Gales e Irlanda empatam em Dublin

ARTIGO COM VÍDEO – No encerramento da primeira rodada do Six Nations, Irlanda e Gales fizeram um jogo duro, com poucas oportunidade em Dublin e ficaram em um empate em 16 x 16, que deixou ambos ainda com plenas chances de serem campeões, mas sem a possibilidade de ganharem o Grand Slam ou a Tríplice Coroa.

 

Irlanda começou melhor, pressionando até arrancar seu primeiro penal, para Sexton abrir o placar, 3 x 0. O pack irlandês se mostrou superior no início das ações e garantiu domínio territorial pleno, com Sexton chutando outro penal aos 13′. A primeira boa chance galesa veio aos 18′, mas Dan Biggar, longe do seu melhor, errou o chute.

 

O nível e intensidade da partida caíram sensivelmente nos minutos seguintes, até a Irlanda voltar a mostrar sua força nos forwards e por muito pouco não chegar ao primeiro try, nascido de maul após lateral, mas a bola ficou presa já dentro do in-goal e com a ajuda do TMO a arbitragem não validou o try. Na sequência, aos 28′, a pressão verde foi premiada com Murray limpando ruck a 5 metros rapidamente e correndo para o try pelo canal aberto. Try de scrum-half, típico, 13 x 0 para o Trevo.

 

Os visitantes acordaram e responderam com penal aos 31′, batido por Priestland, assumindo o dever no lugar de Biggar, lesionado. A entrada de Priestland mudou o rumo do jogo para os Dragões. Ao 35′, o abertura desferiu um perigoso chute sem sucesso para o in-goal, tentando explorar as costas de Zebo, mas Lloyd Williams não chegou. Dois minutos mais tarde, contudo, Gales ganhou um scrum a poucos metros do in-goal e o oitavo Faletau rompeu para o try galês, deixando o marcador em Irlanda 13 x 10 Gales no intervalo. Depois de quase 30 minutos de domínio irlandês, Gales reagiu e por muito pouco não foi aos vestiários igualado.

 

A reação vermelha quase se consumou no começo do segundo tempo, com Priestland arriscando seu sucesso um drop goal. Mas o melhor momento de Gales foi prontamente recompensado com Priestland arrematando penal certeiro aos 46′. O ritmo do jogo prontamente caiu, com os espaços rareando dos dois lados e a criatividade faltando para um dos lados atravessar a defesa rival.

 

Gales seguiu levemente melhor, mas a defesa verde se provou intransponível e o jogo foi aos minutos finais com a tensão de que a equipe que pontuasse sairia de campo com o triunfo. Aos 70′, os galeses mostraram um grande esforço de organização emplacando 27 fases, parando na muralha verde até arrancar um precioso penal aos 72′. Priestland não vacilou e deu os preciosos pontos aos Dragões.

 

A alegria dos visitantes, no entanto, durou pouco, e dois minutos mais tarde a Irlanda arrancou seu penal, com Sexton perfeito no arremate. No fim, Gales ainda foi melhor, esteve próximo do try e Priestland arriscou mais um drop goal, mas, outra vez, não foi feliz, e o empate de consumou. 16 x 16. Melhor para Gales, que garantiu pontos como visitante.

 

Na próxima rodada, dia 13, Gales recebe a Escócia, enquanto a Irlanda visita a França.

 

irlanda copy16versus copiar16gales

Irlanda 16 x 16 Gales, em Dublin

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

 

Irlanda

Try: Murray

Conversão: Sexton (1)

Penais: Sexton (3)

15 Simon Zebo, 14 Andrew Trimble, 13 Jared Payne, 12 Robbie Henshaw, 11 Keith Earls, 10 Jonny Sexton, 9 Conor Muray, 8 Jamie Heaslip, 7 Tommy O’Donnell, 6 CJ Stander, 5 Devin Toner, 4 Mike McCarthy, 3 Nathan White, 2 Rory Best (c), 1 Jack McGrath.

Suplentes: 16 Sean Cronin, 17 James Cronin, 18 Tadhg Furlong, 19 Donnacha Ryan, 20 Rhys Ruddock, 21 Kieran Marmion, 22 Ian Madigan, 23 Dave Kearney.

 

Gales

Try: Faletau

Conversão: Priestland (1)

Penais: Priestland (3)

15 Gareth Anscombe, 14 George North, 13 Jonathan Davies, 12 Jamie Roberts, 11 Tom James, 10 Dan Biggar, 9 Gareth Davies, 8 Taulupe Faletau, 7 Justin Tipuric, 6 Sam Warburton (c), 5 Alun-Wyn Jones, 4 Luke Charteris, 3 Samson Lee, 2 Scott Baldwin, 1 Rob Evans.

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Gethin Jenkins, 18 Tomas Francis, 19 Bradley Davies, 20 Dan Lydiate, 21 Lloyd Williams, 22 Rhys Priestland, 23 Alex Cuthbert.

 


 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra510
Gales57
Irlanda55
Escócia54
França54
Itália50

Vitória = 2 pontos;
Empate = 1 ponto;
Derrota = 0 pontos

 

Foto:  ©INPHO/Colm O’Neill

Comentários