Tempo de leitura: 3 minutos

Geórgia campeã e promovida à elite do rugby M20 mundial. Após o anúncio de que o Campeonato Mundial Junior de 2017, a ascendente seleção do Cáucaso logrou seu maior feito, conquistando o Troféu Mundial Junior, a segunda divisão mundial, com um atropelo na final em Lisboa sobre o Canadá, 44 x 29.

 

Como esperado, o pack da Geórgia falou alto desde o início, dominando todas as formações e controlando por completo a posse da bola. Os dois primeiros tries dos Jovens Lelos saíram com dois mauls devastadores, dando 10 x 0 nos 27 primeiros minutos, com tries do segunda linha Babunashvili e do pilar Melikidze. O terceiro try foi diferente, com uma bola aberta até a ponta para Kveseladze finalizar. Aos 37′, Zoidze somou mais um para a Geórgia e o placar já ia a 24 x 0, quando o Canadá finalmente reagiu e conseguiu um try arrancando na velocidade com Rumball. No segundo tempo, Jintchvelashvili e Horgan trocaram penais e não tardou para que os europeus marcassem mais dois tries com seus pontas, mostrando que a equipe também sabe jogar mais aberta, com Sichinava e Kveseladze, 39 x 10. Bradley ainda reduziu mais uma vez para os canadenses, mas Jintchvelashviliteve ainda tempo de marcar mais um try para os georgianos. O placar foi fechado com o oitavo canadense Bradley deixando mais um, com a Geórgia já relaxa. 49 x 24, números finais.

- Continua depois da publicidade -

Com o resultado, a Geórgia jogará entre os grande do mundo no M20 no ano que vem. A equipe mostrou ao longo da competição uma força descomunal no jogo de contato e nas formações, mas ainda há muito a trabalhar, sobretudo no aspecto criativo de seu jogo e no posicionamento de sua linha, que falhou em alguns momentos. Ainda assim, a Geórgia mostrou estar um nível acima do restante de seus oponentes do Troféu Mundial Junior.

 

Teritos em terceiro, e com louvor

A disputa do terceiro lugar foi outro dilúvio de tries e emoção não faltou, com o Uruguai comemorando mais uma vitória sobre um time badalado do Pacífico Sul para alcançar o grande feito de acabar no terceiro lugar (contando os países da elite mundial, o Uruguai seria hoje 0 15º melhor do mundo no M20).

 

Os Teritos foram melhores no primeiro tempo e levaram vantagem antes do intervalo por 20 x 17, virando placar nos instantes finais com try de maul e um belíssimo try de Arata correndo a linha. Tonga, entretanto, levava perigo também com a bola em mãos, deixando o jogo aberto e ofensivo. Na volta dos vestiários, Tonga não tardou a virar o marcador com seu terceiro try, mas o Uruguai deu seu troco imediatamente. Foi uma sequência de troca de tries impressionante, com os Teritos mostrando muita força no jogo físico abrindo 44 x 29 com mais dois tries. Tonga reagiu no fim, emplacando outros dois tries convertidos, mas faltou um detalhe para os vermelhos. Uruguai 44 x 43 Tonga, placar final.

 

Nas outras disputas, Fiji se redimiu da péssima campanha e venceu a Namíbia por 36 x 24 na disputa do quinto lugar. Apesar da vitória, Fiji voltou a cometer muitos erros defensivos e quase se viu surpreendido pelos africanos. E na decisão do 7º lugar, o time da casa, Portugal, enfim alcançou uma mísera vitória, derrotando Hong Kong por 47 x 21 para fechar um torneio em casa longe do que o seu torcedor sonhava.

 

world rugby logo

World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal

Domingo, dia 22 de maio

Portugal 47 x 21 Hong Kong, no CR do Jamor – Disputa do 7º lugar

Fiji 36 x 24 Namíbia, no CR do Jamor – Disputa do 5º lugar

Uruguai 44 x 43 Tonga, no Estádio Universitário – Disputa do 3º lugar

Geórgia 44 x 29 Canadá, no Estádio Universitário – Final

 

Classificação final:

1 – Geórgia – campeã e promovida ao Campeonato Mundial Junior de 2016

2 – Canadá

3 – Uruguai

4 – Tonga

5 – Fiji

6 – Namíbia

7 – Portugal

8 – Hong Kong

 

Lista de campeões do Troféu Mundial Junior (2ª divisão)

Ano – Sede – campeão

2008 – Chile – Uruguai campeão

2009 – Quênia – Romênia campeão

2010 – Rússia – Itália campeã

2011 – Geórgia – Samoa campeã

2012 – Estados Unidos – Estados Unidos campeão

2013 – Chile – Itália campeã

2014 – Hong Kong – Japão campeão

2015 – Portugal – Geórgia campeã

 

Foto: World Rugby

4 COMENTÁRIOS