outro penal aos 13′. A primeira boa chance galesa veio aos 18′, mas Dan Biggar, longe do seu melhor, errou o chute.

 

O nível e intensidade da partida caíram sensivelmente nos minutos seguintes, até a Irlanda voltar a mostrar sua força nos forwards e por muito pouco não chegar ao primeiro try, nascido de maul após lateral, mas a bola ficou presa já dentro do in-goal e com a ajuda do TMO a arbitragem não validou o try. Na sequência, aos 28′, a pressão verde foi premiada com Murray limpando ruck a 5 metros rapidamente e correndo para o try pelo canal aberto. Try de scrum-half, típico, 13 x 0 para o Trevo.

 

Os visitantes acordaram e responderam com penal aos 31′, batido por Priestland, assumindo o dever no lugar de Biggar, lesionado. A entrada de Priestland mudou o rumo do jogo para os Dragões. Ao 35′, o abertura desferiu um perigoso chute sem sucesso para o in-goal, tentando explorar as costas de Zebo, mas Lloyd Williams não chegou. Dois minutos mais tarde, contudo, Gales ganhou um scrum a poucos metros do in-goal e o oitavo Faletau rompeu para o try galês, deixando o marcador em Irlanda 13 x 10 Gales no intervalo. Depois de quase 30 minutos de domínio irlandês, Gales reagiu e por muito pouco não foi aos vestiários igualado.

 

A reação vermelha quase se consumou no começo do segundo tempo, com Priestland arriscando seu sucesso um drop goal. Mas o melhor momento de Gales foi prontamente recompensado com Priestland arrematando penal certeiro aos 46′. O ritmo do jogo prontamente caiu, com os espaços rareando dos dois lados e a criatividade faltando para um dos lados atravessar a defesa rival.

 

Gales seguiu levemente melhor, mas a defesa verde se provou intransponível e o jogo foi aos minutos finais com a tensão de que a equipe que pontuasse sairia de campo com o triunfo. Aos 70′, os galeses mostraram um grande esforço de organização emplacando 27 fases, parando na muralha verde até arrancar um precioso penal aos 72′. Priestland não vacilou e deu os preciosos pontos aos Dragões.

 

A alegria dos visitantes, no entanto, durou pouco, e dois minutos mais tarde a Irlanda arrancou seu penal, com Sexton perfeito no arremate. No fim, Gales ainda foi melhor, esteve próximo do try e Priestland arriscou mais um drop goal, mas, outra vez, não foi feliz, e o empate de consumou. 16 x 16. Melhor para Gales, que garantiu pontos como visitante.

 

Na próxima rodada, dia 13, Gales recebe a Escócia, enquanto a Irlanda visita a França.

 

irlanda copy16versus copiar16gales

Irlanda 16 x 16 Gales, em Dublin

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

 

Irlanda

Try: Murray

Conversão: Sexton (1)

Penais: Sexton (3)

15 Simon Zebo, 14 Andrew Trimble, 13 Jared Payne, 12 Robbie Henshaw, 11 Keith Earls, 10 Jonny Sexton, 9 Conor Muray, 8 Jamie Heaslip, 7 Tommy O’Donnell, 6 CJ Stander, 5 Devin Toner, 4 Mike McCarthy, 3 Nathan White, 2 Rory Best (c), 1 Jack McGrath.

Suplentes: 16 Sean Cronin, 17 James Cronin, 18 Tadhg Furlong, 19 Donnacha Ryan, 20 Rhys Ruddock, 21 Kieran Marmion, 22 Ian Madigan, 23 Dave Kearney.

 

Gales

Try: Faletau

Conversão: Priestland (1)

Penais: Priestland (3)

15 Gareth Anscombe, 14 George North, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 Tom James, 10 Dan Biggar, 9 Gareth Davies, 8 Taulupe Faletau, 7 Justin Tipuric, 6 Sam Warburton (c), 5 Alun-Wyn Jones, 4 Luke Charteris, 3 Samson Lee, 2 Scott Baldwin, 1 Rob Evans.

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Gethin Jenkins, 18 Tomas Francis, 19 Bradley Davies, 20 Dan Lydiate, 21 Lloyd Williams, 22 Rhys Priestland, 23 Alex Cuthbert.

 


 

Seleção Jogos Pontos
Inglaterra 5 10
Gales 5 7
Irlanda 5 5
Escócia 5 4
França 5 4
Itália 5 0

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Foto:  ©INPHO/Colm O’Neill

Comentários