Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Certamente, Geórgia x Canadá não era o duelo mais esperado para a final do Troféu Mundial Junior antes do torneio começar. Mas, é exatamente essa a grande final da segunda divisão M20 mundial, que acontece no próximo domingo, dia 22, em Lisboa, valendo a promoção ao campeão para o Campeonato Mundial Junior de 2016, a primeira divisão da categoria, restrita às doze melhores seleções do planeta.

 

Tanto para georgianos como para canadenses, o título seria inédito e o feito ainda mais notável pelo fato de terem derrubado os favoritos Fiji e Tonga na fase de grupos. Fiji, que já havia perdido para a Geórgia na estreia, voltou a sofrer nova derrota, desta vez para o Uruguai, que conquistou talvez o maior resultado da história de seu time M20. Fiji, rebaixado do Campeonato Mundial Junior no ano passado, terminou o Troféu Mundial Junior com a pior posição para um time oriundo da primeira divisão na história. Já Tonga pereceu diante do Canadá na decisão do primeiro lugar do Grupo B.

- Continua depois da publicidade -

 

Geórgia implacável, Uruguai heróico

Depois de derrotar Fiji, a Geórgia parecia que entraria em campo contra Portugal apenas como protocolo para definir sua classificação, mas evidente que seria ledo engano descrer na força do Lobitos, ainda mais jogando em casa. Portugal impôs aos Jovens Lelos seu jogo mais difícil na primeira fase, obrigando os georgianos a suarem frio para arrancaram a vitória por 19 x 11 que lhes deu a classificação à final. O primeiro tempo começou com domínio da Geórgia, que abriu logo dois tries de frente, com o segunda linha Otar Giorgadze e o abertura Rezi Jintchvelashvili. Porém, Portugal reagiu ainda antes do intervalo, com try do fullback Jorge Abecassis, levando o marcador a 14 x 8. O segundo tempo foi ainda mais duro para os georgianos, que só deram um passo determinante para o triunfo com um try de Anzor Sichinava já na reta final do jogo, após erro de recepção de chute da defesa portuguesa. No fim, Portugal dominou a partida, foi superior, reduziu com penal de Abecassis, mas não teve tempo para mais. 19 x 11, Geórgia na decisão.

 

 

Na outra partida do grupo, o Uruguai festejou uma histórica vitória sobre Fiji e se garantiu numa honrosa decisão d terceiro lugar. E os uruguaios, superiores no pack e nas formações, começaram atropelando ao abrirem 13 x 0 nos 33 primeiros minutos de jogo, com try do oitavo Manuel Diana e penal e drop goal de Felipe Etcheverry. Antes do intervalo, Jone Cama reduziu com o primeiro try de Fiji e, logo após a volta dos vestiários, o try de Laganikoro virou o placar para Fiji, 14 x 13, com o vento jogando a favor do time do Pacífico. Mas, o Uruguai e seu poderoso scrum eram bravos, se recolocaram em vantagem com try de Gattas, voltaram a levar a virada novamente com Cama, e retomaram a frente com novo try de Diana. Aos 64′, os Teritos foram reduzidos a 14 homens e Fiji se beneficiou de um penal try para jogar a desvantagem novamente para os uruguaios. E o desfecho da partida fez justiça à superioridade dos Teritos que, com try heróico e sofrido do centro e capitão Facundo Klappenbach já nos acréscimos, garantiram mais uma bela página em sua história, agora de futuro ainda mais promissor.

 

É a vez do Canadá

Pelo Grupo B, Canadá e Tonga chegaram à rodada final invictos e com um emocionante confronto direto pela frente. Os Jovens Canucks foram superiores na primeira etapa, aproveitando os erros dos tonganeses para abrirem 10 x 3 antes do intervalo. Theo Sauder, em corrida de 50 metros, e Ollie Nott fizeram os tries dos norte-americanos. Já na segunda etapa Tonga reagiu logo após o apito inicial, com Vunipola Fifita fazendo o try que pôs o time do Pacífico no jogo. A partida seguiu em grande equilíbrio e, com 14 minutos para o fim, Patelesio Oneone chutou seu segundo penal no dia e colocou Tonga em vantagem, 11 x 10. Mas, no apagar das luzes, Tonga cometeu o penal fatal e Giuseppe du Toit teve a frieza para dar a vitória ao Canadá, que voltou a uma final do Troféu Mundial Junior depois de sua derrota em 2013 na decisão contra a Itália.

 

Por fim, decidindo o último lugar do grupo, a Namíbia se impôs sobre Hong Kong e venceu bem, 36 x 12, com três tries do fullback Divan Rossouw.

 

world rugby logo

World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal

3ª rodada

Namíbia 36 x 12 Hong Kong, no Estádio Universitário

Geórgia 19 x 11 Portugal, no CR do Jamor

Tonga 11 x 13 Canadá, no Estádio Universitário

Fiji 26 x 28 Uruguai, no CR do Jamor

 

Classificação Final

Grupo A: 1 Geórgia, 13 pontos / 2 Uruguai, 9 pontos / 3 Fiji, 6 pontos / 4 Portugal, 0 pontos

Grupo B: 1 Canadá, 13 pontos / 2 Tonga, 11 pontos / 3 Namíbia, 5 pontos / 4 Hong Kong, 0 pontos

 

Domingo, dia 22 de maio

07h00 – Portugal x Hong Kong, no CR do Jamor – Disputa do 7º lugar

09h00 – Fiji x Namíbia, no CR do Jamor – Disputa do 5º lugar

11h00 – Uruguai x Tonga, no Estádio Universitário – Disputa do 3º lugar

13h00 – Geórgia x Canadá, no Estádio Universitário – Final

 

Foto: Aguinaldo Vera-Cruz e João Peleteiro